Olá Pessoal, hoje trarei para vocês algumas dicas de como não perder a inspiração na hora de produzir conteúdo para seu blog, sabemos que hoje a maior dificuldade de um blogueiro é manter a constante atualização de conteúdo único e acima de tudo de qualidade. Confesso que raras são as vezes que escrevo um artigo para publica-lo no mesmo dia, a maioria dos meus artigos são agendados, pois a correria do dia a dia me consome bastante tempo, por isso separo algumas horas em alguns dias na semana geralmente de 2 a 3 dias somente para escrever meus artigos, tenho uma meta estabelecida por mim mesmo de manter 10 artigos agendados, o que me da algum tempo na hora de escrever novos artigos, guest posts e testar novos widgets, hoje estarei passando algumas dessas dicas para vocês.

1. Planejamento

Uma das coisas que acontece muito é a falta de planejamento, você deve sempre planejar sobre o que vai escrever, quando e onde, antes mesmo de começar a criação do seu conteúdo, isso faz toda a diferença, muitos querem blogar em qualquer lugar e por não ser o ambiente adequado, acabam por ser interrompidos durante a criação e perdendo a inspiração do conteúdo. Planejar o tempo e o período para escrever seus artigos é essencial, pois muitas vezes pequenas distrações podem atrapalhar na criação de um excelente artigo, por isso separe um tempo onde você poderá estar livre de qualquer distração e deixar a inspiração fluir para escrever um excelente post.

2. Conhecimento

Para escrever sobre um determinado assunto você deve conhece-lo e estar disposto a aprender cada dia mais, pois é impossível manter um blog de qualidade se o blogueiro não conhece sobre seu nicho e não esta disposto aprender mais, já vi em muitos blogs as atualizações diminuindo, até que param, tudo isso por falta de conhecimento e interesse em aprender sobre aquele assunto, pesquise, leia, aprenda, somente depois disso publique.

planejamento

3. Anote suas ideias

Muita das vezes nos surgem ideias incríveis para um novo post ou até mesmo para um novo projeto, se você não tem o costume de anotar suas ideias, poderá deixar escapar algumas delas, eu perdi a possibilidade de escrever alguns artigos porque não lembrava de determinado assunto, por isso anote sempre suas ideias em um bloco de notas, celular, ou pedaço de papel, isso é muito importante pois elas fazem parte da sua inspiração.

4. Mesa de trabalho

Um fato muito importante a ser levado em consideração é a sua mesa de trabalho, por mais simples que ela possa ser, ela tem um papel fundamental na hora de produzir conteúdo, uma ambiente simples mas bem organizado pode fazer toda a diferença, existem pessoas que costumam escrever seus posts no chão da sala com um notebook no colo, isso além de ser extremamente desconfortável, pode atrapalhar e muito sua produtividade.

5. Fique Off-line

É muito comum vermos alguns blogueiros iniciantes o tempo todo online, dormindo todos os dias as altas horas da madrugada, seja escrevendo, pesquisando, compartilhando, eu também já fui assim, te digo que isso não é nada saudável, isso pode lhe causar sérios problemas de saúde e com certeza atrapalhar sua inspiração, particularmente as minhas ideias surgem na maioria das vezes quando estou off-line, seja vendo televisão, tocando teclado, passeando com minha família, nesse tópico desafio a todos a ficarem por um tempo off-line e testarem as novas ideias que surgirão.

6. Tenha paciência

Um dos fatores principais é ter paciência, eu prefiro publicar duas vezes por semana e publicar um artigo único e de qualidade do que publicar todos os dias de qualquer maneira, a escrita, o conteúdo, a formatação, as imagens, tudo deve ser bem elaborado da melhor maneira possível, pois isso com certeza fará a diferença na hora de atrair novos leitores e principalmente fideliza-los.

Conclusão

Na minha humilde opinião acho essencial um blogueiro buscar pela constante inspiração e essas dicas são fundamentais para manter seu blog sempre atualizado com conteúdo único e de qualidade.

Claudio Oliveira

Claudio Oliveira é Empreendedor Digital e atualmente vive dos seus ganhos na Internet. Está na blogosfera desde 2009 e dessa data em diante não parou mais de blogar. Você pode conferir suas dicas sobre...

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Oi Claúdio

    Vou fazer uma viagem de volta ao mundo,sozinha durante 4 meses, e gostaria de criar um Blog, que fosse um canal comunicação com minha família e amigos,relatando o meu dia a dia nessa aventura…. As pessoas me falavam que era tudo muito fácil e auto explicativo.
    Achei que conseguiria, e consegui, mas e agora como dá a cara pra ele.
    Está chegando a hora do início da viagem e não consigo postar o que já escrevi(planejamento,roteiros etc). Desisti de fazer sozinha.
    Preciso de ajuda, quero pagar uma “consultoria” para fazer comigo. É uma coisa simples sem muita sofisticação… O publico vai ser minha família.
    Você pode me indicar alguém?
    Obrigada
    Sonia

    1. Ola Sônia,

      Em primeiro lugar obrigado por sua visita, eu mesmo posso estar lhe ajudando com o seu projeto, desde a parte estética do seu blog quanto a publicação dos seus textos e fotos, entre em contato diretamente comigo pelo e-mail ‘[email protected]’ (sem aspas) para podermos acertar os detalhes ok.

      Abraço.

  2. Claudio Luiz e amigos,

    Você descreve que suas ideias surgem na maioria das vezes quando “está off-line”. Já vi alguns artigos também do Gustavo Freitas que surgiram assim e acredito que isto acontece com diversos blogueiros. Recentemente, escrevi um artigo denominado “O que o blogueiro pode fazer quando a maré está seca”, que poderia ser considerado como dicas para aqueles que ficam muitas vezes sem inspiração e eu estava justamente off-line quando surgiu a ideia de escrever o referido artigo. Fica o convite para quem quiser ler o artigo e dar sua opinião, inclusive, intercalei alguns links de artigos do Quero Criar um Blog lá. Abs a todos.

    1. Olá Luis Marcos,

      desculpe a demora na resposta do comentário, é que não chegou a notificação para mim. Mas sobre seu comentário, sem dúvida muitos dos meus artigos são inspirados em momentos onde estou off, assim como aconteceu com você e com muitos outros amigos blogueiros, com certeza estarei visitando e conferindo o artigo, ok.

      Abraço!

  3. Muito bom o artigo. Além de manter a mesa do PC limpa seria interessante criar uma conta de usuário só para blogar, e com planos de fundo inspiradores. Paisagens de lugares bonitos trazem inspiração, ou fotos do seu tema, no meu caso é livros.