Hoje em dia, ter uma fan page no Facebook é uma das principais formas de integrar seu blog às redes sociais, onde estão milhares de leitores em potencial para o nicho ao qual você se dedica.

Muitas blogueiros criam uma fan page bem turbina com vários atrativos, mas pecam em um detalhe; não criam um link pra contato. Vamos hoje aprender a criar um link com um formulário de contato bem simples e prático.

Primeiramente, se acaso você não tiver uma fan page, sugiro que leia o artigo Como criar uma página de fãs do seu blog no Facebook. Se já tiver, siga o tutorial abaixo:

  • Vá à página do aplicativo Involver de HTML estático no Facebook.
  • Clique em Click here to install, no canto superior esquerdo da página. Na próxima página que abrir, clique em Adicionar Static HTML for pages.
  • Aparecerá uma página onde é possível trabalhar com códigos, como era o antigo FBML do Facebook. Para isso, como o caso aqui é criar um formulário de contato, vamos trabalhar com um simples e gratuito, o Formulário PRO.
  • Vá na página do Formulário PRO, e siga etapas bem fáceis pra criar seu formulário, como seu nome, nome do seu blog e e-mail que você desejar receber suas mensagens. Depois de clicar em Criar formulário, será gerado um código. Copie-o.
  • Volte pra página do aplicativo que estava aberto. Na parte superior, clique na opção Custom HTML, e cole o código do formulário dentro na janela, assim:

Feito isso, clique em save changes e depois em Return to Facebook Page.

  • O formulário está devidamente instalado, mas note que o link se apresenta escrito como HTML, na lista do lado esquerdo da página. Clique em editar configurações e depois em Aplicativos, do lado direito.
  • Feito isso, procure na lista o aplicativo. Ele se apresenta como na imagem abaixo:

  • Clique em Editar configurações. Abrirá uma janela onde você poderá colocar um título ao link, como Contato. Salve e volte à página principal da fan page pra conferir.

Pronto, agora o formulário está instalado e com o devido nome no link.

Creio ser importante esse pequeno detalhe, pois na própria fan page do seu blog alguém poderá entrar em contato com você de uma forma prática, seja anunciantes ou leitores com dúvidas.

E se você tiver qualquer dúvida sobre a instalação do formulário, deixe nos comentários.

Junior Silva

Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Não acho tão necessário um formulário de contato na fan page pois concidero ela como um complemento do site. Pensa comigo, quanto mais cômodo se torna a página no Face, menos o leitor vai ir ao seu blog te dar cliques nos anuncios e ler por completo o artigo, por isso faço de tal forma que quando o leitor sentir esta necessidade, ele clica em MURAL e depois no link do blog, ou já lendo a notícia pelo feed, clicar no link CONTATO no próprio blog