Tempos atrás em outro artigo, abordamos um tema bastante interessante o qual trazia à tona a possibilidade de lucrar com um blog. No referido artigo afirmamos ser totalmente possível tal feito, entretanto quando a questão é “como ganhar dinheiro com blog”, a simplicidade da questão simplesmente se esvai. Neste artigo vamos tratar de como monetizar um blog!

A verdade é que não existe um segredo específico para fazer dinheiro com um blog, mas sim um conjunto de fatores que podem determinar ou não o sucesso na monetização de um projeto, sendo o principal deles o fator tempo.

Além do tempo, para monetizar um blog, é preciso que esse blog, possua conteúdo, mas não simplesmente qualquer conteúdo, é importante que tenha conteúdo de qualidade tendo em vista as técnicas de SEO que serão responsáveis por gerar tráfego qualificado para o blog, e é esse tipo de tráfego que permitirá alcançar os resultados financeiros e criar um blog de sucesso.

Após ter dominado o quesito tráfego, o próximo passo é decidir com base no nicho de atuação do blog qual a maneira mais viável de gerar renda, fazendo um paralelo entre os benefícios proporcionados por vendas de publicidade direta e os benefícios da utilização de programas de afiliados, e a partir daí escolhendo uma das opções, ou dependendo da viabilidade até mesmo as duas formas.

Uma vez, seguidas as etapas citadas, é hora de analisar cada caso. Ao optar por vem da direta de publicidade, será necessário conhecer a fundo o potencial de retorno de seu blog, e preferencialmente elaborar um “Mídia kit” para informar com precisão o potencial do blog a possíveis interessados em adquirir publicidade, esse é o ponto de partida para a venda direta de publicidade.

Optando pela monetização por meio de programas de afiliados o próximo passo é escolher o melhor, ou os melhores, e isso vai depender exclusivamente do nicho do blog. Existem alguns bons programas no mercado, como por exemplo, o Google Adsense, o Hotwords, e eventualmente programas que pagam por CPM, como, Egrana, boo-box, entre outros. Em um novo artigo posteriormente traremos uma avaliação mais completa sobre quais os melhores programas de afiliados e o que levar em consideração na hora de avaliar um programa para utilizar em um projeto. Até a próxima.

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Participe da conversa

7 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Excelente Artigo!

    O Modo mais efetivo que uso para monetizar um blog é através da prospecção de clientes pélo popupdomination. Nele eu acoplo um autoresponder e com ele aplico o marketing de atração que é a estratégia essencial para quem quer ganhar dinheiro online.

    Abraços!

  2. E quais seriam as outras opções de monetizar um blog sem ser com publicidade (direta, através de programa de afiliados ou posts patrocinados)?

    1. Olá José Renato!
      Existem muitas formas de monetizar blogs hoje em dia!
      Mas tenho certeza que com essas publicidade, programas de afiliados como o Google Adsense, Hotwords e posts patrocinados você já terá um blog bem monetizado 😀

      Abraços

  3. Excelente post, realmente não existe uma formula para lucrar com o blog você tem que ter muita dedicação conteúdo de qualidade e trafego no Site/blog

    *OBS : esse Post está com alguns parágrafos duplicados poderia revisa-los =)