Se você ainda não tem um blog, ou ainda não tem um blog no WordPress.org, esse artigo vai te mostrar 6 motivos pra você criar um blog no WordPress.org agora.

Se você já tem um blog no WordPress.org infelizmente penso que não vai encontrar algo de muito valor nele, mas pelo menos pode usá-lo pra indicar aos seus amigos que ainda não tem um blog no WordPress.org.

Eu comecei com blogs em março de 2008, na plataforma Blogger e rapidamente passei para o WordPress.org, assim que o conheci.

Hoje faz anos que não crio um blog no Blogger e quando alguém me pergunta por essa plataforma, sempre indico pessoas que sabem muito mais que eu nesse assunto, ou seja, o Adelson Smania e a Samanta Modesto.

6 motivos pra criar um blog no WordPress AGORA

Segue, como prometido, os 6 motivos pra criar um blog no WordPress AGORA.

como criar um blog no wordpress

1- O wordpress é gratuito

Geralmente as pessoas que não conhecem o WordPress.org pensam que ele é pago. Existe uma grande confusão a esse respeito. As pessoas confundem a plataforma WordPress com o fato de ter que registrar um domínio e contratar um serviço de hospedagem. Isso não tem qualquer relação com o WordPress e o 6º motivo vai te provar isso.

O WordPress é gratuito e a Automattic (empresa responsável por ele) deixa bem claro que sempre será assim.

2- É a plataforma mais usada no mundo

O WordPress é a plataforma de criação de conteúdo mais usada no mundo. Empresas como  TechCrunch, TED, CNN, Major League Baseball e National Football League usam o WordPress em seus projetos. Temos também a Nasa, o grupo Globo e o Governo Federal.

Como pode constatar, o WordPress vai muito além de apenas ser uma plataforma para blogs. Com ela é possível criar qualquer projeto online como sites, blogs, portais, redes sociais, sites de classificados, lojas online e muito mais.

Nesse momento a última versão do WordPress já foi baixada mais de 33 milhões de vezes.

download wordpress.org

3- São +32 mil plugins gratuitos

Os plugins são o grande diferencial do WordPress. Um plugin é um código, um pequeno aplicativo, que agrega alguma função específica. Por exemplo, se você quer saber quantas visitas seu blog tem, basta instalar o plugin JetPack, se quiser colocar programas de afiliados nas melhores posições, é só instalar o Quick Adsense e assim vai.

Existem plugins pagos, mas a grande maioria são grátis. Veja uma relação com 16 plugins essenciais que fiz recentemente aqui no Quero Criar um Blog.

4- São +2.500 temas gratuitos

Assim como os plugins, também existe muitos temas gratuitos. Ou templates se preferir. Somente no repositório oficial do WordPress são +2.500, mas existe milhares que não estão no repositório oficial.

5- Não é preciso saber programação

Pra criar um blog no WordPress você não precisa entender nada de programação, e vou te provar isso no 6º motivo.

Apesar do WordPress usar php, css e html em seu código, você não precisa mexer em nada disso, nem tão pouco entender, pra que funcione corretamente. Toda a instalação é automatizada e após alguns cliques você já estará com seu blog em funcionamento.

6- Você pode instalar o WordPress sem gastar um centavo

Como avisei, você não precisa gastar dinheiro com hospedagem e registro de domínio pra testar e conhecer o poder do WordPress. Primeiro você pode instalar num serviço de hospedagem grátis e após aprender a lidar com um blog no WordPress você analisa se é o momento de partir para uma hospedagem paga.

Mas como fazer isso? Pra te ajudar nessa tarefa eu acabei de liberar duas aulas gratuitas onde ensino como fazer seu cadastro no serviço de hospedagem grátis e também como instalar o WordPress nessa hospedagem sem gastar um centavo.

Espero que goste das aulas e que elas te ajudem a criar um blog no WordPress.org.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. gostei muito achei muito profiisional o trabalho de vcs
    desejo sucesso infinito para todos vcs que estao ajudando a todos a ganharem dinheiro