O WordPress é um CMS que possibilita criarmos sites e blogs de altíssima qualidade e com pouca utilização de programação.

Mas se quisermos diferenciar nossos projetos, principalmente se trabalhamos com desenvolvimento para web, chega um momento em que é necessário obrigatório alterarmos páginas e outras funcionalidades, como por exemplo, uma sidebar diferente para cada arquivo.

Hoje vou mostrar como é simples criar páginas personalizadas no wordpress.

Como exemplo, vamos criar uma página onde não queremos que a sidebar, os comentários e o rodapé apareçam. Vou criar a partir do arquivo page.php, mas poderia ser qualquer outro. Após remover todo o conteúdo que citei que não gostaria que aparecesse acrescentei a linha abaixo no início do novo arquivo e o renomeei com o nome de newpage.php.

<?php /* Template Name: newpage */ ?>

Agora para finalizar basta clicar em nova página, escrever o assunto que quero nessa página e a seguir em “atributos” escolher “Modelo” e selecionar o arquivo newpage.php e publicar. Simples assim.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo! Se eu no caso quiser outro tema para minha página, como funcionaria?
    Por exemplo, tenho no meu dominio principal um tema X para todo meu blog, mas quero que apenas a aba ‘parceria’ seja diferente, não apenas em página mas com outro tema que escolhi, tem como?

  2. Muito bom!

    Deixa como sugestão colocar uma imagem de exemplo de como ficou o resultado final, e quando houver mudança na codificação, postar arquivos para download no post.
    Parabéns!!
    Aslam