Olá Pessoal, hoje trago para vocês 7 dicas excelentes que com certeza os ajudarão na hora de conquistar e fidelizar novos leitores. É muito importante para um blog ter leitores fidelizados que acompanham sempre as novidades do mesmo, pois na maioria das vezes são eles que mais interagem, seguem nas redes sociais, compartilham seus artigos, ajudando também na divulgação e no crescimento do seu blog, vamos às dicas.

1. Concentre-se no Conteúdo

Em primeiro lugar você deve se preocupar com o conteúdo do seu blog, não há porque eu visitar e até mesmo voltar a esse blog se o conteúdo encontrado ali não for de qualidade. Dedique-se a escrever artigos únicos e de qualidade para que você possa fidelizar e também conquistar novos leitores, ótimos artigos possibilitam ainda mais o interesse na leitura, aumentando as chances de fidelização daquele leitor, formate bem os textos, use fontes legíveis, imagens ilustrando o artigo e fontes que contraste com o fundo do seu blog isso com certeza tornará a leitura muita mais agradável.

2. Divulgação de qualidade

A divulgação é algo de extrema importância para um blog, não existe blog de sucesso se o mesmo não for divulgado e bem divulgado, divulgar um blog não é apenas compartilhar links o tempo todo, deve existir um bom senso na hora de compartilhar seus links, invista pesado na divulgação do seu blog em redes sociais como Twitter, Facebook e Google+, parcerias, agregadores de links, mas tome muito cuidado com os exageros.

3. Ofereça formas de se Fidelizar

Não há como o leitor se fidelizar ao seu blog se o mesmo não oferecer ferramentas e recursos para isso, adicione em seu blog widgets e recursos para que seus leitores possam se cadastrar e seguir o seu blog para acompanhar as atualizações do mesmo, existem diversos gadgets disponíveis, recomendo widgets para assinatura de Feeds e Newsletter, como também a like Box do Facebook que é um ótimo recurso, o botão de seguir do twitter e também a fã Box do Google Plus, existem outros diversos widgets de fácil instalação para serem inseridos no blog.

4. Responda e-mails e comentários

Uma forma de fidelizar seu público é responder todos os comentários e e-mails recebidos em seu blog, eu mesmo já fiquei muito decepcionado com alguns blogs onde comentei e não recebi nenhuma resposta, responder os comentários é uma obrigação de todo blogueiro que quer conquistar seu espaço na blogosfera, isso demonstra respeito com seus leitores, por isso responda sempre os comentários e e-mails, seja educado e simpático em suas respostas, com certeza seus leitores irão interagir mais com você e seu blog.

5. Comente em outros blogs

Comentar em outros blogs é extremamente importante e pode gerar mais visitas para seu blog, um comentário de qualidade pode ser visto com bons olhos pelos leitores desse blog e acabar lhe gerando mais visitas, acesse e interaja com outros blogs e blogueiros, além de estar prestigiando o blog de outro autor, você também pode estar conquistando e fidelizando novos leitores.

6. Faça parcerias de qualidade

Em minha opinião as parcerias com outros blogs são muito importante por dois aspectos, primeiro pela interação com outros blogueiros, isso além de ser muito saudável, também enriquece o conhecimento, pois sempre podemos aprender com outros autores, e também pelo fato de gerar novos visitantes para seu blog, fazer parcerias principalmente com blogs de qualidade pode ser muito bom para o seu blog.

7. Ofereça conteúdo exclusivo

Oferecer conteúdo exclusivo nas redes sociais ou através da newsletter é uma ótima técnica para que os leitores tenham interesse em se fidelizar ao seu blog, independente do seu nicho, você pode estar oferecendo um arquivo para download, um artigo exclusivamente publicado nas redes sociais, foi com o uso dessa técnica que consegui aumentar o meu numero de fãs no Facebook de 350 fãs para atualmente 1330 fãs em meu blog pessoal onde falo sobre música.

Conclusão

Usar essas e outras técnicas corretamente pode com certeza ajudar seu blog na hora de conquistar e fidelizar antigos e novos leitores invista nessas dicas que com certeza você verá um ótimo resultado no seu blog.

Claudio Oliveira

Claudio Oliveira é Empreendedor Digital e atualmente vive dos seus ganhos na Internet. Está na blogosfera desde 2009 e dessa data em diante não parou mais de blogar. Você pode conferir suas dicas sobre...

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Infelizmente muitos blogueiros não conseguem se tornar blogueiros de sucesso porque eles não conseguem conquistar e fidelizar novo leitores.
    Aprendi que quando o blogueiro tem essas dicas em mente, ele se esforça mais, e isso só faz com que seu blog seja mais popular e mais bem sucedido. Atraindo mais e mais visitantes interessados nos artigos que esse blogueiro escreve.

    O conteúdo de grande qualidade é o rei e esta é uma necessidade para a sobrevivência de um blog.

    Quando alguém visita um blog e encontra conteúdo de qualidade que os ajuda a crescer como blogueiros, eles vão se apaixonar com tal blog. Isso os torna ansiosos para assinar esse blog, e se tornar leitores regulares.

    Parabéns pelo artigo de qualidade.

    Abraço.

    1. Olá Aldenir,

      realmente essas são dicas simples, mas que fazem uma grande diferença na hora de fidelizar e conquistar leitores para o blog.

      Obrigado por sua visita e comentário.

      Abraço!

  2. Nestas épocas em que o Google anda pegando pesado com os blogueiros, a fidelização dos leitores se faz ainda mais importante. Essas dicas vão ajudar muitas pessoas.

    Abraço!

  3. Olá Claudio.
    Bem, este é mais um excelente artigo. Na minha opinião um blogger tem de ser transparente na maneira como escreve, assim conseguirá dar uma melhor imagem ao leitor. Os leitores são acima de tudo, o mais importante. Continue o ótimo trabalho que está vindo a fazer.

    Abraço!

    1. Olá Edgar,

      com certeza o leitor é o mais importante para qualquer blog, e investir para que um leitor se fidelize é importantissimo para o futuro do blog.

      Obrigado por deixar sua opinião e enriquece esse conteúdo.

      Abraço!