TÉ possível ganhar dinheiro com AdSense no Blog?

Este é um Guest Post, escrito por Marcos Lemos do [ Ferramentas Blog ]. O Marcos é profissional de Blogs (Problogger) desde 2007, fazendo palestras e ministrando cursos para blogueiros de todos os níveis.

De um jeito ou de outro, qualquer blogueiro(a) uma hora vai tentar ganhar dinheiro com o Blog.

O caminho inicial para a maioria é criar uma conta no AdSense da Google e começar a exibir anúncios contextuais.

O problema é quando começa a verificar os gráficos de desempenho e o valor pago pelos cliques recebidos. Muitos ficam decepcionados.

Quando começamos a usar o AdSense em nossos projetos ficamos na dúvida sobre como realmente o serviço funciona, como é calculado o valor dos cliques e fica a grande pergunta: vale a pena usar o AdSense? É realmente possível ganhar dinheiro assim?

Um pouco das dúvidas podem ser respondidas nesse artigo que publiquei há algum tempo: Por que o AdSense paga tão pouco por clique?

Isso explica como tudo funciona, mas não responde se esta é mesmo uma boa forma de monetização para blogs e sites.

ganhar dinheiro

Vale a pena usar o AdSense?

Eu poderia fazer uma lista de coisas para mostrar que boa parte do problema está do lado dos blogueiros. O AdSense é uma ótima forma de monetização de blogs, onde é possível ganhar acima dos 4 dígitos, em dólares, todos os meses.

Os resultados dependem mais do trabalho do blogueiro do que dos anúncios e o valor pago por cliques, além de que isso precisa ser encarado como um trabalho, já que a única forma de se ganhar dinheiro de verdade é trabalhando, e trabalhando duro.

Se você for capaz de fazer as coisas do jeito certo, suas chances são grandes e você poderá ganhar dinheiro de forma satisfatória com o AdSense, mesmo.

Vou deixar 4 dicas para ilustrar um pouco de como se deve trabalhar com o AdSense em Blogs. Existem diversos cursos e materiais disponíveis na internet (gratuitos e pagos) que podem ajudar você a implementar tudo isso e ver os resultados crescerem de verdade.

Tráfego em massa

Para quem visa ganhar com o AdSense, o tráfego é a métrica e preocupação principal. Deve-se trabalhar todos os dias em métodos que gerem mais visitas para os conteúdos criados, especialmente técnicas de SEO, já que as melhores visitas para monetização vem dos buscadores.

Esses visitantes tendem a clicar mais em banners e links de anúncios. A qualidade dessa visita será baixa e terá alta taxa de rejeição, mas isso não é importante.

Pode-se até dedicar tempo em divulgar mais os artigos em agregadores de conteúdo/link. Quanto mais visitas, mais cliques.

Conteúdo de nicho

Seus projetos precisam ser bem específicos. Quanto mais centrado em um assunto, melhor. Blogs que tratam de vários temas ou nichos muito amplos não dão muito resultado.

Isso porque os anunciantes preferem pagar mais pelos cliques em blogs/sites que podem ser melhor segmentados e achar o público mais exato para seus anúncios.

Como o AdSense é contextual – os banners e links tendem a refletir o conteúdo e público do Blog – o nicho específico tem mais chances de gerar cliques de qualidade.

Isso também facilita a sua vida como blogueiro na hora de pesquisar conteúdo e produzir posts.

Otimização dos blocos de anúncios

Toda a estrutura do AdSense foi feita para dar algum controle para os blogueiros, especialmente na segmentação dos banners e configurações que dão mais chances para seu blog ser escolhido como preferencial pelos anunciantes que podem querer pagar mais caro para aparecer no seu blog.

Procure aprender como otimizar os blocos de anúncios. A simples aplicação dessa técnica do jeito certo já garante um bom crescimento nos ganhos.

Múltiplos Blogs

Por fim, não basta investir em um único blog para ter resultados com o AdSense. Por isso mesmo crie mais de um blog de nicho, dentro de assuntos que você gosta e trabalhe-os de forma profissional e focada.

Dá mais trabalho escrever para 5 blogs de nichos diferentes, mas isso amplia seus ganhos e multiplica seu público.

Imagine que você tem 1 blog que recebe 1.000 visitas por dia. Agora imagine que você tem 5 blogs que recebem 800 visitas por dia. Com certeza você gosta de várias coisas que seja possível criar um blog sobre cada um desses assuntos.

Conheça seus limites de produção de conteúdo e comece a escrever.

AdSense também é Trabalho

Deu pra perceber que manter um blog (ou vários) orientados ao AdSense exigirá dedicação e tempo para escrever o conteúdo, divulgar e otimizar.

Quando você consegue perceber que isso não é mágica ou ganho fácil, terá mais chances de ter bons resultados e ter bem mais que uma renda extra.

Muitos blogueiros profissionais têm boa parte de suas rendas vindas do AdSense. Você pode ser mais um.

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Sem dúvidas você conseguiu explicar em poucas palavras ótimas dicas para se ganhar dinheiro utilizando o adsense.
    Você resumiu um curso inteiro em um unico post.
    Parabens pelo conteúdo , parabéns pelo seu blog!!

    Sucesso Sempre!

  2. É possível e todo mundo que faz as coisas direitinho conseguem. Bom Guest post. Fica aqui meu abraço ao Marcos Lemos.
    Comentar no Quero Criar um Blog é maneiro demais. Abraço.