Como escolher um domínio próprio para seu blog profissional

Continuando a série de artigos sobre como criar um blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, hoje vou falar sobre como escolher um domínio próprio para seu blog profissional na plataforma Blogger / Blogspot, ou seja, registrar um domínio .com ou .net ou .com.br para seu blog. Exemplo aqui do Quero Criar um Blog, antes nosso domínio era http://querocriarumblog.blogspot.com agora é http://querocriarumblog.com.br, e ainda estamos hospedados no Blogger / Blogspot. Esse é um domínio próprio.
Já falei sobre o que é um blog profissional e como criar um blog profissional. Se você ainda não leu esses artigos, sugiro que clique nos links e leia antes de continuar, pois estou seguindo uma sequência e você pode se sentir perdido começando por esse artigo.

como escolher dominio proprio
Crédito imagem: www.pixmac.com.br

Como escolher um domínio para seu blog profissional

Depois que você já definiu o nicho de seu blog profissional, definir o domínio pode ser uma tarefa mais simples, pelo menos em teoria. Antes de definir o domínio de seu blog profissional é necessário ficar bem claro alguns pontos sobre o domínio que será registrado:

  • Ele deve, preferencialmente, conter a principal palavra chave de seu nicho
  • Ele deve ser fácil de ser lembrado pelo visitante
  • Ele deve agradar a você, antes de tudo
  • Não existe diferença quanto a extensão (.com .com.br .net), mas o interessante é que, se estiver disponível, registre pelo menos essas três extensões para evitar concorrência com esse domínio

Para definir o domínio próprio de seu blog profissional você pode, e deve, utilizar a mesma técnica utilizada para definir o nicho de seu blog. Tomando o exemplo do nicho “novo uno”, que foi nossa principal palavra chave, o próximo passo é descobrir se esse domínio está disponível para registro. Para isso podemos utilizar qualquer ferramenta de registro de domínios na internet. Nesse exemplo vou utilizar a ferramenta do UOL Host em https://dominios.uol.com.br/indexb.html
uolhost
Como mostrado na imagem acima, basta digitar o domínio desejado, escolher entre as extensões disponíveis (deixe todas marcadas) e clicar em Procurar. Veja o resultado.
uolhost
Se eu tivesse o interesse em registrar um domínio com a palavra chave “novo uno” poderia registrar www.novouno.net, www.novouno.net.br ou www.novouno.tv , ainda poderia fazer uma pesquisa para procurar por esse domínio em outras extensões, mas para nosso exemplo essa pesquisa já serve.
Como visto no exemplo acima teríamos um domínio próprio com a nossa principal palavra chave nele. O próximo passo seria clicar em Adicionar e depois registrar o domínio para que outra pessoa não o faça. Esse é um ponto importante, assim que encontrar seu domínio, registre-o rapidamente, não perca tempo, ou pode também perder sua palavra chave.

E se não for possível registrar um domínio com a principal palavra chave?

Nesse caso você pode tentar outras palavras chave de seu nicho até encontrar um domínio disponível, ou pode partir para uma outra estratégia, a de criar sua marca, sem pensar no nicho e trabalhar muito com ela para torná-la conhecida.
O meu blog GF Soluções, por exemplo, não possui uma palavra chave relacionada a meu nicho no domínio, mas mesmo assim recebo em torno de 4.000 visitas diárias, grande parte proveniente dos mecanismos de busca. Isso me exige muito trabalho no momento de escrever os artigos, principalmente com os títulos e descrições dos mesmos.
Já aqui no Quero Criar um Blog, consegui registrar um domínio próprio que está relacionado com minha principal palavra chave “criar blog”. Isso me ajuda muito, por exemplo, se você procurar no Google por Como criar um blog verá que ele aparecerá nas primeiras posições, em grande parte por ter a palavra chave no domínio.
Agora não perca tempo, defina seu domínio próprio e proceda o registro do mesmo rapidamente para não perder a palavra chave de seu nicho, ou faça como eu no GF Soluções e registre sua marca e trabalhe nela para que fique conhecida. Depois de registrar seu domínio basta direcioná-lo para seu blog hospedado no Blogger / Blogspot, veja no artigo abaixo como é fácil.

  • Como configurar um domínio próprio no Blogger / Blogspot

Qualquer dúvida sobre o assunto deixe nos comentários. Até o próximo artigo da série Blog Profissional.

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

7 Comentários

  1. Filipe

    No início estava bem repetitivo a pchave: blog profissional, mas do meio ao fim deu pra ler tranquilamente, realmente precisamos tomar cuidado com isso.

  2. Laurentino Mello

    @Lady GaGa Day: O valor é relativamente barato, compensa!

  3. Lady GaGa Day

    Existe algum jeito de nao poder pagar ? Ou colocar registros errados ?

  4. Gustavo Freitas

    Depende da empresa que escolher pra registrar seu domínio, é só fazer uma pesquisa na internet e escolher o serviço adequado.
    Nós registramos no UOL Host.

  5. Lahsat

    Esse domínio custa quanto por ano?

  6. Gustavo Freitas

    Ana,
    obrigado pelo comentário, e pelo complemento que trouxe ao artigo, principalmente no ponto de vista da visibilidade…
    abraço.

  7. Ana Karenina

    Oi Gustavo

    Este artigo abordou questões muito pertinentes, acompanho todas as suas dicas também para melhorar meu blog.

    Ter um dominio próprio realmente faz uma grande diferença para o blog, hoje os visitantes podem pesquisar no google facilmente se lembrarem o nome do blog, por isso é importante que ele seja fácil. Eu mesma faço isso sempre quando quero ter acesso rápido a um blog.

    Ter palavras que condizem com o conteúdo no dom;inio também é importante, mas quando não se pode fazer é uma saída otimizar os titulos como vc colocou, mas tem gente que usa a URL totalmente diferente do nome usado no blog, isso aí que acho prejudicial porque o leitor pode ficar confuso e ter que decorar duas coisas: a URL e o nome do blog.

    Independente de ser profissional ou não, ter um domínio próprio dá mais visibilidade ao blog, torna a vida do leitor muito mais prática e os blogueiros passam a te enxergar de uma forma melhor também.

    Eu acho que se o blogueiro pensar um pouco sob o ponto de vista do leitor será mais fácil ele saber o que agradará ou não o seu público.

    É isso, vou continuar acompanhando a série, estou curtindo bastante.

    Um Abraço 🙂

    @anakint

Deixe uma resposta