Qual a melhor plataforma para criação de blogs, Blogger ou WordPress.org? Eis a pergunta mais controversa da Blogosfera.

Há vários anos essa pergunta circula pela rede mundial de computadores, centenas de blogueiros dos mais variados nichos a discutem e a cada ano que passa, mais difícil fica respondê-la.

Há quem diga que essa pergunta já está respondida, e que a melhor plataforma é o WordPress, como é o caso do Jair Rebello, criador do Escola Sites, e do Marcos Lemos, editor-chefe do Ferramentas Blog. Mas também há diversos outros blogueiros de renome que dizem totalmente o contrário, dentre eles podemos destacar a Juliana Sardinha e o Compulsivo.

Blogger ou WordPress, qual o melhor?

No Inforblast (meu blog pessoal), eu já analisei todas as vantagens e desvantagens das duas ferramentas, e a única conclusão que pude chegar foi a de que cada blog se adequada a uma plataforma diferente. Ao final desse artigo também não pretendo dar essa resposta, quero apenas provar para você que a plataforma não influência no sucesso do seu blog, e que o quê importa é o conteúdo que ele apresenta.

Não é a plataforma que vai levar seu blog ao sucesso!

Criar um blog usando o Blogger é tão fácil que até mesmo uma criança de oito anos é capaz conseguir, e por esse motivo, existe uma quantidade absurda de blogs abandonados sem nenhum artigo escrito, ao contrário do WordPress, que é necessário investir contratando um servidor e um domínio próprio, o que faz com que o blogueiro se dedique mais, diminuindo a chance de desistência.

Mas nem sempre é assim, é possível encontrar muitos blogs fantásticos usando o Blogger, enquanto há diversos blogs abandonados que usam o WordPress. Ou seja: não é a plataforma que vai levar seu blog ao sucesso, muito pelo contrário, ela não influência em nada, o que leva um blog ao sucesso é o conteúdo que ele oferece ao leitor.

Conclusão

Algumas vezes, o blogueiro começa um blog usando WordPress, por preconceito contra o Blogger, o que o faz não perceber que existe um ótimo serviço que pode suprir todas as necessidades do projeto em questão, o Blogger.

Não há a necessidade de passar semanas, ou até mesmo meses pesquisando para descobrir qual a melhor plataforma para você iniciar seu projeto, pois o serviço que você usa não vai fazer diferença nenhuma, não é por causa da plataforma que um blogueiro chega ao sucesso, escolher a plataforma é uma questão de gosto e não vai mudar em praticamente nada o reconhecimento que seu blog terá no futuro.

Carlos Vinicius

Com 14 anos ele é blogueiro e desenvolvedor de templates para blogs. Você o encontra também no Como blogar e no

Participe da conversa

18 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, Carlos!

    Gosto muito quando leio artigos equilibrados como este! Como você bem disse, o mais importante em um blog é seu conteúdo, não a sua plataforma. Como escrevi em um artigo, vejo a plataforma como o papel onde um livro é impresso. Ela é apenas o meio para divulgarmos um bom conteúdo.

    O Gerenciando Blog está há mais de 3 anos na plataforma Blogger e já firmei um compromisso de não removê-lo de lá. É minha forma de mostrar aos leitores que é possível fazer sucesso no Blogger – ideia que muitos rebatem.

    Claro que o WordPress é uma ótima plataforma, desde que você tenha conhecimentos técnicos suficientes para tirar proveito dela. Caso contrário, o resultado ficará abaixo do que a mesma pessoa obteria no Blogger.

    Um abraço!

    1. Olá Adelson,
      Fico muito feliz quando vejo que um grande blogueiro como você, leu e gostou de um artigo escrito por mim que sou novato no ramo dos metablogs. São comentários como o seu, que incentivam nós blogueiros a continuar e batalhar pelo sucesso na blogosfera.
      Acompanho e recomendo o Gerenciando Blog. Desde que comecei como blogueiro, seu blog sempre me ajudou.
      Abraços.

  2. Olá Carlos, concordo com você, o blogueiro é quem faz o blog, tudo depende da nossa forma de encarar o blog, a algum tempo atrás publiquei um artigo denominado “Blogger ou WordPress?” onde falo sobre as duas plataformas.

    Gosto das duas, apesar de utilizar o blogger e ser fã de carteirinha da plataforma, não considero nenhuma melhor que a outra, tudo é questão da necessidade do projeto a ser realiado.

    Valeu.

    1. Olá Ezequiel,
      Você entendeu exatamente o que eu quis passar com esse artigo, o escrevi porquê já vi inúmeras vezes blogueiros renomados afirmarem que o WordPress é a melhor plataforma para quem deseja ter um blog profissional, e eu fico indignado com isso, o WordPress tem até mais recursos, mas quem torna o blog profissional é o blogueiro, e não importa qual plataforma ele usa, seja Blogger, WordPress, Drupal, Tumblr…

      Também já publiquei uma postagem em um blog pessoal analisando as duas plataformas, caso queira conferir: http://inforblast.blogspot.com.br/2012/05/blogger-ou-wordpress-qual-e-melhor.html

  3. Ótima visão.

    Depois de alguns anos de experiência com WordPress e Blogger vi que cada um tem sua função em determinada situação. As recentes melhorias de SEO do Blogger e o preço do servidor necessário ao WordPress.org me fizeram escolher o Blogger como preferência.

  4. É realmente Carlos as pessoas tem muito preconceito com o blogger, porém eu acho que é uma questão de gosto e de ferramentas que iria utilizar e como serão utilizadas… tudo é uma questão de objetivo e de como e quem vai desenrolar o projeto.

    Forte Abraço para todos!
    E sucesso aos blogueiros e aos que ainda estão por vir.

  5. Eu concordo, acredito que devemos pensar em qual plataforma melhor nos adaptamos, e qual será mais vantajosa para o nosso blog. Como na religião e no Futebol :)a escolha da plataforma depende do gosto.
    Até logo.

    1. Sim, realmente devemos pensar um pouco, mas não exagerar se não perdemos tempo escolhendo a plataforma enquanto poderíamos já estar escrevendo artigos.
      Cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens precisamos apenas analisa-las e descobrir qual se adequada mais ao projeto em questão.
      Abraços.

  6. Carlos. Concordo, com isso, a plataforma não influência em nada, entretanto devemos reconhecer que cada uma tem suas vantagens, mas acho que se ficar pensando muito nisso de plataforma você só vai atrasar o seu projeto com seu blog.

    Abraços.

    1. De fato todas as duas plataformas tem suas vantagens, e cada uma se adequada a um tipo de blog, o objetivo do artigo é conscientizar o blogueiro que não é a plataforma que vai trazer um sucesso, e que quem faz o profissionalismo do blog é o próprio blogueiro.
      Abraços.