Como escrever um bom título: 5 dicas práticas para escrever um título de qualidade para seus artigos e atrair mais visitas.

Se está precisando melhorar seus títulos nos artigos, confira essas dicas e comece agora mesmo a colocar em prática, começando por artigos que já estão publicados, são de qualidade, mas não atraem visitas.

É claro que, apenas escrever um bom título e que chame a atenção não vai fazer seu artigo ter mais visitas, mas muitas vezes as pessoas passam por chamadas a artigos nas redes sociais ou na pesquisa do Google e não conseguem perceber o real valor do conteúdo, pois o título não se destaca na multidão de conteúdos que se repetem.

Hoje é muito difícil criar um conteúdo único, pois existe muito conteúdo sendo publicado diariamente.

Google Adsense Grupo

Um dos fatores que pode ajudá-lo a destacar seu conteúdo em meio a tantos outros similares é o título do seu artigo.

Então é importante que crie um conteúdo de qualidade, que resolva o problema do seu público alvo, mas também que se preocupe em ter um título que chame a atenção para esse conteúdo.

Como escrever um bom título: 5 dicas práticas!

Para te ajudar nessa tarefa, vou relacionar 5 dicas práticas de como escrever um bom título para seus artigos. Esse é um bom exemplo do que acabei de falar, existem centenas de artigos pela web ensinando como criar um título de qualidade para um artigo, mas vou tentar fazer algo novo, vamos ver.

1- Deixe o título para escrever depois que terminar o artigo

Essa é uma boa prática, escreva o artigo primeiro e depois que terminar, defina qual o título que expressa melhor o que você quis dizer com aquele texto. Assim você terá um embasamento maior para definir o título do artigo.

Comunidade Gustavo Freitas

Faça um teste com alguns artigos, você verá que vai conseguir escrever melhores títulos e que expressem com mais propriedade o assunto que é abordado no artigo.

Eu começo definindo um título provisório e depois que termino o artigo volto a esse título e vejo se é isso mesmo que quero. Dessa maneira consigo ter um resultado melhor na elaboração dos meus títulos.

2- Escreva para seres humanos e não para máquinas

Fala-se muito em SEO, Google, mecanismos de pesquisa… os blogueiros acabam esquecendo que estão escrevendo para pessoas e não para máquinas.

Não adianta criar um título perfeito do ponto de vista do SEO se as pessoas não conseguem entender o que você está tentando dizer. Pense muito nisso antes de criar seu próximo título para um artigo.

Tente se colocar no lugar das pessoas que tem aquele problema e como elas buscariam a solução no Google.

O próximo tópico vai justamente te mostrar como fazer isso.

3- Peça ajuda ao Google para definir seu título

O Google pode lhe ajudar, e muito, a definir o título perfeito para seu blog.

Após escrever o artigo acesse o google.com.br e comece a escrever um possível título que gostaria para seu blog e você receberá sugestões de pesquisas, ou seja, será mostrado como as pessoas estão procurando por aquele conteúdo.

Por exemplo, meu assunto aqui é a criação de um título para artigos, então vou ao Google e faço uma pesquisa relacionada.

Digitei título para um artigo e me retornou várias opções para me basear. Em alguns casos só de começar a digitar você já receberá uma sugestão rapidamente, faça alguns testes.

Você também pode usar o Ubersuggest e o Answer The Public para isso.

→ Clique aqui e veja na prática como usar o Answer The Public

4- Crie títulos que chamem a atenção, mas que sejam a mais pura verdade

O título pode ser chamativo, afinal você quer destacar seu artigo entre tantos outros perdidos no meio da nuvem de informação que é a internet, mas ele também tem que dizer a verdade.

Nenhum blogueiro deve desejar ter um visitante em seu blog que não esteja satisfeito com o conteúdo que encontrou.

Um título que sempre atrai muitas visitas é o que cita listas, erros, etc. Veja alguns exemplos:

5- Evite títulos muito curtos ou muito longos

Nesse ponto vejo muitos blogueiros que erram muito, pois ou o título é muito curto e não expressa o que tem no artigo ou o título é muito longo e já espanta o visitante.

Tenha bom senso, escreva um título entre 45 e 60 caracteres (na maioria dos casos é o suficiente) que diga exatamente o que aguarda o visitante em seu blog.

Inclusive esse artigo foi motivado por alguns títulos que andei vendo nos últimos dias.

Títulos que não diziam exatamente nada e que ao chegar ao artigo ficava impressionado com o assunto, a abordagem ou a exposição das ideias do autor.

Lembre-se que quando seus artigos são enviados para as redes sociais, o que geralmente é enviado é o título, então capriche.

Escrever um bom título para seu artigo pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso.

Pense nisso e procure treinar o desenvolvimento de seus títulos.

Leia alguns artigos antigos e depois analise se o título descreve realmente o que está contido no conteúdo e ainda se ele deveria ser escrito de uma outra maneira.

Esse é um começo para adquirir a melhor técnica para escrever títulos de qualidade para seus artigos.

E você, como define o título de seus artigos? Tem alguma técnica ou não dá importância para isso?

Deixe sua opinião e compartilhe suas técnicas nos comentários.

Leia também

Google Adsense Grupo

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós graduado em Planejamento Educacional e MBA em Marketing. Especialista em Google Adsense e autor do livro "O Círculo de Criação do Infoproduto Perfeito".

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

  1. Ola professor gustavo, mais uma vez obrigado pelas dicas, com certeza essas dicas que você trouxe aqui, é muito importante para rankeamento e SEO do site, faz todo sentido seu conteúdo pra quem está afim de escrever o texto dos olhos do Google.

  2. Ola professor Gustavo boa noite, obrigado pelas dicas pra mim que estou começando foi ótimas essas dicas, vou fazer o teste, mais uma vez te agradeço, logo estou te mandando meu blog pra você analisar kkk.
    forte abraço.
    Dermeval A Rocha. ( Rocha).