Olá, leitores do Quero Criar um Blog. É com prazer que escrevo aqui a convite do Gustavo. Espero que seja o primeiro artigo de muitos.

O processo de escrever em blogs Pois bem, nesse artigo vou dar uma introdução sobre como criar textos para o seu blog.

O processo de criação de textos é, pra mim, o principal componente de um blog. Não adianta ter cuidados somente com templates, com feeds, com widgets, se você não priorizar o que tem de mais importante, o conteúdo. É ele que vai atrair visitantes para sua página.

Para criar textos de qualidade para seu blog, há de se levar em conta dois fatores básicos:

  • Ter ideias (criação)
  • Transferí-las para o papel ou tela (escrita)
  • Olhando assim se torna simples, fragmenta o bicho de sete cabeças que parece ser. Quando se segue etapas, o processo vai se tornando cada vez mais simplificado.

    Como ter ideias

    Quando falo em ideias, me refiro a inspiração. Muita coisa pode ser usada para aflorar as ideias. Um bom exemplo é você pegar um caderno e escrever possíveis títulos de artigos. A maioria dos compositores compõe músicas começando pela melodia, não pela letra. Pense na melodia como o título. Escreva vários, e depois vá moldando os artigos em torno deles.

    Outra coisa que pode ser aproveitada são os comentários de leitores. Considero uma fonte riquíssima. Das dúvidas, complementos ou críticas deles aos artigos, outros mais podem surgir.

    Ler também é fundamental. Acompanhe outros blogs do seu nicho, analise o que eles dizem.

    A hora de escrever

    Depois de ter a ideia, é hora de escrever. O importante é que você seja claro e objetivo no que vai expressar. Use links de outros artigos seus  para complementar a linha de raciocínio sobre o que você está escrevendo, se for necessário.

    Erros de português são erros primários que devem ser evitados, pois podem espantar leitores. Por isso, é importante que você releia várias vezes o artigo antes de publicá-lo. Corretores ortográficos e dicionários online também podem ajudar.

    E se for possível, use imagens para ilustrar seus artigos. Além de ser também um complemento, torna seu blog mais interessante de ser observado.

    Pra terminar, gostaria de repetir que isso é apenas uma introdução à esse assunto, e que com certeza vou tornar a tocar nele. Afinal, essa parte de criação de textos merece uma atenção especial, pois é um dos grandes segredos do negócio.

    Junior Silva

    Um blogueiro apaixonado por música, internet e tecnologia. Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet, é criador e editor do blog Caixa do Junior. Presente...

    Participe da conversa

    8 Comentários

    Comentários

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Amigo do tópico aí de cima, eu estava sempre com problemas para criar o blog no blogspot. Sempre que queria ter um domónio eles falavam que estava indisponível. Aí vi que tem empresas de hosting que fazem essa parte de dominio, contratei uma, a inter.net, que logo de cara me deu um domínio e meu blog, ele tá em WP mas msm assim tô adorando! Achei bem mais vantajoso contratar uma empresa de hosting.
      Sempre leio as materias daqui, eu adoro!Pego várias dicas!

    2. @Lord Daniel
      Muito obrigado.
      E aguarde, que com certeza vou voltar a tocar nesse assunto.
      Abraços

      @Lugirão
      Olá, Lu.
      Pode usar a dica que funciona.
      Eu mesmo uso esse método.
      Obrigado e abração.

    3. Muitas vezes me inspirei em comentários feitos no blog para criar meus textos.
      Achei interessante a dica de começar pelo titulo, sempre escrevo o texto e depois coloco o título.
      Vou usar essa dica.
      Muito bom.

    4. Júnior,
      parabéns pelo primeiro artigo escrito aqui, tenho certeza que outros virão.
      quanto ao assunto, é isso mesmo, o conteúdo de um blog é mais importante que qualquer outra coisa, pois é ele que vai trazer o visitante e fazê-lo voltar mais vezes,
      grande abraço.