O Prêmio Top Blog 2012 está com inscrições abertas. Se você ainda não sabe o que é o Prêmio Top Blog leia com atenção esse artigo, pois vou falar sobre o prêmio e ainda ensinar como participar com seu blog da 4ª edição do evento.

Eu nunca participei, mas esse ano devo participar com alguns de meus blogs em várias categorias. Espero que possa contar com o apoio de vocês para chegar pelo menos entre os Top 100 Alegre .

O que é o Top Blog

Segundo o site oficial, o Prêmio Top Blog,

“…é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular (júri popular) e acadêmica (júri acadêmico), os blogs brasileiros mais populares que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal e Profissional ) e suas respectivas categorias.”

O prêmio chega a sua 4ª edição com o tema Empreendedorismo Digital.

como participar do premio top blog

Quem pode participar do Top Blog

Todos os blogueiros que residem no território brasileiro podem participar com um ou mais blogs. Cada blog deve ter uma url própria, com conteúdo e especificações técnicas correspondentes ao grupo e categorias informadas no regulamento.

Como se inscrever

As inscrições para o Top Blog 2012 abriram no dia 13 de junho e vão até o dia 13 de julho de 2012. Esse ano o Top Blog irá disponibilizar dois tipo de banner, um patrocinado (como no ano passado) e outro sem patrocínio (mas você terá que pagar a inscrição (R$25,00 para blog pessoal e R$50,00 para blog profissional).

Para se inscrever, siga os passos abaixo:

  1. Acesse http://www.topblog.com.br/2012/premio/#inscricao
  2. Se já for cadastrado, digite seu usuário e senha e clique em Logar
  3. Caso não seja cadastrado, preencha os dados solicitados e clique em Cadastrar
  4. Ao entrar com seu usuário e senha, você verá a sua página exclusiva no portal, com direito até a cursos gratuitos

Como cadastrar outros blogs

Se você possui outros blogs (como é o meu caso), clique no menu superior “inserir novo blog” e siga as instruções.

Como colocar o selo no blog

Após cadastrar seu blog é necessário colocar o selo do Prêmio Top Blog 2012. No menu superior você encontra “Selo / Votação”. Mas no momento, o selo ainda não está disponível. Assim que ficar disponível volto nesse artigo e o atualizo.

Ganhadores do Prêmio Top Blog 2011

Segue abaixo a relação de blogs ganhadores em 2011 na categoria em que o QCB vai concorrer esse ano – Tecnologia e Internet. Você pode conferir todos os ganhadores, em todas as categorias, no endereço http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=Vencedores2011.

Pessoal – Júri Popular

  • Top 1 – Ipad Dicas
  • Top 2 – Ferramentas Blog
  • Top 3 – Ubuntu Dicas

Pessoal – Júri Acadêmico

  • Top 1 – Ferramentas Blog
  • Top 2 – Ipad Dicas
  • Top 3 – Zoom Digital

Profissional – Júri Popular

  • Top 1 – Ceviu
  • Top 2 – Office Web
  • Top 3 – Coopera TI

Profissional – Júri Acadêmico

  • Top 1 – Office Web
  • Top 2 – Designerd
  • Top 3 – Guiky

Não entendi a questão de blog pessoal e profissional. Por exemplo, considero o QCB um blog profissional, assim como o Ferramentas Blog. Enviei uma mensagem para a organização do evento e assim que tiver uma resposta informo aqui nesse artigo.

Conclusão

Nunca participei do prêmio nem de nenhum outro parecido, por vários motivos, entre eles a falta de tempo pra ficar monitorando e a aversão que tenho a pedir algo aos outros (receio de estar incomodando e sendo inconveniente), mas dessa vez resolvi participar como QCB, o GF Soluções, a Revista Blogosfera e o Mundo do Futebol. Espero que consiga pelo menos chegar entre os 100.

E você, já participou de alguma edição do Prêmio Top Blog? Vai participar esse ano? O que pensa a respeito desse tipo de evento? Deixe seu comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

36 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo!

    A votação começou hoje para os TOP100. No meu blog apareceu o banner com a faixa TOP100 e Finalista 2º turno, mas no site do topblog não mostra a categoria que me inscrevi. Não estou entendendo.

    Visitando o QCB vejo um banner dizendo MEMBRO.

    Tenho conhecimento das regras, mas fiquei confuso.

    Abraço!

    1. Edigley,
      esse concurso é muito confuso, sério…rs…

      O Ferramentas Blog também aparece como membro e o ipad dicas também, lembrando que os dois foram vencedores ano passado.

      parabéns por chegar ao Top 100, estarei torcendo, e votando, pra chegar mais longe, você merece.

      abraço.

  2. Olá Gustavo!

    Realmente a parte chata é ter pedir votos. Tantos recursos automáticos na internet, e ainda ter que pedir votos?

    Irei participar este ano na categoria Educação. Estive olhando os vencedores de anos anteriores e acho que posso participar, se ficar entre os 200 está de bom tamanho. Meu selo já foi liberado e a votação começa no dia 14/07.

    Conte meu voto.

    Abraço!

  3. Tenho participado do Top Blog Prêmio desde a sua primeira edição (2009), o que foi uma grata surpresa pra mim e de lá pra cá (2009 a 2001), o blog O Gestor tem ficado entre os 100 melhores blogs de tecnologia e internet do Brasil. Só tenho a agradecer a Deus, em primeiro lugar e depois aos leitores pelos votos. Já vi que a disputa este ano vai ser mais acirrada…rs

  4. Olá Gustavo,
    Já participei do prêmio no ano de 2008, com um blog falando sobre saúde, consegui com ele chegar ao Top 100. Realmente senti que o trabalho compensa. Mas como desde 2009 até 2011 não criei nenhum blog que posso chamar de profissional, não inscrevi nenhum, mas neste ano já inscrevi a Blogosphera Discovery, e também espero chegar ao Top 100 com ela.
    Abraços e boa sorte para todos.

  5. Olá, Gustavo!

    Eu participei do concurso uma única vez, em 2010, e tive a grata satisfação de ficar entre os Top 30 na segunda fase. O que me desagrada – e vejo que também esse é o seu caso – é a ação de pedir votos.

    Também achei estranha a forma como os blogs Profissionais e Pessoais foram divididos no ano passado. Acompanharei suas postagens para entender essa questão.

    E, desde já, você pode contar com o meu voto! Torcerei para que você alcance um ótimo resultado!

    Um abraço!

    1. Adelson,
      será muito importante seu apoio, com certeza.
      Ainda estou aguardando a resposta oficial do site do prêmio Top Blog sobre a diferença entre pessoal e profissional.
      abraço.

  6. Saudações Gustavo,

    É interessante participar deste prêmio, mas, agora não vou participar pois estou a pouco tempo na blogosfera, e não dá. Vou deixar para as próximas edições, e claro Gustavo, pode contar comigo para colaborar para sua participação.
    Conte comigo.

    Abraços, Elias Quintão.

  7. Parabéns pela iniciativa. Os outros anos o selo mostrava alguns patrocínios e sempre foi totalmente gratuito. Gostei muito de ter ido ao evento em São Paulo, e tenho certeza que entre os 100 primeiros você vai conseguir sim, ao menos com um deles (se não com todos os blogs cadastrados). O evento está cada ano mais legal e inovador acho que para você vai acrescentar muito na vida como blogueiro.
    Sucesso e boa sorte, pois o Arruma Blog também está participando.

      1. Verdade Flávio, erro no link. Neste link está certo, não é e não tem o .BR. Grato por falar e sucesso a todos que participarem da versão 2012 do prêmio.

  8. Olá Gustavo como vai,pode contar nosso apoio,na área de vcs,esse ano tbm vamos participar pela primeira vez,nosso site já faz dez anos que está no ar,Amputados Vencedores recebe 1.500 a 1.800 por dia visitas,hoje reconhecido como melhor site na área deficiencia e segurança do trabalho,passamos 505 palestras pelo brasil,Aprendo cada dia mais com vcs blogueiros,desejo sucesso Top bloig.

  9. Oi Gustavo, tudo bem?

    Muito bom seu artigo e vem em boa hora para quem está interessado em divulgar seu blog e ter muita exposição. É claro que isso só acontecerá se o blog realmente for bom. Então, agora é a hora de tirar a prova dos 9. hehehe.

    Acredito que você tem boas chances. Afinal passa diversas informações úteis para nós blogueiros. Pode contar com meu voto.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre