Nesse artigo vou explicar o que é conteúdo Evergreen e como identificar esse conteúdo dentro do seu nicho. Esse artigo vai abordar também blogs de nicho, então se você ainda não sabe o que é um blog de nicho, sugiro que leia o artigo abaixo e comece a pensar seriamente em criar um blog de nicho.

Depois de tantas atualizações do Google Search, o melhor é ter um, ou vários, blogs de nicho. Disso não tenho dúvida.

Outro ponto em que não tenho dúvidas é que manter um blog que tenha conteúdo Evergreen é muito mais fácil, principalmente para quem tem tantos blogs como eu.

Mas o que é um conteúdo Evergreen?

Conteúdo Evergreen

Conteúdo Evergreen é aquele conteúdo que nunca sai de moda, está sempre sendo procurado e torna possível criar um blog de nicho em qualquer temática, com o mínimo de esforço possível.

Por exemplo, se você pensa em criar um blog de nicho sobre futebol, com foco no time do São Paulo, você terá, lógico, que produzir conteúdo atual, como por exemplo o resultado do último jogo, mas não precisa ficar preso a isso.

California Redwoods

Na verdade, esse tipo de artigo dificilmente lhe trará visitas dos mecanismos de pesquisa, já que os grandes portais vão ficar nas melhores posições, mas se você fideliza seu público, tem que escrever esse tipo de artigo para eles.

Para conseguir visitas e se diferenciar dos demais no nicho, a saída é procurar produzir conteúdo que não tem data de validade e no nicho de futebol isso não é fácil.

Voltando ao blog sobre o São Paulo, você pode desenvolver artigos falando sobre os campeonatos que o time já conquistou, sobre ídolos do passado e também contar a história de jogadores atuais.

Todos esses exemplos são de conteúdo Evergreen.

Como descobrir conteúdo Evergreeen

Para descobrir conteúdo Evergreen em seu nicho é muito simples, basta estudar um pouco sobre o nicho, entender o seu funcionamento e, claro, utilizar ferramentas de busca por volume, como o Planejador de Palavras Chave do Google Adwords.

Conhecendo o nicho e tomando por base o volume de buscas desses termos, você certamente começará a produzir conteúdo de qualidade e que não perderá o valor após alguns dias de publicado.

Sugiro que se empenhe em criar uma lista com possíveis tópicos para conteúdo Evergreen em seu nicho e depois comece a produzir esse conteúdo.

Depois de algum tempo volte aqui nesse artigo e me deixe saber se deu resultado positivo ou não.

E você, já tinha ouvido falar em conteúdo Evergreen? Deixe seu comentário e vamos conversar mais a respeito desse tema.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

12 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Já trabalhei com esse tipo de conteúdo no blog e realmente tenho boas visitas ate hoje…Agora a parte de blog de nicho e sub nicho pretendo aprofundar meu conhecimento e introduzir em novos projetos.

  2. Ola Gustavo, que tema interessante este, conteúdo evergreen.

    Não é fácil produzir conteúdo exclusivo todos os dias, e sempre me procurei entender como poderia escrever algo que as pessoas adorariam ler sempre, mesmo que fosse um conteúdo tecnicamente antigo.

    Obrigado pela dica, vou praticar escrever conteúdos neste estilo agora .

    Abraços

  3. Parabéns pelo artigo, eu faço exatamente isso no meu blog, usando outras duas estratégias alidadas, conteúdo longo e bem completo, assim o Google através do resultado semântico olha para meus artigos com outros olhos.

    Abraço e sucesso nos artigos!

  4. Show de bola Gustavo

    Acho que meu blog deve possuir conteudo meio evergreen, pois tenho artigo escrito a 3 anos atras que recebem visitas organicas =)

    Abraços e valew pela dica

  5. Fantástico Gustavo, eu gosto muito de artigos deste tipo, aliás, existem artigos bem antigos que aparecem nas primeiras posições do Google e que me ajudam sempre (rsrsrsrs).

    Ótimo artigo Gustavo.

  6. Aqui no Futebol Extensivo, às vezes falo de coisas relacionadas a notícias ou informações. É pensando nisso mesmo, não fazer só artigos que são lidos e depois esquecidos. A temática aqui é assim, há que saber levar. Abraço.