Otimização de site, independentemente da plataforma, trará sempre algum benefício para seu site.

Faz sentido manter arrumado seu banco de dados, arquivos e dados em cache se possível e reduzir os tamanhos de imagens, por exemplo. Eis aqui uma seleção de plug-ins que deverão acelerar sua página.

 

WP-Optimize

WP-Optimize fará a limpeza do banco de dados da sua instalação WordPress sem ter que usar um software de gerenciamento de banco de dados.

Download

 

WP Cache

 

Este plugin armazena suas páginas em um arquivo estático, isso significa que os carregamentos são muito mais rápidos, bem como o tempo de resposta do seu blog.

Download

 

Wp Total Cache

 

Wp Total Cache armazena em cache todos os aspectos da sua instalação WordPress, que melhora o desempenho do servidor, reduz os tempos de download, reduz o tempo de carregamento de página e tem um impacto positivo no seu Google Page Speed.

Download

 

WP Super Cache

 

Funciona de uma forma semelhante ao WP cache como ele gera arquivos estáticos, a maioria dos seus leitores verá os arquivos estáticos, que significa que manipulará facilmente um impulso enorme tráfego sem matar o seu servidor.

Download

 

DB Cache

 

DB Cache armazena em cache basicamente cada consulta de banco de dados. Ele tem o mesmo tipo de benefícios do WP Super Cache por exemplo, mas usa menos espaço de arquivo de cache de plugins.

Download

 

WP CSS Plugin

 

Permite que você use @import dentro de seus arquivos CSS e garante que ele funciona para seus leitores, ele também armazena em cache, o que permite melhores tempos de resposta do servidor.

Download

 

OptimizeDB

 

Este plugin limpa, otimiza e defragmenta suas tabelas dentro de tabelas MYSQL. Ter uma tabela limpa garantirá que o seu site seja mais ágil.

Download

 

Google XML Sitemaps

 

Este plugin cria um sitemap XML automático no seu blog, que permite que os motores de busca indexem o seu site, por ter essas informações prontamente disponíveis para os crawlers, gastam menos tempo no seu site e executam com mais eficiência.

Download

 

WP Smush It

 

 

Smush It reduz os tamanhos dos arquivos de imagem usando a API Smush.IT, otimizando, compactando e fazendo as imagens menores, assim elas carregam muito mais rápido.

Download

 

jQuery Image Lazy Load WP

 

Este plugin adiciona o jQuery, que basicamente carrega imagens enquanto rola a página, permitindo que a imagem em sites pesados carreguem muito mais rápido e parece muito mais fluente.

Download

 

Conclusão

É isso! Ponha seu site WordPress para rodar e escolha entre esses plugins para otimizar o site.
E você, tem algum plugin que otimiza WordPress que não foi comentado aqui neste post? Compartilhe conosco!

Comente!

Leonardo Rodrigues

Apaixonado por internet e curioso por SEO sempre está envolvido em algum projeto web. Você me encontra também no blog Negocio Seo e vê meus Projetos e Redes Sociais...

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Caro Leonardo,

    Gostaria de saber o seguinte, devo fazer uma escolha de alguns desses plugins ou seria conveniente a instalação de todos? Ou com a instalação de todos, causaria algum bug?

    Artigo fantástico sobre wordpress, fico fascinado por aprender ainda mais sobre essa excelente ferramenta.

    Aguardo sua dica.

    Desde já lhe parabenizando por abordar este assunto e desejando uma semana repleta de paz, saúde e sucesso.
    Até breve.

      1. Caro Gustavo,

        Sou muitíssimo grato por vossa gentileza em me responder.

        As dúvidas nesse começo de carreira são enormes, e sou feliz por tê-lo na blogosfera.

        Espero um dia retribuir à altura toda sua consideração pelo meu trabalho.

        Paz, saúde e sucesso.
        Até breve.