A partir do momento em que se decide iniciar um projeto de blog alguns passos se tornam imprescindíveis e dentre esses passos sem dúvida o da escolha do domínio para o blog é um dos mais importantes.

O motivo é facilmente justificável, o domínio costuma ser o primeiro contato do visitante com seu blog propriamente dito, ou seja, funciona como se fosse a porta de entrada para o que você tem a oferecer adiante e por isso mesmo alguns cuidados são necessários no processo de escolha, por isso elaboramos um artigo destinado a passar informações que possam ser úteis a você na hora de saber como escolher o domínio para seu blog.

Sabendo exatamente quais são as aspirações de seu blog é importante decidir se vai optar por um domínio grátis ou domínio pago e esse precisa ser o ponto de partida de sua busca, uma escolha equivocada poderá fazer com que lamentavelmente seus objetivos deixem de ser atingidos.

Um domínio gratuito é mais aconselhado para blogs sem grandes aspirações no aspecto de monetização, pois não transparece em um primeiro momento grande profissionalismo, existem algumas opções nesse sentido que podem ser interessantes, como por exemplo, o domínio .tk.

Domínios pagos são mais aconselhados para um blog profissional ou blog que tem como objetivo a monetização, pois, mostra maior seriedade e consequentemente aumenta a credibilidade do projeto.

Uma dúvida recorrente é, sobre qual extensão de domínio escolher, para tanto farei uma breve relação com as principais extensões e seus respectivos significados.

.com – Domínio internacional, originalmente significa abreviação de comércio, porém pode ser utilizado livremente em qualquer projeto e é um dos mais utilizados devido seu peso junto aos buscadores.

.com.br – Extensão Nacional do .com, mais utilizado em sites que visam o público Brasileiro, embora não exista regra que proíba sua utilização em quaisquer projetos, na atualidade.

.net – Extensão de domínio internacional normalmente utilizado para sites que abordam assuntos ou oferecem serviços voltados à internet, entretanto pode ser utilizado em quaisquer projetos e é um dos domínios em maior ascensão em número de utilização nos últimos anos devido a seu peso junto aos buscadores e o esgotamento de domínios .com e .com.br para determinados termos de grande concorrência.

.info–Extensão de domínio orientado a sites de conteúdo informativo, também não tem restrição quanto à sua utilização e possui peso considerável para os buscadores.

Leia também: Como escolher nome para blogs

Eduardo Silva

Sul Mato Grossense de coração! Futuro Web Design e Design Gráfico. Tenho 21 anos e adoro tecnologia e internet!

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.