Nesse artigo vou te ensinar 4 dicas simples de SEO para otimizar seu blog para os dispositivos móveis e melhorar seu posicionamento no Google. Como tudo que aprendi e faço, são dicas simples mesmo de ser implementadas, nada mirabolante ou revolucionário, mas como sempre que gera resultados para seu negócio online.

Não tem como negar que o acesso aos dispositivos móveis cresceu assustadoramente nos últimos anos. O Brasil já é o 4º maior mercado de dispositivos móveis do mundo e grande parte da população tem acesso à internet apenas pela tela do smartphone.

Mas o que isso tem a ver com meu negócio online você pode se perguntar? Tudo. E com SEO e Google Search? Tudo também.

O Google anunciou recentemente que a partir do dia 21 de abril de 2015 vai utilizar a otimização dos sites para dispositivos móveis como um fator de classificação. Entenda… um fator de vários e não o único fator.

A partir de 21 de abril, a Pesquisa do Google expandirá o uso da otimização para dispositivos móveis como um sinal de classificação. Verifique se revistablogosfera.com.br e seus outros sites estão prontos para essa alteração. Para isso, teste as páginas do seu site com a Ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis. (E-mail que recebi do Google).

Então se você ainda não se preocupa com a otimização para os dispositivos móveis, está na hora de começar a se preocupar com isso.

Vantagens na otimização

4 dicas simples de SEO para otimizar seu blog para os dispositivos móveis e melhorar seu posicionamento no Google

Segundo o próprio Google um site que utiliza Google Adsense e está otimizado para os dispositivos móveis pode alcançar até 8% mais RPM no Google Adsense e duas vezes a taxa de crescimento do tráfego. RPM significa o a porcentagem de cliques que você recebe em um anúncio do Google Adsense, a cada mil visualizações de página. E aumentar a porcentagem de cliques é tudo que um empreendedor digital quer não é mesmo? Se funciona para o Google Adsense, funciona também para outros programas de afiliados, como Hotmart, por exemplo.

E não se esqueça que o Google vai considerar esse um dos fatores de ranqueamento a partir de 21/04.

Se você não sabe se o seu blog é compatível ou não com os dispositivos móveis, fique tranquilo, o Google criou uma página para você testar, basta clicar aqui e colocar a url do seu blog.

Se o seu blog for compatível, ótimo. Se não for, não se desespere. Vou te passar algumas dicas abaixo e você vai entender como melhorar seu blog para os dispositivos móveis.

4 dicas simples de SEO para otimizar seu blog para os dispositivos móveis e melhorar seu posicionamento no Google

As dicas que vou passar são para o WordPress.org, pois é com ele que trabalho desde 2008 e tenho experiência para dar dicas relacionadas a SEO. Mas algumas dessas dicas são genéricas e podem ser usadas em qualquer plataforma.

1- Use cores claras

Se você não quer seu visitante de dispositivos móveis indo embora rápido do seu blog, evite usar cores muito fortes no seu template. Use cores claras, calmas, que facilitam a leitura. Se a pessoa abre seu blog e fecha logo em seguida, isso é péssimo para seu blog, pois o Google entende que seu conteúdo não era exatamente o que ele estava procurando. Se isso acontece com frequência, você pode ser rebaixado nas pesquisas.

2- Use um template responsivo ou então um plugin para tornar seu blog responsivo

Um template responsivo torna o seu blog compatível com os dispositivos móveis. Ele se adequa, automaticamente, a qualquer tamanho de tela e isso facilita para o visitante de dispositivos móveis. Se você acessar o Quero Criar um Blog de seu smartphone, ou de seu tablet ou de seu notebook ou computador, vai perceber que o template do blog é responsivo. Ele se ajusta automaticamente ao tamanho da tela, ajustando também videos, imagens e tudo mais relacionado ao conteúdo. A leitura fica agradável.

Eu uso aqui o template Conversion WP e nesse vídeo ensino a instalar e configurar o Conversion WP. Você pode fazer isso agora e tornar seu blog responsivo ainda hoje.

Outra saída é instalar um plugin para criar um tema responsivo. Não gosto muito dessa opção, pois será um tema totalmente diferente do que você tem no blog. O plugin JetPack tem a função Tema Móbile que pode ser utilizada para esse fim. Se você quer se adequar rapidamente, pode usar essa saída até conseguir um tema responsivo, que é o mais indicado.

3- Use anúncios responsivos

Procure usar anúncios responsivos em seu blog. Se trabalha com o Google Adsense evite os banners 970 e 728, pois eles vão ficar quebrados e deixar seu tema “esquisito” nos dispositivos móveis. Prefira usar o bloco de anúncios “responsivo” e ele irá se adequar automaticamente ao tamanho da tela.

4- Evite popups

Procure evitar popups, pois elas atrapalham a visualização nos dispositivos móveis. Você acessa determinado blog e não consegue ver nada, pois a popup toma todo o espaço. A pessoa não tem paciência para tentar tirar ela e sai do seu blog. E o Google vai entender que o conteúdo não resolveu o problema da pessoa. Na verdade não resolveu, pois ela não conseguiu ver. Acredito que vamos ter em breve plugins melhores de popups, que vão prever isso e se adequar quando for mostrado num dispositivo móvel.

Tem dificuldades para criar meu negócio online?

Eu ensino esse procedimento e muitos outros (muitos mesmo rsrs) no Método Start e por isso meus alunos estão muito tranquilos nesse momento de mudanças no Google. Eles estão mais que preparados para essas mudanças, pois aprenderam desde o começo a criar um negócio online de sucesso e da maneira correta para alcançar os objetivos a médio e longo prazo.

Quer conhecer o Método Start? Então é só clicar aqui.

Se tiver alguma dúvida sobre o que foi abordado, basta deixar um comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

15 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Responsividade é a chave! A respeito dos anúncios (Popups e anúncios do AdSense), sou novo na área e gostaria de saber mais a respeito de como realizar anúncios em meu próprio site, você tem algum material que possa me passar, por gentileza?

    Parabéns pelo trabalho!

  2. Olá Gustavo, tudo bem?

    Muito legal suas dicas. Parabéns!!

    Um dos grandes problemas que enfrentei quando estava reformulando meu blog foi achar um template realmente responsivo e depois um plugin que oferecesse uma caixa de captura de emails também responsivo.

    Mas depois de superar esses desafios eu consegui deixar meu blog 100% preparado para os dispositivos móveis.

    Outro dilema que tive que enfrentar foi o fato de usar ou não os popups.

    Por enquanto acho desnecessário caixas aparecendo do nada na cara do visitante, principalmente em smartphones. Por isso resolvi usar outras estratégicas para conquistar meus Leads.

    Mas é muito legal pode ver o blog funcionando em qualquer tela.

    Valeu pelas dicas.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

  3. Gustavo Freitas, muito bom o teu site. Gostei muito do conteúdo. Parabéns!

    Criei um site há duas semanas Doutor Multas e estou estudando SEO, pois até um mês atrás eu não sabia de nada de blogs, internet, site… Sou especialista em recursos de multas de trânsito.

    Tudo é muito novo para mim como para o meu blog, eu gostaria de saber quanto tempo leva para começar a aparecer no google. Meu domínio é novo, como faço para ganhar domain authority?

    Muito Obrigado e Parabéns mais uma vez

  4. Parabéns pelo post. Muito interessante mesmo. É bom ter uma atenção balanceada a diversos fatores de SEO e não simplesmente ficar focado em apenas um ou dois aspectos. Eu sinceramente não conhecia algumas das técnicas abordadas e confesso que já as adotei.
    Parabéns.
    Marcos

  5. Parabéns pelo artigo, está de facto muito interessante. O anúncio de que o Google ia prejudicar sites sem versão mobile levou a que muitas pessoas tivessem de redefinir as suas estratégias.

    Continuação do excelente trabalho e muito sucesso!

  6. Um blog pode ser visto em mobile ou site que seja, é uma das novas atualizações do google, sem dúvidas é essencial usar um tema responsivo e popups são muito ruins mesmo, eu nunca gostei mto.