Os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, estão tomando conta dos acessos a internet. Um rápido olhar a sua volta num local público, você verá como é importante focar nos dispositivos móveis no seu blog.

E não estou falando de tratar desse assunto e sim de adequar seu template para os dispositivos móveis.

Nesse artigo vou te ensinar duas maneiras de ter um blog otimizado para os dispositivos móveis. Uma através do plugin JetPack e outra através de templates responsivos.

JetPack

jetpack

O plugin JetPack possui dezenas de funcionalidades como fornecer estatísticas, monitorar se o blog está no ar ou não, fornecer botões de compartilhamento para as redes sociais, entre outros. Um recurso pouco conhecido do JetPack é o tema móbile. Ativando essa função você cria uma versão móbile do seu blog em wordpress.

Se você não tem o JetPack instalado confira no artigo abaixo como instalar e configurar.

Se você já tem instalado e ainda não ativou essa função, basta seguir os passos abaixo.

  1. Acesse o menu JetPack – Configurações
  2. Na próxima tela procure por Tema para Móbile, passe o mouse sobre ele e depois clique em Ativar.

Pronto, seu tema móbile está ativo.

Template responsivo

template responsivo

É chamado de responsivo (ou responsive em inglês) um template que se adequa a qualquer tamanho de tela. Esse template dispensa o uso da função móbile do JetPack. O Marcos Lemos abordou muito bem esse tema no artigo “A importância de um layout responsivo para blogs” lá no Ferramentas Blog.

Aqui no Quero Criar um Blog estamos usando um template responsivo, mas já utilizamos também a funcionalidade do JetPack.

Pra entender melhor como funciona as duas maneiras, você pode usar um aplicativo como o Screenfly. Ele permite que você teste seu blog com as principais resoluções. Basta acessar o http://quirktools.com/screenfly/ e digitar a url de seu blog e clicar em Go. Depois que seu blog aparecer, é só clicar nos símbolos no menu superior e escolher em qual resolução ou aparelho deseja testar. Tem como testar até mesmo em televisão.

Conclusão

Depois dessas duas alternativas, você não tem mais desculpa pra não ter um template responsivo no seu blog em WordPress. Seu blog não é em WordPress? Sem problemas, nos links abaixo você encontra maneiras de fazer o mesmo no Blogger e no Tumblr.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

6 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo possuo um blog com tema responsivo, porem eu utilizo um anuncio do Adsense 728×90, quando visualizo o blog por dispositivos moveis o conteúdo se encaixa perfeitamente, porem o anuncio do Adsense não. Existe alguma solução para isso?