Como instalar um template grátis no Blogger

Template é um anglicismo correspondente ao termo “Modelo” em Português. Muitas vezes colide também com o termo layout.

Basicamente um template é nome dado ao conjunto de códigos nos seus diversos formatos que dão origem ao design de uma determinada página, quando a acessamos através de um browser comum.

Criar um template do zero é algo que requere um conhecimento avançado de programação, em especial no que diz respeito a linguagens de programação web. Mais especificamente para criar um template para Blogger, de raíz, você necessitará, não só, de dominar HTML, CSS e Javascript, mas também ser capaz de desenvolver uma solução eficiente e livre de redundâncias, algo que pode ser particularmente difícil de atingir quando programando em HTML+CSS.

Então, você não é programador, não tem conhecimento avançado de HTML, CSS e muito menos JavaScript. Quer isto dizer que não pode personalizar a aparência do seu website?

Talvez há uma década essa fosse a realidade (quem não sabia programar nem tinha noções de web design tinha necessariamente que recorrer ao serviço de terceiros com tais conhecimentos), mas na atualidade, os processos de criação e gestão de blogs são tão intuitivos que qualquer um pode fazê-lo.

O que são templates “prontos-a-usar”?

Para facilitar a vida a todos os que possuem um blog e o querem personalizar, mas não têm a expertise para tal (ou o tempo), foram nascendo os ready-to-use templates.

Basicamente são modelos pré-desenvolvidos, estilizados e configurados de designs para blogs ou websites.

Isto significa, por exemplo, que um template “pronto-a-usar” para Blogger possui já a sua estrutura estilística e estrutural organizadas e prontas a usar.

Assim, tudo o que você precisa fazer é instalar o tema pretendido no seu blog e ele estará pronto a utilizar (por vezes, pode ser necessário alterar/personalizar alguns aspetos no seu código, mas as edições são geralmente bastante simples e existem tutoriais para o auxiliar passo a passo nesse processo).

Onde posso obter templates “prontos-a-usar” para Blogger?

Existem bastantes alternativas, gratuitas e pagas para satisfazer as suas necessidades nesse quesito. Empresas foram até criadas com o único intuito de continuar a desenvolver temas prontos-a-usar para as mais variadas plataformas e cobrar por cada pessoa que utilize esses temas.

Assim sendo, nos são apresentados três caminhos na hora de encontrar um template para instalar no Blogger:

  • Baixar um template gratuito
  • Comprar um template premium pago
  • Encomendar um template personalizado

As opções estão organizadas da mais barata para a mais cara, sendo que também o grau de satisfação e qualidade do seu tema deve crescer nesse sentido.

Existem milhares e milhares de templates gratuitos por essa internet fora. No entanto, a maioria é de qualidade questionável e, caso sejam realmente bons templates, é bem provável que muitos outros blogueiros o estejam já a usar nos seus blogs, o que será um problema caso você valorize exclusividade na sua aparência.

A opção mais séria diz respeito à encomenda de um novo tema, totalmente exclusivo e feito à sua medida. Existem bastantes freelancers e empresas que realizam esse tipo de serviços.

Eu próprio, na Web Market.pt, recebo com frequência encomendas de clientes que, depois de anos a utilizar templates gratuitos ou premium, decidiram que era hora de adicionar um toque pessoal ao seu blog e criar algo único e a seu gosto.

Aqui a escolha é sua e deve surgir de uma cuidada análise de quanto você está disposto a investir no projeto e que retornos você espera dele.

Como instalar templates grátis no Blogger?

Muito bem. Você encontrou um template interessante e gostaria de o testar no seu blog no Blogger. Mas como?

Como praticamente tudo nesta plataforma, a instalação de um template grátis é algo bastante simples. Siga o mini-tutorial abaixo e seja feliz!

1) Acesse a área administrativa do seu blog.

2) Uma vez no Dashboard, se encaminhe para Modelo.

3) Aqui, verá um botão no canto superior direito da página com o texto “Fazer Backup/Restaurar”. Clique nesse botão.

4) Agora ser-lhe-há apresentado um pop-up semelhante ao apresentado na imagem abaixo. Tudo o que precisa fazer é pressionar “Escolher Arquivo” e, de seguida, selecionar o arquivo do template que pretende instalar.

Nota: Os templates para Blogger, por norma, são acompanhados da extensão .XML.

templates-blogger

5) Agora basta clicar em “Fazer Upload” e esperar o carregamento do template. Fácil, não é?

Como instalar um template grátis no Blogger
5 (100%) 2 votes

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Antonio Faneca

Responsável pela criação de um dos principais metablogs de referência na blogosfera brasileira, António trabalha atualmente como redator web (web writer). É também responsável pela empresa de soluções web (hospedagem, web design, etc.) Web Market.pt. Clique aqui para contratar os seus serviços!

Website: http://afaneca.com

11 Comentários

  1. Júlia

    Olá… Eu consigo instalar o template desejado mas ele acaba mudando no processo. As galerias, slides, entre outros acabam sumindo.
    Queria saber como fazer com que isso não aconteça. Beijos

  2. Oi amigos penço ajuda meu blog nao aceita instalar tema de terceiro.

    É do blogger.

    Onde mexer para aceitar a instalaçao???

  3. Val

    Olá, eu gostaria de obter o orçamento de um blog simples, responsivo para o BLOGGER.

  4. Julio

    Aqui sempre dá isso:
    Não foi possível salvar seu modelo.
    O modelo não pode ser analisado em função de um problema em sua formatação. Verifique se todos os elementos XML estão fechados corretamente. Mensagem de erro XML:
    The entity name must immediately follow the ‘&’ in the entity reference.
    Porque?

  5. EU baixei um template gratis, mas queria saber se as dicas que a gente acha na net para configurar os templates que já são do blogger podem ser usada para qualquer template que a gente baixe gratis por aí. É que estou querendo mudar o meu, mas estou com medo de não encontrar suporte e dicas para este template assim como acho para os od blogger. O que eu achei é o MyExtraNews responsório.

    • Oi Daniela,
      Todos os templates para Blogger são instalados da mesma forma.

      A sua configuração é que pode variar de developer para developer.

      Abraço!

  6. Era isso que eu estava procurando, excelente artigo!! Meus parabéns, informação de forma clara e objetiva.
    Estou Planejando criar alguns blogs na plataforma Blogger, e valeu pela ajuda!!!

    • Oi Carlos,
      Fico feliz que o meu conteúdo lhe tenha sido útil.

      Abraço e muito sucesso em seu empreendimento!

  7. O blogger tem uma vantagem para que está começando, você pode ter uma hospedagem gratis, só precisa comprar um dominio. E outra o blogger é uma ferramenta do Google, creio que o google não leva isso em consideração, mas para quem está começando e não entende muito de SEO, o blogger talvez é a melhor alternativa.

    • Olá Ronaldo,
      Excelentes pontos! Com certeza o Blogger é a plataforma ideal para quem quer se iniciar neste mundo da blogosfera mas não têm ainda os conhecimentos técnicos necessários para gerir um blog hospedado em server próprio.

      Abraço!

Deixe uma resposta