Os 6 principais motivos pra não perder eventos como o Afiliados Brasil

Antes de começar o artigo, quero ressaltar que esse artigo não é uma descrição do que é o Afiliados Brasil ou um descritivo de cada palestra. Pra isso já existem alguns ótimos artigos publicados e vou relacionar alguns no final do artigo.

O objetivo desse artigo é falar a você que está pensando em se tornar um blogueiro profissional, um profissional de marketing digital, um internet marketing, um empreendedor digital ou qualquer outro nome que “inventem” de agora em diante.

Esse artigo é direcionado a você. Com ele quero passar um pouco da minha experiência indo a eventos nos últimos dois anos (entre eles dois Afiliados Brasil). Te falar realmente o que pode mudar na sua vida participando de eventos de grande qualidade e presenciais.

1- Conhecer o mercado

Você não conhece o mercado real que trabalha ficando o dia todo na frente do computador. Na internet e principalmente nas redes sociais, as pessoas costumam mascarar quem realmente são ou então pensar muito antes de publicar algo.

Num evento presencial você olha no olho da pessoa e conversa mais abertamente. Principalmente quando se forma os grupos pra sair e comer algo a noite. É quando a formalidade sai de cena e você começa realmente a conhecer as pessoas.

Nas conversas você vai conhecendo o mercado, entendendo o que pode vir a ser tendência em pouco tempo. Muito do que conversei e ouvi no Afiliados Brasil 2013 São Paulo se tornou realidade em poucos meses.

2- Se apresentar pra sua audiência

Um evento presencial é o local ideal pra se apresentar a sua audiência. Nos eventos que fui sempre tinha pessoas que conheciam meu trabalho. Alguns já me seguem a anos. Conheci até pessoas que acompanham meu trabalho desde os primeiros meses de trabalho, em 2008. É sensacional poder se apresentar como uma pessoa real pra essas pessoas.

Acontece muito de pessoas mais tímidas apenas se aproximar, se apresentar e dizer apenas que queria ter certeza de que realmente eu existia. Isso é fantástico. E nesse evento o maravilhoso é que você encontra sua audiência, e também é audiência de alguém. Sensacional.

3- Firmar Parcerias ganha ganha

Eventos presenciais proporcionam olho no olho. Sinceridade. Conhecer realmente as pessoas. Seu trabalho e dedicação. E isso leva a parcerias ganha ganha. Aquela parceria em que todos ganham.

Nos eventos já firmei algumas parcerias sensacionais e meus negócios cresceram muito depois do primeiro Afiliados Brasil. Esse ano não foi diferente. Ainda não posso contar, mas algumas novidades estão a caminho, inclusive um projeto que será algo sensacional e que nem imaginava que seria possível um dia pensar em fazer algo tão grande. E ao mesmo tempo de uma simplicidade fantástica.

Apenas uma observação aqui. Não estou falando de parcerias de links ou de ajuda na divulgação. Estou falando de encontrar pessoas que tem ideias parecidas com as suas e que quer fazer algo de valor. Fuja dos aproveitadores… Eles estão em todos os lugares.

4- Pensar fora da caixa

Quando estamos distantes de tudo e não vamos a um evento presencial, alguns pensamentos podem surgir. Será que estou fazendo o trabalho da maneira correta? Será que a única maneira correta de fazer as coisas é a dos grandes “profissionais de marketing” do Brasil?

Num evento desse você conversa com outras pessoas, sai da sua caixa e percebe alguns pontos. O primeiro é que buscar o Marketing de Resultado Financeiro (MRF) não pode ser a motivação principal. O Marketing de Resultado Social (MRS) é o que busco e por vezes sei que perco dinheiro com isso, mas sai satisfeito, principalmente quando chego num evento grande como esse e não sou cercado por centenas de pessoas, mas sim por algumas pessoas que vem me agradecer pelo curso que entreguei com grande qualidade, ou então pelos artigos que escrevo desde 2008 ajudando as pessoas a mudar sua vida profissional com a internet.

Ainda vou falar muito aqui no Quero Criar um Blog sobre MRF e MRS. Aguardem os próximos artigos e você saberá detalhes sobre esses dois tipos de marketing.

Reclamamos tanto da mídia no Brasil (principalmente da Globo) que monopoliza os meios de comunicação e manipula o povo. Mas o que está acontecendo agora no Marketing Digital é muito diferente? Na minha opinião não e encontrei muita gente que pensa o mesmo que eu. E que como eu acredita que em 5 ou 10 anos muitos desses gurus não vão estar mais por aqui, assim como aconteceu nos Estados Unidos quando o mercado evoluiu.

Só pra encerrar esse tópico, meus cursos não são os mais vendidos no Hotmart, por vários motivos. Não cabe listar esses motivos aqui. Então se você entrar pra ver os produtos mais quentes, não verá nenhum dos meus três cursos ali. Mas se fizer uma outra pesquisa, verá que meus cursos estão no Top 20. Sabe que pesquisa é essa? A pesquisa de satisfação.

Quando o Leandro fez essa pesquisa eu ainda não tinha lançado o Método Start. Atualmente ele está com 4,89 de avaliação e com apenas 19,99º. Isso é Marketing de Resultado Social e o que eu busco pra tornar meu negócio sustentável por muitos anos. O dinheiro é apenas consequência do bom trabalho.

metodo start no hotmart

 

5- Networking

Principalmente após o surgimento do Afiliados Brasil muito se evoluiu o networking entre as pessoas que trabalham com internet aqui no Brasil. O evento é concebido de uma maneira a te deixar a vontade pra encontrar pessoas e se apresentar a elas.

No ano passado já havia sido um divisor de águas e um exemplo para vários outros eventos onde o público não é incentivado a se relacionar de verdade.

Networking não é falsidade. Você precisa ser sincero e realmente se interessar pela pessoa e por seu negócio. Você vai encontrar pessoas que precisam de algo que você sabe como resolver e vice-versa.

Cresci muito nesse item em 12 meses. Sou tímido pra fazer novas amizades, mas o evento é idealizado pra deixar isso de lado e rapidamente perdi essa timidez. Isso é sensacional.

Você consegue conversar com a maioria das pessoas. Mesmo com os grandes profissionais, tirando dessa lista alguns “medalhões” que não se acham bons o suficiente pra fazer o social. Esses só querem mesmo se gabar de Marketing de Resultados Financeiros.

Um bom exemplo de grandes profissionais que não precisam se expor, mas fazem questão de ficar no meio de todos, de conversar com todos são os organizadores do evento. Paulo Faustino, Rafael Rez Oliveira e Flávio Raimundo dão exemplo pra todos. Sigam os bons… Não os bons em realização financeira somente…

afiliados brasil organização

Da esquerda pra direita: Flávio Raimundo, Rafael Rez Oliveira e Paulo Faustino.

6- Palestras

Por incrível que pareça, após todo esse valor, um evento presencial também tem palestras. Algumas para iniciantes, outras para intermediários e outras para avançados. Esse ano no Afiliados Brasil perdi algumas palestras devido a entrevistas que concedi, mas o que consola é que o evento é orquestrado de tal maneira que onde quer que você esteja existe algo de valor a ser aproveitado, como citado nas razões anteriores.

O que vem por ai…

Depois de tudo que aprendi e, principalmente, vivenciei no Afiliados Brasil 2014 em São Paulo, só resta colocar o conhecimento em prática. Vou escrever uma série de artigos sobre Marketing de Afiliação aqui no Quero Criar um Blog, por isso fique atento a tudo.

Uma outra surpresa é que o Quero Criar um Blog fará voos mais altos, muito mais altos que jamais imaginei quando o criei em 2009. Mas isso é para outro momento, agora ainda não posso dar detalhes. Apenas dizer que tudo começou no Afiliados Brasil 2014.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.

Quer saber como foi o Afiliados Brasil? Confira outros artigos sobre o assunto.

 Algumas fotos do evento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os 6 principais motivos pra não perder eventos como o Afiliados Brasil
5 (100%) 1 vote

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

16 Comentários

  1. Acho muito importante este tipo de eventos porque conhecemos de perto pessoas com quem convivemos no mundo digital, e daí cresce ainda mais as amizades. É importante, lógico, para aprender sobre coisas que às vezes nem ao menos imaginávamos ter ideia de conhecer. Um abraço,

  2. Falai Gustavo tudo bem?
    Este ano consegui ir no Afiliados Brasil este ano, e foi um prazer conhece-lo pessoalmente.
    O evento foi TOP mesmo e me abriu a mente para muitas coisas.
    Seu artigo é muito pertinente pois foi a sensação que eu tive quando conversava com as pessoas.
    É isto ai o Afiliados Brasil é muito bom em abrir caminhos para todos inclusive para aprendizes como 🙂
    Grande abraço vou aguardar as suas novidades.

  3. Fala Gustavo, tudo bem?
    Como sempre, muito bom o seu artigo! Vejo as noticias de eventos como este e fico me corroendo para ir, mas infelizmente não deu certo este ano novamente! Felizmente há pessoas, como você, que participam e compartilham as experiencias. Muito obrigado e parabéns!

  4. ola Gustavo,venho acompanhando seu trabalho a algum tempo,mas a minha vida é muito corrida,é minha primeira vez fazendo um comentário aqui.adorei seu artigo continue assim abraço

  5. Gustavo.
    Ótimas informações. Vou me esforçar para aprender e coloca-las em prática. Muito obrigado. Arquimedes Vogado

  6. Excelente artigo.

    Esse ano não seu por causa do trabalho com alguns clientes que tenho contrato e prazo.

    No próximo eu vou e quero conhecer vários blogueiros.

  7. Excelente artigo, ainda não fui a um evento desse porte, mas tenho absoluta certeza que estou vacilando e perdendo a oportunidade de aprender muito e fazer ótimos contatos.

    Ficarei bastante atento aos próximos.

  8. Excelente artigo Gustavo, penso da mesma forma em relação ao evento! Valeu a indicação do meu artigo! ja ate linkei esse tambem. vamos que vamos botar as idéias vindas de lá em ação ! :o)

  9. Parabéns pelo artigo Gustavo. Infelizmente não nos batemos lá no Afiliados Brasil, mas não vai faltar oportunidade para nos conhecermos pessoalmente.
    Enquanto isso continuo a te acompanhar, sendo participante ativo na sua lista.
    Grande Abraço e Muito Sucesso!

  10. Olá Gustavo !
    Este post é perfeito e me da todos os motivos para deixar meu comentário…

    É exatamente isso, o Afiliados Brasil vai muito além de um evento com grade de Palestrantes e sua programação, o espaço de Networking tem um valor enorme. Foi alí que te conheci no Afiliados de 2013, quando você me deu seu cartão e disse: “Gustavo Freitas, Problogger”.

    Como eu nunca tinha ouvido este termo, não pensei duas vezes e perguntei na hora o que era um “Problogger” e você respondeu prontamente, na humildade.

    Este ano não foi diferente, tivemos a oportunidade de conhecer outras pessoas, pessoas de grande valor e com grandes ideias, ano que vem virão outros e mais outros, perfeito isso !

    Sucesso !!!

    • Djavan,
      me lembro muito bem dessa história… e lembro também que era seu último cartão…kkk
      Abraço.

  11. Gustavo,
    Mais uma vez um artigo excelente!
    Foi um prazer te conhecer no evento. Eu sou um de seus alunos e eu sou um dos que queria te conhecer!
    Obrigado por compartilhar meu artigo também!!
    Abraços,

    • Alejandro, foi uma grata surpresa ter te conhecido pessoalmente. Agora é continuar o contato, mesmo online, até a próxima oportunidade.
      Abraço.

Deixe uma resposta