Nesse artigo vou lhe ensinar como instalar um tema (ou template, ou layout) no seu blog em wordpress. O processo é muito simples e totalmente automatizado, mas para fazer a instalação você precisará ter acesso FTP a sua instalação do wordpress. Se você não possui não fique preocupado, basta entrar em contato com o suporte de seu host e solicitar o usuário, a senha e o caminho do FTP.

Existe mais de uma maneira de fazer esse procedimento, eu vou escolher esse, por um motivo simples, o Quero Criar um Blog disponibiliza temas wordpress para download, então esse é o melhor método para esse tipo de instalação, em que o tema está em seu computador. Para realizar esse procedimento você precisará de um cliente de FTP instalado em sua máquina, eu utilizo e recomendo o FileZilla. Se não possui o aplicativo, clique aqui para fazer o download do FileZilla e aqui para ler um tutorial de como utilizá-lo.

dicas wordpress, temas wordpress, instalar tema

Vamos ao tutorial de instalação do tema wordpress:

  1. Baixe o tema wordpress que você deseja, aqui no Quero Criar um Blog você encontra vários, clique aqui e veja uma lista.
  2. Descompacte o tema utilizando seu programa favorito (Unzip, winrar), caso não saiba como descompactar um arquivo leia esse artigo.
  3. Agora abra o FileZilla (ou outro cliente de FTP que preferir), conecte ao seu host e na instalação do wordpress procure pela pasta wp-content/themes e copie toda a pasta do Tema WordPress para essa pasta.
  4. Quando terminar de copiar feche o Filezilla e abra a área administrativa de seu blog.
  5. Vá ao Menu Apresentação – Temas e procure pela imagem do tema que acabou de fazer o upload.
  6. Clique em Ativar e o tema será ativado. Se quiser pode clicar em Visualizar para ter uma ideia de como ficará o seu novo tema.
  7. Pronto!

Antes de trocar o tema de um blog que já está publicado sugiro que leia o artigo Como alterar o template de um blog já existente, da Sandra do Info Macross. Uma outra dica é instalar o wordpress em seu computador e fazer todos os testes nele primeiro, para depois passar para seu blog que está no ar. Se estiver interessado leia o artigo como instalar o wordpress em seu computador. Qualquer dúvida quanto a esse procedimento, deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Me ajudem! Eu quero descompactar arquivos .zip e não consigo! Já li, vi alguns vídeos mas nada me ajudou, será que vocês podem me ajudar??

    1. Basta apenas ter o programa “Winrar” que é bem leve, após ter baixado, você clica no arquivo .zip com o botão direito, e clica em extrair ou extrair aqui, e escolha um local para o arquivo ser extraído.