O Brasil terminou as Olimpíadas de Londres 2012 com o maior número de medalhas já conseguidas. Foram 17 medalhas no total sendo 3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze. Apesar do “recorde” o país ficou apenas na 22ª colocação no ranking geral, perdendo inclusive para países como Cazaquistão (12º), Nova Zelândia (16º), Irã (17º) e Coréia do Norte (20º).

Ainda por cima algumas matérias noticiam que o investimento nesse ciclo olímpico foi de mais de 900 milhões de Reais, para conseguir duas medalhas a mais que em Pequim 2008.

Calma, não vou ficar aqui fazendo levantamentos e questionamentos sobre o poder público, o incentivo ao esporte e as Olimpíadas Rio 2016. Mas vou aproveitar o fato pra mostrar 8 dicas que um blogueiro pode aprender com a participação do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012.

quadro de medalhas olimpiadas londres 2012

1- Planejar com seriedade

Sem planejamento sério o Brasil não sai do lugar. Não será possível transformar um país enorme como o Brasil numa potência olímpica nem o seu blog em um sucesso se não houver um planejamento sério, com acompanhamento e modificações nos rumos quando se fizer necessário.

O ideal é iniciar o projeto já com um planejamento, mas se isso não aconteceu ainda dá tempo de criar seu planejamento, analisando o que deu certo e o que deu errado e tomando esses fatores como ponto de partida.

2- Investir nas habilidades

O Brasil possui atletas com habilidades diversas, é preciso investir nessas habilidades desde muito cedo, como outros países que são potências olímpicas fazem. Estados Unidos, China e outros investem em suas crianças e adolescentes e os ajudam a se preparar para o sucesso.

Qual a sua habilidade enquanto blogueiro? Tem facilidade em escrever sobre assuntos diversos? É comunicativo? Procure explorar suas habilidades, teste formatos (podcast, vlog e outros), encontre seu potencial e seja um sucesso.

3- Trabalhar as fraquezas

O Brasil não tem tradição em alguns esportes, mas temos revelado alguns (poucos) atletas que podem nos ajudar a mudar isso. Foi assim com o Gustavo Kuerten (Guga) no tênis e pode ser assim também com outros ídolos do esporte, incentivando as crianças a praticar esportes que antes não eram populares no Brasil.

Trabalhe as suas fraquezas. Não é comunicativo? Não interage nas redes sociais? Procure resolver isso, trabalhe essa fraqueza e comece a interagir nas redes sociais. Você pode começar como ouvinte e depois ir interagindo aos poucos. Comente em outros blogs, se apresente na blogosfera.

4- Fazer intercâmbios

O Brasil precisa fazer intercâmbios com outros países que já tem experiência em produzir campeões olímpicos. E não é mandando políticos para esses países e sim técnicos, preparadores e atletas.

Você precisa fazer intercâmbios com os blogs que estão no mesmo nicho que o seu. Faça parcerias, mas não parceria de link ou banner, faça parcerias que agreguem valor aos dois projetos. Escreva guest posts em outros blogs, assim você saberá o que é ter seu texto analisado por outro blogueiro, que poderá fazer o papel de editor e lhe ensinar algumas técnicas e o tornar um escritor melhor. Abra também espaço em seu blog para guest posts e aprenda também a fazer o papel de editor em um artigo de um autor convidado.

Você também pode, e deve, aprender com blogueiros de seu nicho que já fazem sucesso. Uma boa dica é que você siga eles no Twitter e Facebook e procure também conhecer um pouco de suas trajetória até chegar ao sucesso. Uma dica é acompanhar a seção “Fala Blogueiro” no GF Soluções, onde entrevisto vários blogueiros de sucesso.

5- Investir a longo prazo

O investimento no Brasil precisa ser a longo prazo. Não podemos pensar apenas na próxima olimpíada, temos que traçar metas maiores e começar a preparar as crianças e investir para daqui a 3, 4 ciclos olímpicos (cada ciclo olímpico dura 4 anos). A paciência e determinação são fundamentais nesse processo.

Faça seus investimentos em seu blog pensando a longo prazo. Seja investimento de tempo de desenvolvimento de um layout, de um artigo que está sendo escrito, de um assunto que está sendo abordado, de dinheiro que está sendo investido em hospedagem, domínio e/ou divulgação de seu projeto.

Se você traçou um planejamento sério e ele está sendo seguido, certamente você terá um retorno a longo prazo, por isso não desista e tenha paciência.

6- Investir dinheiro de maneira correta

como ganhar euros na internet

O Brasil precisa investir o dinheiro de maneira correta, sem corrupção e com monitoração de resultados.

Se você quer ter sucesso com seu blog em algum momento vai precisar investir dinheiro em publicidade, template exclusivo, hospedagem, domínio e outros. A dica é saber balancear o custo benefício, ou seja, investir e ter retorno do investimento.

Anunciar no Facebook e em outros blogs pode ser interessante, mas você precisa saber o que está fazendo. Uma dica que dou é não anunciar em blogs que não estejam em seu nicho de atuação, pois dificilmente seus anúncios irão converter em novos visitantes.

7- Analisar os resultados a médio prazo

Mesmo que o Brasil trace seus projetos para longo prazo é preciso sempre analisar os resultados a médio prazo para fazer os ajustes necessários na estratégia olímpica.

Se você planejou seu projeto para colher frutos a longo prazo, saiba que precisa analisar resultados a médio prazo, para ir acertando possíveis falhas de estratégia e realinhando o planejamento. É muito importante acompanhar as estatísticas do blog com ferramentas como o Google Analytics e o Google Webmasters Tools.

8- Força de vontade e determinação são a chave para o sucesso

Não se faz um campeão olímpico apenas com dinheiro. Todos os campeões olímpicos tem algo de diferente, uma história de superação, de força de vontade e determinação acima do normal. E isso no Brasil temos de sobra. Os medalhistas de ouro (tirando o vôlei feminino, que é um esporte coletivo e profissional) do Brasil nessa olimpíada tem histórias de superação, de força de vontade e determinação que os fizeram ser campeões olímpicos num país que não tradição e não investe corretamente no esporte.

Mesmo que tudo aponte o contrário não desiste de seu blog, de seu projeto, mostre sempre superação, força de vontade e determinação. Se ninguém confia em você, não seja mais um a não confiar. No começo é tudo muito difícil, mas quem sabe um dia você estará no lugar mais alto do pódio recebendo sua medalha? Pense nisso e siga em frente, mesmo que tenha que nadar contra a corrente.

Conclusão

Por tudo que foi dito sobre as Olimpíadas temos que dar os parabéns para nossos medalhistas, principalmente os dos esportes amadores, como ginástica, judô, boxe e outros. Só de chegar a essa competição de alto nível nossos atletas (a grande maioria sendo bancados pelos pais, parentes, amigos) conseguem se destacar e ter chances de medalha. Fica o exemplo pra você que acha que não consegue chegar a lugar algum com seu blog.

E você, consegue enxergar mais alguma dica que um blogueiro pode aprender com a participação do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012? Se sim, deixe sua dica nos comentários.

Crédito da imagem: http://espn.estadao.com.br/olimpiada/medalhas/

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo,

    eu já tinha lido o artigo, mas só hoje tive oportunidade de deixar um comentário.

    Como você sabe, eu sou fã deste tipo de artigos. Artigos criativos, que usam ideias do dia a dia aplicadas ao acto de blogar. E este ficou muito bom (ao nível do seu artigo sobre a ida ao cinema)

    Infelizmente, nós Portugueses temos pouco hábito de apostar em modalidades despostivas (apenas futebol). O resultado ficou à vista (apenas uma medalha de prata na canoagem).

    A mentalidade que alguns países têm para com o desporto reflecte-se directamente na maioria das áreas da sociedade. E a blogosfera não é diferente.

    A blogosfera Brasileira está crescendo em tamanho e qualidade graças a esse espírito de investimento. Investimento em tempo, trabalho e dinheiro. E esse é o caminho certo.

    Investir na aprendizagem desde muito cedo.

    A cada dia que passa eu me surpreendo com a idade de muitos blogueiros que vão aparecendo. Não por serem novos. Mas pela vontade que demonstram de querer melhorar, inovar, independentemente da idade.

    Infelizmente isso não acontece em todo lado. E em Portugal (por muita pena minha) isso é muito raro.

    Bem … foi um desabafo … pouco teve a ver com o artigo.

    mas você sabe: eu gostei 😉

    Abraços

  2. Obrigado pelas dicas, realmente foram muito úteis!
    Aprender sempre é bom, e suas dicas são sempre bem vindas.
    E muita gente pensa como eu, por isso tamanha famosidade a este blog.
    Parabéns pelo artigo e também pelo blog.
    Sucesso!

  3. Também criei um artigo seguindo essa linha de raciocinio e fazendo uma analogia com as olimpiadas. Vendo os resultados do Brasil, ficou muito claro para mim a importância do investimento para ter um resultado satisfatório a longo prazo.
    Não adianta a imprensa e as pessoas cobrarem resultados melhores se não houver um investimento maior nos atletas.

    Mais um excelente artigo…

    Parabéns!