Template é um anglicismo correspondente ao termo “Modelo” em Português. Muitas vezes colide também com o termo layout.

Basicamente um template é nome dado ao conjunto de códigos nos seus diversos formatos que dão origem ao design de uma determinada página, quando a acessamos através de um browser comum.

Criar um template do zero é algo que requere um conhecimento avançado de programação, em especial no que diz respeito a linguagens de programação web. Mais especificamente para criar um template para Blogger, de raíz, você necessitará, não só, de dominar HTML, CSS e Javascript, mas também ser capaz de desenvolver uma solução eficiente e livre de redundâncias, algo que pode ser particularmente difícil de atingir quando programando em HTML+CSS.

Então, você não é programador, não tem conhecimento avançado de HTML, CSS e muito menos JavaScript. Quer isto dizer que não pode personalizar a aparência do seu website?

Talvez há uma década essa fosse a realidade (quem não sabia programar nem tinha noções de web design tinha necessariamente que recorrer ao serviço de terceiros com tais conhecimentos), mas na atualidade, os processos de criação e gestão de blogs são tão intuitivos que qualquer um pode fazê-lo.

O que são templates “prontos-a-usar”?

Para facilitar a vida a todos os que possuem um blog e o querem personalizar, mas não têm a expertise para tal (ou o tempo), foram nascendo os ready-to-use templates.

Basicamente são modelos pré-desenvolvidos, estilizados e configurados de designs para blogs ou websites.

Isto significa, por exemplo, que um template “pronto-a-usar” para Blogger possui já a sua estrutura estilística e estrutural organizadas e prontas a usar.

Assim, tudo o que você precisa fazer é instalar o tema pretendido no seu blog e ele estará pronto a utilizar (por vezes, pode ser necessário alterar/personalizar alguns aspetos no seu código, mas as edições são geralmente bastante simples e existem tutoriais para o auxiliar passo a passo nesse processo).

Onde posso obter templates “prontos-a-usar” para Blogger?

Existem bastantes alternativas, gratuitas e pagas para satisfazer as suas necessidades nesse quesito. Empresas foram até criadas com o único intuito de continuar a desenvolver temas prontos-a-usar para as mais variadas plataformas e cobrar por cada pessoa que utilize esses temas.

Assim sendo, nos são apresentados três caminhos na hora de encontrar um template para instalar no Blogger:

  • Baixar um template gratuito
  • Comprar um template premium pago
  • Encomendar um template personalizado

As opções estão organizadas da mais barata para a mais cara, sendo que também o grau de satisfação e qualidade do seu tema deve crescer nesse sentido.

Existem milhares e milhares de templates gratuitos por essa internet fora. No entanto, a maioria é de qualidade questionável e, caso sejam realmente bons templates, é bem provável que muitos outros blogueiros o estejam já a usar nos seus blogs, o que será um problema caso você valorize exclusividade na sua aparência.

A opção mais séria diz respeito à encomenda de um novo tema, totalmente exclusivo e feito à sua medida. Existem bastantes freelancers e empresas que realizam esse tipo de serviços.

Eu próprio, na Web Market.pt, recebo com frequência encomendas de clientes que, depois de anos a utilizar templates gratuitos ou premium, decidiram que era hora de adicionar um toque pessoal ao seu blog e criar algo único e a seu gosto.

Aqui a escolha é sua e deve surgir de uma cuidada análise de quanto você está disposto a investir no projeto e que retornos você espera dele.

Como instalar templates grátis no Blogger?

Muito bem. Você encontrou um template interessante e gostaria de o testar no seu blog no Blogger. Mas como?

Como praticamente tudo nesta plataforma, a instalação de um template grátis é algo bastante simples. Siga o mini-tutorial abaixo e seja feliz!

1) Acesse a área administrativa do seu blog.

2) Uma vez no Dashboard, se encaminhe para Modelo.

3) Aqui, verá um botão no canto superior direito da página com o texto “Fazer Backup/Restaurar”. Clique nesse botão.

4) Agora ser-lhe-há apresentado um pop-up semelhante ao apresentado na imagem abaixo. Tudo o que precisa fazer é pressionar “Escolher Arquivo” e, de seguida, selecionar o arquivo do template que pretende instalar.

Nota: Os templates para Blogger, por norma, são acompanhados da extensão .XML.

templates-blogger

5) Agora basta clicar em “Fazer Upload” e esperar o carregamento do template. Fácil, não é?

Antonio Faneca

Responsável pela criação de um dos principais metablogs de referência na blogosfera brasileira, António trabalha atualmente como redator web (web writer). É também responsável pela empresa...

Participe da conversa

13 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Eu gosto muito do blogger, eu mudei para o wordpress mas acabei voltando para o blogger, nossa e muita coisa wordpress, tive vários problemas com a hospedagem, site pegou até vírus, ja no blogger nunca tive esses problemas!

  2. Olá… Eu consigo instalar o template desejado mas ele acaba mudando no processo. As galerias, slides, entre outros acabam sumindo.
    Queria saber como fazer com que isso não aconteça. Beijos

  3. Aqui sempre dá isso:
    Não foi possível salvar seu modelo.
    O modelo não pode ser analisado em função de um problema em sua formatação. Verifique se todos os elementos XML estão fechados corretamente. Mensagem de erro XML:
    The entity name must immediately follow the ‘&’ in the entity reference.
    Porque?

  4. EU baixei um template gratis, mas queria saber se as dicas que a gente acha na net para configurar os templates que já são do blogger podem ser usada para qualquer template que a gente baixe gratis por aí. É que estou querendo mudar o meu, mas estou com medo de não encontrar suporte e dicas para este template assim como acho para os od blogger. O que eu achei é o MyExtraNews responsório.

  5. Era isso que eu estava procurando, excelente artigo!! Meus parabéns, informação de forma clara e objetiva.
    Estou Planejando criar alguns blogs na plataforma Blogger, e valeu pela ajuda!!!

  6. O blogger tem uma vantagem para que está começando, você pode ter uma hospedagem gratis, só precisa comprar um dominio. E outra o blogger é uma ferramenta do Google, creio que o google não leva isso em consideração, mas para quem está começando e não entende muito de SEO, o blogger talvez é a melhor alternativa.

    1. Olá Ronaldo,
      Excelentes pontos! Com certeza o Blogger é a plataforma ideal para quem quer se iniciar neste mundo da blogosfera mas não têm ainda os conhecimentos técnicos necessários para gerir um blog hospedado em server próprio.

      Abraço!