Você sabe a importância dos feeds para seu blog? E a importância do Feedburner? E seus leitores, sabem o que são feeds e o que é o Feedburner?

Se eles não sabem a culpa pode ser sua. Como assim? Pense bem, você já escreveu um artigo explicando o que são feeds e Feedburner ou fica apenas pedindo que “assinem” seus feeds por e-mail? Se você escreveu, esse artigo está destacado, bem próximo a caixa de assinantes por e-mail?

Como mostrado na imagem abaixo no GF Soluções utilizo essa técnica na caixa de assinantes por e-mail. Assim evito que alguns leitores não assinem por desconhecer o que é. E ainda ganho uma visita em um artigo.

image

Aqui no Quero Criar um Blog não utilizo essa técnica, já que é voltado para blogueiros e os feeds são um conceito essencial e primário para o sucesso de um blog. Então acredito que todo blogueiro, mesmo o iniciante, já tenha esse conceito muito bem entendido.

Feeds e Feedburner

Dificilmente um blog não terá seus feeds gerenciados pelo Feedburner, mesmo que o blogueiro utilize um e-mail marketing como o PT Sender, e-Goi ou aWeber. Pelos custos desses serviços nunca é interessante deixar eles gerenciando os feeds, e sim trabalhar uma lista de e-mails específica com oferta de produtos e serviços voltados para o interesse da lista. Mas esse é um assunto para outro artigo.

Desde o ano passado alguns boatos vem dando como certo que o Feedburner será desativado pelo Google, dono do serviço. Na verdade a causa dos boatos foi o fim do acesso a API do Feedburner por aplicativos e códigos externos. A empresa publicou uma mensagem nesse sentido e isso foi interpretado como um indício forte do fim do Feedburner. Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo um excelente artigo detalhado, escrito pelo Marcos Lemos no Ferramentas Blog.

Desafio: Qual a importância dos feeds e do Feedburner para um blog

Pensando na importância dos feeds e do Feedburner para um blog e também nos boatos que surgiram no ano passado sobre o fim do Feedburner, eu e o António Faneca resolvemos criar o desafio: Qual a importância dos feeds e do Feedburner para um blog.

O desafio consiste em você escrever um artigo em seu blog informando aos seus leitores o que são os feeds e o Feedburner e a importância deles, tanto para o blog como para o leitor. Escrevendo o artigo você participa do desafio, terá um link dofollow para seu artigo aqui nesse artigo (que será atualizado) e ainda concorrerá a prêmios por participação, sorteados através do site random.org.

Prêmios

Serão sorteados entre os participantes:

Regras do desafio

Para participar, o blogueiro precisa seguir as regras abaixo:

Quem pode participar do desafio

O desafio está aberto a todo tipo de blogs. Não importa o nicho em que seu blog esteja, os feeds e o Feedburner são muito importantes pra ele e também pra seus leitores. Por isso qualquer blog que seguir as regras do desafio estará participando e concorrendo aos prêmios.

O desafio começa hoje e vai até o dia 5 de abril de 2013. No dia 8 de abril será conhecido os ganhadores do prêmio.

Extra

Talvez os artigos possam virar um e-book colaborativo, mas não vou garantir, pois o tempo está escasso e pode não ser possível.

Agora é com você, se for participar não perca tempo e escreva seu artigo agora mesmo e depois coloque aqui nos comentários o link para seu artigo. Será pela ordem nos comentários que seu artigo entrará no sorteio.

E você, o que achou do desafio Qual a importância dos feeds e do Feedburner para um blog? Vai participar?

Confira o resultado do desafio clicando aqui

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

28 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Gustavo

    Eu até pensei em escrever sobre isso, mas com os boatos do fim do feedburner(eu fui um dos que previa e escrevi sobre isso) e com o recente fim do Google Reader, me dá entender que o próprio Google não vê nos feeds algo importante a ser investido, já que as redes sociais são divulgadoras de links, e pensando nisso o grande foco da empresa na sua própria rede, o Google+.
    Além disso, como escrevi em um post nesta semana, realmente muitos não sabem o que é o RSS, e por conseguinte os feeds. Até comentei que esse recurso era usado por pessoas diferenciadas, ou seja, pessoas com experiência em internet, e que são muito poucas.

    1. Respeito sua opinião sobre o Feedburner, mas enquanto o Google não se pronunciar a respeito, é tudo boato. As previsões do ano passado não se cumpriram.
      Hoje, ainda, mais de 90% das pessoas que estão na internet usam o e-mail com frequência e isso não está passando desapercebido pelas grandes empresas, entre elas o Google. Se o Feedburner acabar, o Google deixará um caminho aberto para outras empresas entrarem nesse negócio milionário do gerenciamento de base de e-mails, fora o conhecimento que ter essa base dá ao Google, mas o que estou falando, assim como os que falam que o Feedburner vai acabar, são só suposições, pois na verdade poucos sabem, com antecedência, o que o Google vai fazer com seu produtos e serviços. Um exemplo é o fim do Google Reader, quem imaginava que ele iria acabar?
      Hoje ter uma lista de assinantes é muito importante, principalmente pra quem trabalha pra ganhar dinheiro com o blog. Seja pelo Feedburner ou por algum serviço de e-mail marketing, só que nem todos podem pagar pelo serviço.
      Tenho uma lista no Feedburner, em um blog, de mais de 20 mil assinantes de feeds, se tivesse que pagar por isso seria inviável até mesmo pra mim, que sou profissional na área.
      Eu torço para que o Feedburner não acabe, pois teria um problema sério de gerenciamento de e-mail com essa decisão.
      Abraço e obrigado por levantar a questão.

    2. Realmente, nunca utilizei muito este recurso. Só em sites de notícias pra me manter atualizada e acessava através do Face ou do Orkut, não lembro porque acabei desabilitando. E desabilitei porque ele acabou adquirindo uma conotação de spam, enviando notícias a cada “segundo” quase. Ninguém no mundo é capaz de assimilar tanta informação em tão pouco tempo, a menos que fique horas a fio “plugada”. De início é interessante, mas chega uma hora que cansa! Prefiro o recurso de links ou de busca mesmo, também não gosto de receber e-mails todos s dias mesmo que seja do meu interesse, não tenho mais coluna pra ficar horas sentada diante do computador, graças a ele após dez anos de uso acabei adquirindo uma hérnia de disco. Propagandas através de bunners são “aturáveis” e dependendo da quantidade e organização deles dá pra ignorá-los, mas do jeito que andam usando eles hoje em dia tá ficando insuportável navegar. Principalmente, quando eles pipocam no meio do texto quebrando a continuidade do racicínio de quem está lendo. É muito chato!!!

  2. Olá Gustavo!

    Gostaria muito de participar, e acho que posso até contribuir com um artigo nem que ele não seja usado para concorrer aqui no sorteio, mas quem sabe no e-book.

    O meu problema é quanto link FOLLOW, que eu não consigo colocar dentro do artigo, já que uso um plugin que impede qualquer link assim dentro do blog inteiro. E não tem como impedi-lo, já que mesmo colocando no HTML do post o mesmo arruma para NOFOLLOW.

    Gostaria de saber de sua parte se pode me conceder uma exceção, já que eu QUERO participar, e até deixaria com FOLLOW, mas forças acima de mim não permitem!

    Att,
    Gustavo Guerra

    1. Gustavo Guerra,
      pode fazer sim, como você mesmo disse não será possível concorrer ao sorteio, mas se tiver um e-book, certamente estará nele.
      Quando ao nofollow em todo o blog, tome cuidado com essa ação. Se utilizar o plugin WordPress SEO by Yoast verá que é uma métrica utilizada no cálculo do SEO de seu artigo.
      Abraço.

      1. Olá Gustavo!

        Sei que deixar todos os links externos como nofollow pode sacrificar o SEO as vezes, mas pelo menos não vou ser banido pelo o Google!

        Mas você que é um profissional do nicho, acha que essa atitude pode ser ruim no meu caso???

        Até!

        1. Gustavo Guerra,
          quem pode me responder isso é você. Tem sido bom deixar tudo como nofollow? Na verdade a pergunta seria, por que deixar tudo como nofollow?
          Isso vai de encontro a meu princípio de compartilhar informação. Quando o Google chega a seu blog você diz a ele, não existe NADA de interessante pra ser seguido em meus links externos. Acredito que isso deve causar algum impacto sim.
          Abraço.

  3. Ola Gustavo
    Eu queria da os parabéns para você, por fazer esses tipos de desafios para enriquecer a blogosfera. E com sua experiencia eu queria saber se você concorda em usar o FeedBurner para o leitor receber atualização do blog e usar um Email marketing como o E-goi como enviar promoções e outras coisas para os leitores do blog.

    Um abraço

    1. Jorge Santiago,
      obrigado pelo comentário.
      Quanto a sua pergunta, eu utilizo os feedburner para o envio de atualizações do blog e crio uma lista (e-mail marketing) não focada em um blog, mas em um público específico, para isso ofereço algo que os interessa, por exemplo, um e-book sobre ganhar dinheiro irá gerar uma lista de pessoas que estão interessadas em ganhar dinheiro.
      Agora nem todos que assinarem seu blog poderão estar interessados nesse tema.
      Abraço.

    1. Fabio,
      respeito sua opinião, mas não concordo com você. Até eu, que sou um problogger e ganho dinheiro com e-mail marketing não deixo de utilizar o Feedburner.
      Acredito que mais de 90% dos blogueiros que conheço não teria o que fazer com a Aweber.
      O sucesso é o e-mail marketing, a estratégia que se utiliza, o Aweber (apesar de utilizar e achar muito boa) é apenas uma ferramenta, ela sozinha não trará resultado algum.
      Abraço e sucesso.