A grande maioria das pessoas que entram no mundo da Blogosfera e decidem criar um blog, começam pela plataforma Blogger / Blogspot. Mas em um determinado momento elas podem resolver trocar de plataforma de gerenciamento de seu conteúdo, por vários motivos que não vem ao caso nesse artigo.

Se você está precisando migrar um blog da plataforma Blogger / Blogspot para o WordPress pode ler o artigo abaixo e resolver seu problema.

Essa é a maneira mais simples que existe e funciona na grande maioria das vezes. Mas pode ser que não funcione. Isso aconteceu comigo recentemente, fui migrar um blog do Blogger para meu novo projeto sobre Futebol Brasileiro e deu erro, não sendo possível finalizar o processo.

Uma rápida pesquisa pelo Google e encontrei o site Blogger2Wordpress, um aplicativo web que converte arquivos exportados do Blogger em arquivos que podem ser importados diretamente para o WordPress.

blogger para wordpress

Para utilizar o aplicativo basta seguir os passos:

  1. Abra a área administrativa do Blogger e vá em Configurações – Básico e clique em Exportar Blog e depois em Fazer download do blog
  2. Salve esse arquivo em seu computador
  3. Abra o site http://blogger2wordpress.appspot.com/
  4. Clique em Selecionar arquivo e localize em seu computador o arquivo que baixou do Blogger
  5. Depois clique em Convert
  6. O processo poderá demorar, depende muito da quantidade de artigos e comentários de seu blog
  7. Quando o processo terminar abrirá uma caixa de diálogo para download, faça o download para seu computador do arquivo em formato compatível com o WordPress
  8. Agora abra a área administrativa de seu blog no WordPress e vá em Ferramentas – Importar e Escolha WordPress
  9. Se ainda não tiver o plugin para importação instalado será socilitado, basta clicar em Instalar agora e seguir as instruções
  10. Se já tiver o plugin instalado clique em Escolher arquivo e encontre o arquivo que baixou em seu computador
  11. Clique em Fazer upload de arquivo e importar

Pronto, seus artigos já estão importados da plataforma Blogger / Blogspot para o WordPress. Qualquer dúvida deixe nos comentários!

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

12 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá! Acabei de ver suas orientações aqui e gostaria de perguntar. Se eu fizer isso e conseguir, os seguidores também serão migrados para o wordpress? Comprei um domínio, depois que várias pessoas me indicaram mudar do blogger para worpress, fazendo a migração. Achei as etapas bem difíceis e ainda não me atrevi, com medo de perder alguma coisa. É possível isso?
    Resolvi, então, ir da forma mais primária (levando post por post), mas lembrei da questão dos seguidores, dos comentários e das minhas páginas de redes sociais… O que faço?
    Desde já, meus agradecimentos.

  2. Oi, tudo bem?
    Tenho uma dúvida: Se eu migrar meu blog Blogger pro WordPress, eu perco o domínio pago que eu registrei(no caso, registrei o .com.br)ou tenho que configurar tudo de novo?

  3. Cara…embora eu ame o Blogger também tenho vontade de voltar para o wordpress. Só não fiz isso ainda por um motivo estúpido, e queria até uma dica sua:

    Meus comentários do blogger são geridos pelo Disqus só que os comentários mais antigos, por algum motivos não fizeram sincronização com o blogger, ou seja, na hora de migrar eu perco todos os comentários já que os comentários., Tentei vários plugins para tentar resolver isso e não consegui. Tentei me comunicar com o blogger e também não tive retorno rsrsrsrsrs. Conhece algum plugin que consiga fazer essa sincronização de comentários entre o wordpress e o disqus?

  4. Gustavo! Você acha que convém mudar o blog que cadastrei no cabeçalho do comentario, para a plataforma wordpress ou melhor para o meu dominio usando o wordpress.
    Faço esta pergunta porque, já ha algum tempo tenho este blog e o inclivel cara é que ninguem visita, será que é taõ ruim assim?

    1. Messias,
      vai perder um pouco no começo, pela diferença dos links, mas com pouco tempo você recupera se for feito o trabalho correto no wordpress, pois a indexação é muito mais rápida e eficiente, não tem comparação.
      abraço.