APENAS conteúdo de qualidade não é o suficiente

Você precisa entender que “APENAS” conteúdo de qualidade não é o suficiente pros seus artigos terem muitas visitas provenientes do mecanismos de pesquisa (ou do Google, se preferir falar claramente) e esse artigo é justamente para lhe ajudar a não ficar no “APENAS”.

O que é conteúdo de qualidade?

Muito se fala em conteúdo de qualidade, mas o que é isso realmente? Vamos começar entendendo cada uma das palavras.

De acordo com o dicionário online Michaelis,

  • Conteúdoadj (lat vulg contenutu) Contido. sm 1 Aquilo que está contido ou encerrado em algum recipiente. 2 Assunto, tema, matéria de carta, livro etc.; teor, texto.
  • Qualidadesf (lat qualitate) 1 Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza. 2 Excelência, virtude, talento. 3 Caráter, índole, temperamento. 4 Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão: Artigo de primeira qualidade. Trabalho de qualidade inferior.

Conteúdo de qualidade então pode ser definido como “um assunto ou tema que se distingue dos demais pela individualidade e pela excelência, de acordo com um certo padrão”.

conteúdo de qualidade

Quando falamos em artigos publicados em sites e blogs o conteúdo de qualidade, de acordo com a definição que “montei” acima, baseado no Dicionário Michaelis, fica bem fácil de ser identificado. E você pode descobrir se o seu conteúdo é de qualidade apenas respondendo as perguntas simples abaixo:

  • Você entende mesmo do que está escrevendo ou apenas juntou partes de informações pela internet e reescreveu?
  • Você escreveu um artigo único ou é apenas mais uma informação sobre o assunto?
  • Se você não entendesse do assunto e procurando nos mecanismos de pesquisa chegasse ao artigo, você entenderia do assunto ou não?

Não ficando no “apenas”

É lógico que é necessário investir em conteúdo de qualidade, principalmente depois que o Google lançou o Google Panda. Mas não é o suficiente e muitos blogueiros com textos maravilhosos e completos amargam pouquíssimas visitas em seus artigos. Quer saber por que isso acontece? Simples, por que “APENAS” conteúdo de qualidade não é suficiente, já que a concorrência é muito grande. É necessário que você também saiba escrever voltado para os mecanismos de pesquisa (técnicas de SEO), mas sem perder a qualidade, pelo contrário.

Você não precisa se tornar um expert em SEO ou contratar uma empresa especializada, mas tem que aprender pelo menos o básico do SEO, que o próprio Google ensina no Google SEO Starter em português.

Dicas de SEO básicas

Já escrevi aqui no Quero Criar um Blog um artigo falando sobre 9 dicas de SEO, básicas, que poderiam lhe ajudar a melhorar seu blog. Sugiro que leia.

Agora vou estender um pouco mais o assunto, focando exclusivamente na produção de conteúdo, mas que fique bem claro, não posso lhe ensinar a produzir conteúdo de qualidade e nem lhe garantir que utilizando essas dicas você terá conteúdo de qualidade. O que posso lhe garantir é que se você não tem conteúdo de qualidade pouco lhe ajudará essas dicas.

  • Definir a palavra-chave – Qual o tema do assunto que irá abordar? Qual a palavra-chave que gostaria de ser posicionado nos mecanismos de pesquisa? Descubra e procure utilizá-la no texto algumas vezes, dando destaque a ela (negrito) e começando seu texto com essa palavra-chave.
  • Pelo menos 300 palavras – Uma recomendação que todos concordam é que artigos com menos de 300 palavras possuem mais dificuldade de se manter nas primeiras posições das buscas, então procure produzir mais conteúdo, mas não apenas repetindo palavras ou o sentido geral, lembre-se que o conteúdo tem que ser de qualidade.
  • Slug do artigo – Slug é a url que é criada para o artigo. Procure não deixar essa url muito grande, tanto no Blogger quanto no WordPress você pode editar o slug facilmente, então dê preferência no slug para a palavra-chave que quer posicionar e evite as Stop Words.
  • Utilize tags de cabeçalho – As tags de cabeçalho h2, h3… são muito importantes pra categorizar um texto e os mecanismos de pesquisa dão muito valor aos textos que os usam. Não adianta você negritar o título e o subtítulo de um artigo, você tem que utilizar a tag h2 para os de 1º nível, h3 para o 2º nível e assim por diante. A tag h1 não deve ser utilizada, pois ela é utilizada no título de seu artigo, automaticamente pelo seu template (ou deveria, se não sabe, procure saber se isso acontece).
  • Utilize imagem com tag title e alt – Utilize imagens em seus textos e sempre coloque a palavra-chave nas tags alt e title da imagem. Renomeie também a imagem com a palavra-chave, isso melhora o rankeamento nas pesquisas por imagens.
  • Palavra-chave no título – Além de colocar a palavra-chave no slug é importante também que ela esteja no título do artigo.
  • Links de saída – É importante também ter links de saída em seu artigo, seja para outros conteúdos do seu blog mesmo ou para outros sites e blogs que possam complementar o assunto abordado. Ninguém é capaz de escrever um artigo sobre um conteúdo e abordar todos os pontos e não deixar nada faltando. O Google pensa assim também. Nesse artigo coloquei vários links de saída.

Conclusão

Como disse no início apenas conteúdo de qualidade não é o suficiente. Espero que agora tenha entendido o porquê da frase. É necessário fazer mais, ou será um conteúdo de qualidade que ninguém conseguirá encontrar, ficando restrito a seus amigos nas redes sociais.

E você, o que acha? Apenas conteúdo de qualidade é o suficiente hoje? Deixe seu comentário e vamos conversar a respeito.

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

18 Comentários

  1. Artigo claro, direto e com toda informação que precisamos. Se analisado mais a fundo, mostra todas as técnicas que você citou, um verdadeiro estudo de caso. Obrigada por compartilhar conosco.
    Abraço,
    Cris Prata

  2. Olá Gustavo,

    Eu aplico essas dicas em todos os meus artigos e posso dizer que realmente funcionam muito bem.

    Outro detalhe importante que eu aplico e que poucas pessoas dão importância é o tamanho do arquivo de uma imagem. Eu geralmente compacto elas bastante, assim o carregamento do artigo fica rápido.

    Parabéns pelas dicas!

    Abraço!

  3. Muitas dessas técnicas eu já sabia e utilizava em meu blog, rsrs. Mas confesso que vacilo muito as vezes deixando algumas passar em branco, e outras das dicas do amigo Gustavo eu não conhecia. Me ajudou muito para relembrar algumas técnicas e aprender outras.
    De fato, apenas conteúdo de qualidade não é suficiente. Eu mesmo já escrevi bons conteúdos e não me preocupei em trabalhar o SEO, resultado? Muito pouco visualizado na web. Mas colocando as dicas do amigo em prática acredito que melhora. Vou colocar em prática. Obrigado pelas dicas Gustavo.

    • Romaryw,
      na internet é assim mesmo, as coisas são muito dinâmicas e precisamos sempre reler algumas informações pra não esquecer.
      Abraço.

  4. Ola Gustavo poxa vida como é bom encontrar blog como este com essas dicas super excelente eu mesmo não sabia agora eu sei vou estudar mais e mais e aplicar essas dicas que são relevante em meu blog valeu Gustavo muito bom artigo

  5. Com essas dicas e um bom conteúdo se faz um artigo excelente, aliás parabéns pelo artigo, direto e útil. Seu título é totalmente válido, não é a toa que os blogs estão tomando conta das Serps, pois naturalmente já são em parte otimizados, e pensar que até pouco tempo atrás grandes portais de notícias praticamente desconheciam SEO.

    • Hener,
      é isso ai, as dicas sozinhas não produzem um efeito durador, mas com conteúdo de qualidade fazem muita diferença.
      abraço.

  6. Pois é, Gustavo. Muito bom e esclarecedor o artigo. Nos meus artigos, tento ser o mais completo possível da minha maneira (como você escreveu: “que se distingue dos demais” – tento me diferenciar dos outros, para que não fique a mesma coisa). Concordo com o que está no artigo, não basta apenas isso, mas fazer algo de qualidade para que possa ajudar a conquistar novos leitores e fazer com quê o Blog cresça. A união deste dois resultará em sucesso.

    Abraços!

    • Alan,
      obrigado pelo comentário.
      O caminho é esse mesmo, seus artigos já são excelentes, só falta mesmo aplicar um pouco mais essas técnicas e certamente o sucesso será ainda maior no Mundo do Futebol.
      Abraço.

  7. Olá Gustavo. Bom na minha opinião conteúdo é o que salva qualquer site. Penso que a qualidade aliada com técnicas de SEO é muito importante na criação do artigo que vamos publicar Artigo maravilhoso. Agradeço em nome de todos os blogueiros. Valeu parceiro.

    • Rafael,
      obrigado pelo comentário. Conteúdo de qualidade + Técnicas de SEO = muitas visitas.
      Abraço.

  8. Gustavo,

    Concordo com você! A ideia que a blogosera tem passado é: o conteúdo é o mais importante (concordo também!), porém as pessoas ficam com a impressão que os outros fatores pouco influenciam neste sentido. É um conceito um pouco “errado” que está sendo criado e tem prevalecido também.
    Excelente artigo e bastante direto neste ponto!

    • David Lopes,
      acredito que por esse motivo perdemos vários blogueiros de qualidade, que sabem escrever como poucos, mas não tiveram a orientação correta quanto ao SEO.
      Abraço.

  9. Ótimas dicas Gustavo, eu comecei a usar algumas dessas técnicas a algum e tenho notado que as páginas que eu tenho usado estas técnicas realmente estão recebendo muito mais tráfego do que as demais.
    Abraço!

    • Julio,
      obrigado por compartilhar sua experiência ao utilizar técnicas de SEO.
      Abraço.

Deixe uma resposta