O Blogger tem passado nos últimos meses por mudanças necessárias e bem vindas, mas algumas funcionalidades básicas ainda fazem muita falta, principalmente para os blogueiros iniciantes. Uma delas é um formulário de contato, ferramenta muito importante para que os visitantes e parceiros possam se comunicar com o administrador do blog. Já ensinei como criar um formulário de contato utilizando o Google Docs e como criar um formulário de contato utilizando o FormSite. O Laurentino Mello já ensinou como criar um formulário de contato com o site FormulárioPro. Todas essas dicas continuam valendo, mas hoje vou lhes apresentar um outro formulário, criado pelo Marcos Lemos do Ferramentas Blog.


Para criar seu formulário de contato é muito simples, basta seguir os passos descritos pelo Marcos no artigo Como criar um formulário de contato para Blog. Iniciativas como essa devem ser divulgadas, o Marcos está de parabéns por disponibilizar um código que lhe deu um grande trabalho para desenvolver. Se você for utilizar o código, por favor, não retire os créditos do desenvolvedor, é o mínimo que podemos fazer para agradecê-lo pelo empenho e solicitude em compartilhar seu conhecimento conosco.

Apenas um detalhe, aqui no QCB não consegui criar o formulário dentro de uma página, como mostrado no tutorial do Marcos, mas isso é mais uma incompatibilidade, acredito eu, de algum hack de meu template com essa nova funcionalidade (ainda não conseguimos criar nada com as páginas novas), então utilizei a maneira anterior de criação de páginas, veja aqui como ficou o nosso formulário de contato.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

8 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. ola! Gustavo

    Obrigado por suas dicas são maravilhosa !
    Tenho tido um problema no blog que não consigo resolver , criei a pagina criei o formulario de contato ,mas quando colo o codigo HTML o formulario não aparece, a pagina não abre e o codigo HTML APRECE NO LUGAR DO FORMULARIO .não sei o que fazer? Por favor me ajude !!
    Grata
    Calmon

  2. Muito boa a iniciativa dele….Certa vez ele divulgou um serviço de formail que tenho igualzinho…Agora ele mudou de endereço, está aqui:

    http://www.piovezam.com/formail

    É bem simples também, basta acessar a página preencher os dados e o código é gerado. quem quiser dar uma olhada.

    Ajudem-me por favor…Como você mesmo disse, divulgar essas ferramentas é muito biom.

    Flw.

  3. Olá,

    Tenho um blog (revistadosesportes.blogspot.com)e não acho outro template de futebol ao não ser esse que tem no meu blog. Quase todos tem o mesmo template. Gostaria que se possível vc postasse ou me mandasse um template com o menú de 6 cm.

    Obrigado, Almir

  4. Olá, Gustavo!

    Todas as opções apresentadas são bem interessantes!

    Particularmente, optei pelo Wufoo, que é outro serviço que oferece formulários bem flexíveis e interessantes.

    Um abraço!