O Blogger é uma excelente plataforma para criação de blogs, que possui a vantagem de ser muito utilizada e claro, ser gratuita. Claro possui várias outras vantagens, mas possui desvantagens também. Uma delas é a limitação da ferramenta de postagens, que por exemplo, não lhe dá a opção de escrever utilizando tags h (h1, h2, h3…) e linkar outros blogs com a opção target blank.

Claro que muitos irão dizer que isso é fácil e pode ser feito na aba Editar HTML, é fácil para quem sabe fazer, mas não para as milhares de pessoas que todos os dias iniciam no mundo dos blogs. Por isso resolvi escrever esse artigo, apresentando o Windows Live Writer, que é instalado em seu computador e lhe dá uma gama de ferramentas para publicar seus artigos no blog.

O primeiro passo é verificar se o seu computador já possui o Windows Live Writer instalado. O programa é instalado juntamente com o Windows Live (MSN) então se você utiliza o MSN no seu computador há uma grande possibilidade de já ter o WLW instalado.

Para verificar se já possui o WLW instalado, no Windows XP, vá em Iniciar – Programas – Windows Live e verifique se possui o atalho para Windows Live Writer, No Windows 7 vá em Iniciar – Todos os programas – Windows Live e verifique se possui o atalho para Windows Live Writer. Se possuir pode pular os passos de instalação.

 

Como instalar o Windows Live Writer

Faça o download do http://download.live.com/writer. Depois de fazer o download dê dois cliques sobre o arquivo baixado wlsetup-web.exe e depois em executar. Após uma rápida verificação o programa de instalação abrirá. Siga os passos da instalação, que é muito simples.

Configurando o Windows Live Writer para ser utilizado no Blogger

Esse artigo é referente a plataforma Blogger, se você tem um blog na plataforma wordpress, leia o artigo Como escrever artigos no WordPress utilizando o Windows Live Writer.

Ao término da instalação o WLW abrirá a caixa Configurar o Windows Live Writer, siga os passos abaixo para configurar seu blog:

  1. Clique em Próximo
  2. Selecione Outros serviços e clique em Próximo
  3. Coloque a url de seu blog, por exemplo, aqui seria https://www.querocriarumblog.com.br
  4. Coloque seu usuário e senha que utiliza para acessar a área administrativa do blog
  5. Selecione Lembrar minha senha (só faça isso se somente você utiliza esse computador e ele solicitar uma senha para entrar, ou se você tem uma conta em um computador utilizado por outras pessoas com senha)
  6. Clique em Próximo
  7. Se preencheu os dados corretamente surgirá uma tela perguntando se gostaria de baixar o tema do blog… Clique em Sim
  8. Na próxima tela confira o apelido do blog e clique em Concluir

Abrirá o Windows Live Writer para escrever o primeiro artigo. Agora basta começar a escrever seus artigos e ir se acostumando. Para quem utiliza o Microsoft Word ou outro aplicativo do pacote office será muito simples, pois segue as mesmas diretrizes. Após terminar de escrever o artigo basta clicar em Publicar (se quiser publicar diretamente) ou em Postar rascunho no blog (se quiser publicar como rascunho – nesse caso você terá que acessar a área administrativa do blog e publicar o artigo manualmente).

E você, já conhecia o Windows Live Writer? Se sim, o que acha? Se não utiliza, pensa em utilizar? Deixe sua opinião nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Já conhecia o Windows Live Writer, mas parei de utilizar pois um template do meu blog não ficava de forma correta, isso me impedia de criar os posts corretamente.

    Você pode atualizar o post, pois já é possível utilizar as tags H1, h2 e h3, bem como link nofollow e target blank diretamente do painel do blogger.

  2. Faz pouco tempo que comecei a usar o Windows Live Writer para postar no Blogger, usava até uma versão anterior. Bom, instalei o mais atual e só posso dizer que facilita e muito a vida de um blogueiro. Algumas vezes a ferramenta de postagem do Blogger da pane, mas com o W.L. Writer não tem problema (algumas vezes ele pode demorar até transferir e postar o conteúdo produzido, mas isso ainda é o mínimo) e facilita demais.

    R. Aires.

  3. Boa noite…

    Estou com problemas… O WLW está acusando que não pode acessar o blog com a senha e usuários informados. Já conferi milhões de vezes se estou digitando corretamente e ele continua dando erro… Já não sei mais o que fazer..
    Agradeço desde já

  4. Muito obrigado pelo comentário, é sempre importante quando outros utilizadores dão a sua opinião e partilham sua experiência,
    abraço.

  5. Eu uso já algum tempo é uma ótima ferramenta no auxilio de postagens, facilitando muito o tempo para postar textos, imagens e vídeos, além de ser bem mais pratico fazer algumas adaptações dos post através dos códigos. Não baixei a ultima versão que me parece que é beta, parece ter ainda mais recursos.
    No começo poderá ate estranhar um pouco depois não viverá mais sem está ferramenta para postagem.
    Recomendo!

    Carlos.