Eu já escrevi no GF Soluções uma maneira de colocar um formulário de contato no Blogger/ Blogspot através do FormSite. Mas é lógico que existem outras maneiras. Uma delas é através do Google Docs. Acesse http://docs.google.com e clique em Novo – Formulário. Dê um nome para o formulário, o meu vou chamar de Formulário de Contato. Agora vamos preencher as perguntas que serão respondidas pelos visitantes que quiserem entrar em contato.

Nós faremos cinco perguntas (Nome, E-mail, Site, Assunto e Mensagem), preencha o título da primeira pergunta (Nome), em texto de ajuda escreva (Digite seu nome (obrigatório)) em tipo de pergunta selecione texto, marque a caixa tornar essa pergunta obrigatória e clique em concluído.

Repita essa operação para as outras perguntas clicando em Adicionar pergunta, mas em Site não marque como obrigatório, pois nem todos possuem um endereço de internet.Veja abaixo como ficou o meu formulário de contato.

Agora crie uma página utilizando o novo recurso do Blogger de criar páginas. Abra o formulário criado e clique em formulário – incorporar formulário em uma página web… copie o código e cole na aba Editar HTML de sua página e pronto, você já tem um Formulário de Contato.

Atualização

Artigo complementar: Como receber notificação do formulário de contato do Google Docs.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

92 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá, estou tentando inserir o formulário pro no meu blog porém não compreendo o que fazer quando é dito no site pro assim:

    1. Para copiar pressione as teclas Ctrl + C
    Com todo o texto selecionado basta copiar o conteúdo para a memória do seu computador

    2. Para colar pressione as teclas Ctrl + V
    Abra o arquivo html de sua home page e cole o conteúdo no local onde deseja que o formulário apareça:

    Eu até salvei, no meu computador mas nem sei se fiz direito pq qdo entrei no meu blog para abrir através de ‘inserir imagens’, apareceu uma mensagem assim: servidor rejeitado

    Por favor me ajude a inserir esse bendito formulário?

  2. Olá, gostaria de saber como faço para adicionar mais perguntas. Eu clico em adicionar itens, mas a opção "perguntas" está apagada, ou seja, não tem como selecioná-la.
    Obrigada.

  3. Gostei muito da dica. Já estou usando.

    Pergunta: é possível gerar gráficos a partir destes formulários de perguntas?

  4. Larissa,
    de qualquer maneira você terá que colocar o formulário em uma página, ai de posse desse link (dessa página ou artigo) você vai ao menu e coloca lá. Para colocar vá na área administrativa de seu blog, na aba Editar html e procure pelo código do menu, uma dica é clicar em F3 e procurar por contato, substitua o valor em href= pela url onde se encontra seu formulário.
    abraço.

  5. Gustavo, olha só eu gostaria de colocar o formulário no meu menu.
    Não gostaria de ter que criar uma categoria nem uma página. Eu já atenho o HTML escrito contato no menu, só preciso que alguém clique nesse menu e seja redirecionado para o formulário.
    Entendeu? Tem alguma maneira de fazer isso?

  6. Obrigado pessoal pelos comentários, ficamos muito contentes em saber que a infomação está sendo útil.

    Abraços!

  7. eu estava querendo colocar Formulário de contato no meu blog… Enfim… achei este blog com esta maravilhosa postagem. Me ajudou! Obrigado! Irei seguir o blog!

    Abraço!

  8. Gente, eu não estou achando essa opção????:

    "clique em formulário – incorporar formulário em uma página web…"

    RODEI TUDO… JÁ CLIQUEI EM TUDO!!!

    A partir da segunda fez…toda vez que vou criar, não aparece mais aquela imagem "questionado onde deseja incluir a nova página" porque isso? Será que o blogger já memorizou? Minha antiga escolha foi "Barra lateral do blog"

    Meu blog é: http://bhipglobalbrasil.blogspot.com
    Meu e-mail princial é: [email protected]

  9. Olha, eu já criei VÀRIOS desses formulários, mas eu faço ele, bonitinho e tals mas um dia eu fui fazer o teste e eu vi em todos os e-mails que eu tenho para ver onde foi parar os dados do formulário quando é enviado para o e-mail do dono do blog e tals.. e não achei! acho que tem um erro no envio desses formulários! ME AJUDEEEEEM!!

  10. muito boa esta postagem, meu formulário está legal. Porém, aparecem as barras de rolagem, isso atrapalha o visual de meu blog, vcs saberiam como tirar isso? Eu gostaria de fazer o formulário enviar um e-mail automático, agradecendo o contato (para o email, alguem saberia como fazer usando esta mesma planilha do docs?
    Desde já agradeço

  11. Boa dica. Pena que o formulário não é muito customizável, daí deixou a desejar na estética.

    Mas valeu a dica.

  12. Gustavo,
    Fiz o formulario de contato, mas existe um pequeno problema, as duvidas não chegam até o meu e-mail apos enviadas.
    O que eu fa

    Att, Alceu Kunz

  13. Gustavo, muito obrigado.

    Consegui fazer…. ficou bem legal, valeu mesmo.

    Depois eu tento vê se consigo colocar o formulário do ferramentasblog, ele é mais objetivo, por ir direto ao e-mail.

    Mas de qualquer forma, OBRIGADO 😀

    Me ajudou muito 😉

  14. Tem sim, esse formulário aqui fica no mesmo blog, só que dá incompatibilidade com as páginas do blogger. sugiro que crie um post mesmo coloque o formulário e na data coloque do início do blog, assim não aparecerá na página inicial.
    abraço.

  15. Fiz um formulário de contato, mas quando vou colocar em uma página da erro… dai tive que fazer em outro blog. Gostaria de saber se tem como o formulário ficar no mesmo blog?

  16. Cara, muitoooo bom !!
    Excelente trabalho, a tempos procurava algo do tipo, finalmente pude encontrar, grato pela solução.
    Abraço

  17. Ola Gustavo,consegui colocar no meu blog,não consegui deixar como esta ai em cima,na parte da mensagem de texto ficou pequeno apenas um risco,como eu faço pra deixar o espaço maior como aqui?outra coisa,no assunto,não ficou aquela flechinha para baixo para selecionar a opção,ficou escrito um do lado do outro,tem como arrumar?Gostaria que ficasse extamente igual a este!Muito obrigada pela atenção,adorei

  18. Opa, desculpe. Desconsidere a minha pergunta. Acho que você já respondeu mais acima. Vou tentar então.

    Abraço!

  19. Muito obrigado pela dica!
    Gostaria de saber como que eu faço para receber um e-mail avisando que uma pessoa deixou uma mensagem para mim no formulário de contato?

    Abraço!

  20. Amigos, para ficar sabendo quando alguém respondeu o formulário basta fazer o seguinte:

    1. Na página inicial do Google Docs, clique no formulário desejado.

    2. Clique na aba "Tools" e depois em "Notification rules".

    3. Marque as opções "A user submits a form" e "Email – right away".

    4. Salve as modificações.

    Cada vez que alguém responder às perguntas do seu formulário, uma mensagem será automaticamente enviada para o seu e-mail do Google.

  21. Otimo esse formulario

    para ver a resposta é só ver sua conta google, em google docs,
    vc clica no formulario e ve as perguntas o assunto tudo
    e se quiser responder responde para o email do autor da pergunta, pratico e facil.
    quanto ao tamanho é só ir em editar pagina e colocar na pagina em editar HTML, vai em "width="760" " e diminui. op meu mesmo coloquei em 400, mas é muito simples e pratico. adorei!

  22. Olá, tem como alterar o tamanho da fonte? E quando altero o tamanho no html, fica uma barra de rolagem (eu acho feia). Tem como reduzir de tamanho mesmo e ficar proporcional ao tamanho da postage do blog? Obrigada

  23. Ana,
    obrigado pelo comentário, é muito importante sabermos que nossos leitores pensam dessa maneira a respeito de nosso trabalho,
    um abraço.

  24. Arthur,
    obrigado pela sugestão, já estamos providenciando uma logo e ai criaremos nosso favicon,
    um abraço.

  25. PQ vc num muda o favicon do seu blog?
    desculpa num ter a ver com o assunto, mas o blog eh bom um icone ia fica melhor

  26. grande dica, estava precisando mesmo de um formulario facil e rapido, só tenho uma duvida, como faço para editar a parte visual? entrar no editor de form que aparece quando vc cria ele pela primeira vez, pois agora abro ele no googledocs e ele abre como uma planilha mesmo.

    obrigado desde já!

    http://redassracing.blogspot.com/

  27. OBRIGADO PELO SEUS TRABALHOS,EU TENHO UM BLOG DE ARTESANATO,E HOJE NÃO SEI COMO CONSEGUIR TIRA OS BLOG QUE EU COLOQUEI NO MEU BLOG,SÃO MINHAS SEGUIDORAS , QUE EU COLOCO NO MEU BLOG COMO PROPAGANDA VOCE ENTENDEU? E AGORA COMO FAZER PARA TER DE NOVO, POIS QUANDO EU FAÇO UM LAYOUT,NÃO TEM A PARTE PARA ADICIONAR.QUE DEUS LHES DE EM DOBRO O QUE VOCES TEM FEITO POR NOS.EMILIA

  28. excelente o Blog, mais o caeté aqui ainda não assimilou as dicas do formulário no docs. uma hora fui dar na tal planilha e havia um comentario desairoso e chulo. deletei mais depois pensei que deveria anotar o e-mail. não sei se estou certo. sou novo no assunto
    um abraço a todos.

  29. @Balbino,
    o maneira de utilizar foi alterada pelo Google Docs. com o formulário aberto clique em formulário – incorporar formulário em uma página da web, ai é só copiar o código que será mostrado e colar em sua página.
    um abraço.

  30. Oi, desculpa a pergunta tosca mais não consegui acha o código.

    Criei depois fui la no inicio e cliquei em formulario de conta ae ele abriu em uma planilha so que não to conseguindo agora acha a opção "Incorporar formulário" além disso ele ta em inglês aqui

  31. oi como deixo ela desgrudada do lado esquerdo tipo chegar mais para direita ,mas só as letras ,obrigado pelas belas postagem

  32. @Tiago,
    você precisa acessar o Google Docs e procurar pelo formulário que você criou, ai abra ele e leia as mensagens enviadas,
    um abraço.

  33. Muito legal esse blog, adorei o Post mais eu não consigo ver os formularios que as pessoas me enviam onde eu posso ve-los porque eu não consigo achar essa "Planilha" Ok?

    Obrigado

  34. @Bia: você pode ver numa planilha do Google Docs.

    Abraços!

    @witian: Ate o momento só sabemos da possibilidade de visualizar pelo Google Docs.

    Abraços!

  35. Muito bacana este tipo de formulário. Mas eu pessoalmente uso o do kontact, que acho bem interessante também e tem a opção de abrir ele em Ajax(abre a partir de um link por cima do site), que é exatamente o que uso.

    Abraços

  36. Olá !! estou aprendendo muito com vcs!
    Formulário criado – tudo certo – mas eu queria colocar uma caixa de "mensagem enviada", mas no blogger só aparece uma tela de acesso à conta do gogle, tem como mudar isso? Outra coisa: como aumentar a caixa de texto do formulário para que a pessoa veja o que escreveu? Obrigadíssima.

  37. @Marcos Ribeiro,
    obrigado pelo comentário, nosso objetivo aqui é justamente esse, ajudar os outros,
    um abraço.

  38. Muito bom trabalho. É impressionante como ainda existem pessoas que se preocupam em ajudar os outros.
    Parabéns a vocês !!!

  39. Olá amigo, suas dicas são ótimas nós do blog: pubwebtv.blogspot.com , sempre estamos catando elas por aqui . Parabéns e forte abraço.

  40. Olá Gustavo!

    Eu fiz todos os passos que vc ensinou, mas na parte que vc diz:

    "cole na aba Editar HTML de sua página e pronto, você já tem um Formulário de Contato."

    Eu não entendi essa parte, a aba q vc diz é a do blog?
    Se for, em que local lá na aba eu coloco o código?

    Um abraço!
    Esse blog é show, estou aprendendo muito!

  41. Ué achei que o O gustavo é que iria responder… Bom agradeço a informação e o post!!! Fico feliz em ter onde recorrer na busca de informações. Um bm crescimento ao blog.
    Um abraço!

  42. Agulha3al: Na verdade, chega um e-mail somente informando que existe uma mensagem no formulário, o gerenciamento das mensagens é feito através do módulo de planilha do Google Docs.

    Obrigado pelo comentário,

    Abraços!

  43. Boa tarde Gustavo!! crei o meu formulario utilizando suas dicas, mas ficou um dúvida que não encontrei resposta sozinho… como ser notificado por e-mail? não encontrei isso nas configurações. Sou muito ruim em inglês…

  44. Melhor formulário que encontrei até agora é do site http://wufoo.com/
    Ele deixa fazer apenas 3 formulários, é um pouco mais complicado para configurar mas com certeza é o mais decente.

    tem várias opções interessantes.

  45. @Neuronios Escassos: Ficamos muito contente em saber que o blog tem lhe ajudado, nossa intenção é justamente essa.

    Muito obrigado por sua participação,

    Abraços!

  46. Ótima dica Gustavo, utilizei para criar um formulário de contato para meu novo projeto que entrará no ar segunda-feira próxima.

    Obrigado!

  47. Estou aprendendo HTML por mim mesmo e esse tutorial me foi muito util, assim como o link para o outro tuto sobre criação de paginas. Me perdi um pouco porque estou com a imagem direto no template e não nos gadgets, mas deu tudo certo. Obrigado!

  48. @Condec Design,
    eu não aperfeiçoei o formulário, eu faço da maneira que você descreveu, não sei se existe uma maneira de fazer isso, mas se houver será muito interessante e produtivo,
    um abraço.

  49. Oi, eu fiz tudo e consegui. ficou bom.

    mas só consegui fazer com que chegue uma notificação no gmail, avisando de que um usuário mandou o formulário.(sem a msg)

    gostaria de saber se tem como ver a mensagem do usuário direto na notificação e responder direto pela notificação para o usuário.

    pois é um trabalhão, ir até a planilha dos formularios, ler a mensagem, selecionar o email e responder.

    pensei em por uma fórmula na célula mas não sei como usar as fórmulas la no Google docs.

    Como você fez?

    Obrigado e abs
    Condec

  50. @Leandro,
    para pegar o código abra o Google Docs em http://docs.google.com/ e abra a planilha que você criou, clique em Formulário – Incorporar formulário, ai basta copiar o código e colar em seu blog.

    @Made in Anime,
    O formulário é configurável, basta acessar a página em que colou o código do formulário e entrar no modo Edita HTML e mexer na largura e altura.

  51. olá eu segui todos os passos conseguir o código
    coloquei no meu blog
    só quem tem um problema
    o formulário de contato ficou com um tamanho fora do padrão ficou muito grande
    desproporcional
    o que fazer
    meu blog é
    madeanime.blogspot.com
    o e-mail é
    [email protected]
    agradeço e aguardo resposta

  52. Boa tarde caro amigo, Estou começando a entrar no mundo dos blogs e ainda sou leigo em certas partes.
    Segui passo passo a instruções para criação do formulário, deu tudo certo, mas não consegui o codigo html para postar, sera que vc pode me ajudar?

    Obrigado!

    Parabens pelo blog