Como criar sites a partir de um blogspot? Entenda como funciona os templates e sites que rodam com o Blogger, o Google Blogs.

Depois que publiquei o artigo 6 sites incríveis que usam o Blogger e ninguém imagina no meu blog, algumas pessoas queriam saber como o Blogger, limitado como é, poderia servir para criação de sites, e não só serviço de blogging, e ainda o que certamente foi utilizado para criação daqueles templates, é que alguns desconhecem o que faz uma página aparecer aqui com todos os elementos visuais que vocês estão vendo, que são os códigos.

Bom, para editar ou criar templates Blogger é preciso aprender um pouco de html e css, isso vai alterar elementos estruturais do layout, como a sidebar (coluna lateral), cabeçalho, rodapé e as cores, texturas e imagens. A nova onda da web agora é a criação de páginas mais dinâmicas, usando o Html5 e CSS3, que substituem as últimas gerações destes códigos, que era o xhtml e css, e o velho html.

Mas não são apenas essas linguagens necessárias, já que se usa muitos efeitos, slides e programinhas dentro de certos templates, e isso são conseguidos com códigos javascript por exemplo, e há como hospedar um código javascript no Blogger, bem como fazer ligações do código fonte a um host externo, onde o código está hospedado.

Para quem gosta de se aventurar nesses códigos, principalmente o html e css, pode fazer isso passeando pelo código fonte de seu template, que é inteiramente editável, isto explica por que é possível a criação de sites através do Blogger. No entanto, você pode criar seu próprio template sem colocar um “dedo” nessa área de html aí, como? Simplesmente utilizando o design modelo do Blogger, que além de eficiente possui templates base muito bons. Abraços!

Neemias Martins

Estudante de Iniciação Científica em Matemática, músico tecladista, e blogueiro que tem se dedicado à partilhar seus conhecimentos. Gosta muito de tecnologia e design. Você me encontra também no...

Deixe um comentário

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.