Uma maneira de interagir com os seus leitores é através de um chat, mas com a agilidade da Web ninguém está a fim de parar num blog para criar uma conta e depois conversar com o autor dos textos que tanto gostou de ler, ou mesmo tirar uma dúvida.

Uma alternativa é colocar um widget do GTalk, afinal hoje “quase” todos possuem um conta de e-mail do Gmail. Para colocar o widget no seu blog clique aqui e otimize o código de maneira simples, ou utilize como está se nãoquiser ter esse trabalho agora. Você pode alterar o título em “Title”por exemplo Chat QCB e clicar em “Update Badge”. Agora copie o código que foi gerado e cole em seu blog.

Acesse o painel de controle de seu blog e escolha “Layout” – “Elementos da página” – clique em “Adicionar um Gadget” (seu template pode utilizar outro nome) e clique em “HTML/JavaScript” e cole o código do GTalk. Clique em “Salvar” e seu chat está pronto. Teste ele entrando na página e clicando para abrir o GTalk.

Observação

O chat estará disponível somente quando você estiver conectado no GTalk ou nos e-mails do Gmail. Por isso se algum leitor lhe questionar que não está funcionando explique isso pra ele.

Apesar da dica ter sido dada para um blog na plataforma Blogger / Blogspot ela pode ser utilizada em qualquer tipo de blog que aceite códigos, como por exemplo o WordPress.org.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. @Sarah,
    como foi dito no artigo, você terá uma caixa de google talk em seu blog, como um chat, onde os leitores poderão conversar com você.

  2. Pode me responder umas perguntas?
    1- Qual o melhor, mais leve e que se enquadra bem no blogger:
    google talk
    plugoo
    csbox ou outro?