O WordPress 3.0 está previsto para ser lançado no dia 01 de maio de 2010. O ideal é aproveitar esse tempo para conhecer as novas funcionalidades, as principais mudanças, e verificar se os principais plugins que você utiliza estão atualizados para receber a nova versão. O que indico é que aguarde alguns dias após o lançamento, e depois instale a nova versão em um blog de testes para não ter imprevistos, além de, é claro, fazer um backup de seu blog/site. Para isso recomendo o wp-db-backup.

novidades do wordpress 3.0

Segue algumas novidades presentes no WordPress 3.0:

  • Fim do WordPress MU – Agora não haverá mais uma versão chamada WordPress MU, essa característica foi agregada a versão do wordpress, isso significa que se você quiser ter vários sites em um mesmo domínio não precisa mais instalar uma outra versão do WordPress, basta utilizar a que você já possui.
  • Tipos de artigos personalizados – será possível publicar anúncios, produtos e também artigos normais. essa funcionalidade não substitui as categorias e acrescenta mais robustez ao wordpress como CMS.
  • Melhoria no sistema dos menus de navegação – a própria gestão dos menus foi melhorada, agora será possível arrastar e soltar páginas, links, categorias (como já acontece com a área de widgets).
  • Novo tema padrão – O Kubrick  não será mais o tema padrão. ele agora se chama 2010 e o objetivo é que todo ano mude o tema padrão do wordpress.
  • Escolha do usuário padrão – agora no momento da instalação será possível escolher o usuário padrão, ou seja, o usuário admin não existe mais.
  • Guia de boas vindas – agora ao instalar o wordpress será exibida uma tela de boas vindas que guiará o usuário nos primeiros passos com o CMS.

Como instalar o wordpress no seu computador para testar as versões antes de utilizar em seu blog/site.

Acompanhe as novidades do wordpress 3.0 no wordpress development updates

Imagem: WPEnginner

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo,

    Estou há alguns passos de utilizar o WordPress no meu blog. Vamos ver se quando eu decidir mudar em definitivo eu pego a nova versão. Pelo que tenho visto em vários blogs o WordPress realmente é ótimo!

    Abraços.