Conforme já anunciei, hoje inciamos o Curso Blogger. Uma seção que tem como objetivo mostrar os passos iniciais e necessários para os blogueiros iniciantes começarem corretamente na blogosfera, com seus projetos organizados e bem definidos.

Esta série de artigos educacionais já conta com um post incial, o qual a leitura é fundamental para entender o contexto do curso:

Na nossa primeira aula iremos tratar um pouco da teoria, pois na verdade muitas pessoas criam um blog e não imaginam o que é, pra que serve ou por que devem criar um. Simplesmente criam por  impulso de alguma pessoa ou mídia (normalmente televisão).

O QUE É UM BLOG?

Bem, segundo Carolina Frazon Terra, no livro BLOGS Corporativos – Modismo ou tendência? Blog é a expressão mais conhecida da palavra Weblog, que é de origem inglesa composta das palavras web (página na internet) e log (diário de bordo). Ainda de acordo com o mesmo livro, essas páginas (os blogs) vêm com espaços para comentários (posts) e oferecem templates (temas) prontos, de modo que o usuário não necessariamente precisa entender de tecnologia ou linguagem de programação. O usuário dessa página é chamado de blogueiro e o universo em que se inserem essas páginas (blogs) da internet é a blogosfera. Em outras palavras, um blog é um espaço na internet que você pode expor sua opinião e/ou apresentar seu trabalho.

JÁ SEI O QUE É UM BLOG, MAS PRA QUE SERVE?

Definir precisamente pra que serve um blog não é uma tarefa fácil. Pois um projeto desse pode ter várias utilidades, como já disse acima, você pode somente expor sua opinião para amigos. Muitos jovens (adolescentes) com alguma popularidade na escola criam blogs para apresentar suas opiniões e normalmente eles são acessados pelos colegas de turma e familiares. Já outras pessoas utilizam esse espaço na internet para demonstrar seus conhecimentos em determinado assunto. Esse tipo de prática tem crescido de maneira muito significativa,  devido muitas pessoas levarem em consideração o fato da possibilidade de ganhar dinheiro e reconhecimento escrevendo sobre aquilo que gosta e entende. Imagine você sendo um profissional de educação física e gosta muito do que faz. A criação de um blog pode ser bastante oportuna, pois com um conteúdo de qualidade você poderá demonstrar seu conhecimento na área com dicas sobre musculação, métodos de treinamento, qualidade de vida, entre outros temas. Dessa forma, é muito mais fácil ser contratado para realizar prestação de seus serviços.

E AGORA, POR QUE DEVO CRIAR UM BLOG?

Os motivos os quais podem lhe levar a criar um blog, são os mais diversos, abaixo relaciono apenas alguns:

COMO PROFISSIONAL:

  • Interage com outros profissionais;
  • Aumenta as chances de contratação;
  • Ajuda pessoas que buscam informação;
  • Pode ganhar dinheiro.

Já vi muitos casos de profissionais que foram contratados devido os trabalhos que executam em seus projetos na blogosfera, inclusive vários artistas devem suas posições aos seus blogs, que por algum motivo foram vistos e reconhecidos por grande empresas e hoje estão nas telas das televisões de nossas casas. Pense nisso!

Os blogueiros também estão sendo cada vez mais bem vistos pela sociedade. Eles são contratados para produzir conteúdo em suas áreas de atuação. Portais dos mais variados tamanhos sempre estão em busca desse tipo de profissional, especialista em determinado assunto.

COMO EMPRESA:

  • Interage com os clientes;
  • Promove produtos e serviços gratuitamente;
  • Aumenta a visibilidade e credibilidade da marca.

Muitas empresas já enxergaram  os benefícios que os blogs trazem a elas. IBM, Microsoft, Intel entre outras são grandes exemplos de que os blogs realmente são um ponto a somar.

CONCLUSÃO

O Objetivo desta primeira aula, é justamente mostrar o conceito do que é um blog, para que você possa iniciar nesse mundo já seguindo uma rota e entendendo que quem estabelecerá o limite é você mesmo. Sendo assim, sugiro que considere nos seguir no Twitter e assinar nosso feed por email para não perder nenhuma aula deste Curso.

Até a próxima!

Laurentino Mello

Instrutor de cursos profissionalizantes na área de Informática, Blogueiro Part-time e Cursa Gestão da Tecnologia da Informação. Adora compartilhar o seu conhecimento na Web. Você encontra ele também...

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      1. eI ME AJUDA A EDITA MEU BLOG E COISA RAPIDA ESTOU COM DUVIDO E VC E TÉCNICO SEI COMO É ;D ME AJUDA MEU E-MAIL TA AI