O sucesso de um blog depende de alguns fatores, que podem variar de um nicho para outro. Alguns fatores que podem ser relacionados a todo tipo de blog são a qualidade dos artigos, o número de visitantes e o número de comentários nos artigos.

Sobre a qualidade dos artigos de um blog já falei no artigo Como criar conteúdo de qualidade para seu blog. Nesse artigo o assunto está relacionado com  o número de visitantes e o número de comentários nos artigos.

Técnicas de SEO são essenciais para o crescimento de um blog e nesse ponto não pode existir qualquer dúvida. Mas é essencial que existam visitas provenientes de outras fontes que não sejam os mecanismos de busca.

Para aumentar o número de comentários de um blog, por exemplo, é preciso diversificar, pois geralmente os visitantes provenientes dos mecanismos de busca comentam muito pouco. Os comentários virão dos leitores assíduos de seu blog, como os assinantes de feeds e os amigos das redes sociais. Para isso é necessário que trace uma estratégia de divulgação dos seus artigos nos agregadores de conteúdo.

Porque divulgar meu blog em agregadores de conteúdo?

O motivo principal para divulgação dos seus artigos nos agregadores de conteúdo é a qualidade do tráfego que um agregador de conteúdo pode trazer para seu blog. Nem sempre o agregador que traz mais visitantes será o ideal para o crescimento de seu blog, isso vai depender muito do nicho ao qual está inserido. Como tenho blogs em vários nichos (metablog, futebol, vagas de emprego, wordpress, Blogspot) tenho vivenciado esse fenômeno. Você precisará testar em qual agregador seu blog irá ser melhor divulgado. Vou relacionar alguns agregadores de conteúdo com os quais tenho trabalhado e obtido resultado.

dihitt, cadastro, blogspot, blogger

dihitt

O diHITT é um agregador de conteúdo que une ferramentas de redes sociais com a publicação de notícias por parte da comunidade, que vota e escolhe as melhores notícias.

rec6

O Rec6 faz parte da rede Via6. Está passando por mudanças e se integrando ao Twitter, o que tem trago muitos visitantes dessa rede social.

linkk

O Linkk se auto define como “um gerenciador de conteúdo onde quem decide quais notícias serão publicadas, é você”.

ocioso

No Ocioso a escolha dos artigos que serão publicados são da equipe do site. Isso pode demorar, como também pode não acontecer. Mas vale a pena testar, pois já consegui mais de 2.600 visitas no Ocioso, num dia e num único artigo.

twitter

Apesar de não poder ser considerado um agregador de notícias o Twitter exerce sim essa função. Quando você envia um link de seu blog para seus seguidores no Twitter pode conseguir muitas visitas de qualidade.

Conclusão

Esse artigo trouxe um assunto que talvez você ainda não estivesse a par, como os agregadores de conteúdo podem auxiliar no aumento das visitas de seu blog e ainda no aumento dos comentários nos artigos. A lista de agregadores é infinita e ainda indico os agregadores abaixo:

E você, qual agregador de conteúdo utiliza com sucesso para divulgar os artigos de seu blog? Deixe nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

7 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Equipe, queria saber como faço para meu blog ter comentários moderados por mim e tambem como faço para personalizar meu blog… ELE É DO BLOGGER…

  2. Webmaster,
    estranho seu comentário, nunca recebemos nenhum comentário nesse sentido. Ilegível? Sinceramente acho que foi bem infeliz nesse comentário anônimo, já que seu perfil está indisponível.

  3. Amigo. seu conteudo é bom, mas seu layout deixa muito a desejar, muito ilegivel, sei que pode fazer melhor.

    Abraços

  4. Seu blog é ótimo, meus parabéns para você amigo!
    Tenho um blog com mais de 4 anos de vida e tenho certeza que ele se enquadra aos vossos tutoriais!

  5. Water,
    Teste outros agregadores sim, descubra quais trazem mais resultados para seu blog, mas sempre divulgue em pelo menos 5,
    abraço.