Se você tem um blog na plataforma Blogger / Blogspot já deve saber que não existe uma maneira simples de criar páginas para fins específicos como “Política de Privacidade”, “Fale conosco”, “Sobre”, entre outras. Mas você pode criar “posts” especiais para esse fim. Basta utilizar a nova função do Blogger que permite agendar o post para uma data específica. Basta você colocar uma data próxima do início do seu blog e depois colocar um link para o post que criou.

1. Acesse o painel de controle de seu blog

2. Crie um novo post

3. Coloque o título, nesse caso vou colocar Política de Privacidade

4. Em marcadores coloque páginas

5. Agora clique em “opções de postagem” como na figura abaixo e coloque uma data e hora bem próxima dos primeiros posts do blog

6. Agora escreva o texto do post, se quiser pode copiar o do GF Soluções aqui
7. Clique em publicar
8. Acesse o blog e localize a página criada. Uma dica você pode pesquisar pela página ou então entrar nos arquivos do mês em que salvou e então abrir.
9. Copie o link dessa página
10. Abra novamente o painel do blogger e clique em Layout – Elementos da página.
11. Clique em adicionar um Widget
12. Selecione Lista de Links
13 preencha como a figura abaixo, o título “páginas”, em URL do site coloque a URL de seu post criado e em nome do site coloque Política de Privacidade

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

56 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. gostei muito dessa matéria e de várias outras do site está me ajudando muito,pois está mostrando me qual o melhor caminho para começar bem com um blog obrigado!

  2. Olá Gustavo.
    Dentro desse artigo eu não consigo criar página no meu blog.Abro em artigo só que é totalmente diferente do exemplo que vc nos dá, não aparece opção de postagem nem elementos da página,ou seja,não aparece nada, Simplesmente dá para escrever artigos, salvar e ele vai para blog. O meu template é grandenally red. Tem como vc me ajudar? Abraços
    Rosilene

  3. Cindel,
    aconselho que entre em contato com o desenvolvedor do template, ele poderá lhe informar como fazer essa ligação,
    abraço.

  4. Olá! baixei um template para o meu blog onde já vem a opção de "entre em contato", "perguntas frequentes", etc… Gostaria de saber como adicionar conteudo a esses links. Quando clico neles no blog, nada acontece. fui em editar html e no meio daqueles códigos nao achei nenhum lugar óbvio onde pudesse acrescentar conteudo.
    Será que algupem pode me ajudar?

  5. @Roger Poletto: Primeiramente deve ser visto qual tipo de gadget você deseja inserir na página.

    Abraços!

  6. Olá. gostaria de saber como crio paginas com gadgets nelas.
    O problema eh que na minha pagina inicial eu tenhu um navbar, desse navbar tenho menus e em um das opções ha varias opções de escolha, ate ai tudo bem, uma pagina chama a outra, o problema eh que preciso colocar um gadget nela e nao sei como, você poderia me ajudar ?

  7. olá, caro colega… vou reperguntar o que ja foi perguntado, mas vou colocar de uma maneira que me parece mais clara: no meu blog (http://fesemmedo.blogspot.com/) eu usei o gadget Paginas e fiz uma barra de paginas, depois criei duas paginas extras além do Inicio. meu problema é que eu nao sei como adicionar qualquer coisa nelas! tudo que eu posto pelo caminho nromal de postagem, vai pro inicio e, eu nao sei de nenhum outro jeito de postar. deu pra entender meu problema? é que eu queria colocar coisas exclusivas nas outras paginas (inclusive, escolher qual pagina colocar o que)… espero ter me feito entender!

  8. olá, caro colega… vou reperguntar o que ja foi perguntado, mas vou colocar de uma maneira que me parece mais clara: no meu blog ( http://fesemmedo.blogspot.com/ ) eu usei o gadget Paginas e fiz uma barra de paginas, depois criei duas paginas extras além do Inicio. meu problema é que eu nao sei como adicionar qualquer coisa nelas! tudo que eu posto pelo caminho normal de postagem, vai pro inicio e, eu nao sei de nenhum outro jeito de postar. deu pra entender meu problema? é que eu queria colocar coisas exclusivas nas outras paginas (inclusive, escolher qual pagina colocar o que)… espero ter me feito entender!

  9. Eduardo diz…
    Estou com o mesmo problema que meus amigos acima, ou seja, a página criada é tb publicada na página principal. Segui os comentários e mudei a data para a próxima da criação do blog, porem sem sucesso. Socorro o que fazer? Será que é alguma configuração q esta errada?
    Grato

  10. Tipo eu consegui, ele ficou na coluna do blog, mas tambem ficou na parte do meio (principal) tem como tirar do meio sem tirar da coluna?

  11. @Junior: Siga os procedimentos abaxo:

    – Acesse a área de edição da postagem;
    – Clique em Opções de postagem;
    – Coloque uma data retroativa, preferencialmente, uma que seja perto da do início do blog.

    Espero ter ajudado!

  12. Mesma dúvida aqui, eu criei a nova página e foi certinho. Agora queria saber como adicionar uma postagem exclusivamente nesta nova página, sem que essa postagem apareça na página inicial do blog.

    Obrigado.

  13. @WALTER: A página criada em estilo de menu é a postagem propriamente dita. Se deseja que ela não fique na página inicial, deve alterar para uma data antiga.

    Esperto ter ajudado,

    Um grande abraço!

  14. FIZ COMO ENSINA NO BLOG..SÓ QUE QUANDO PUBLICO O QUE É PARA FICAR NA PÁGINA CRIADA DO MEU BLOG, É PIBLICADA TAMBÉM NA PÁGINA INICIAL. COMO FAÇO PARA QUE SÓ FIQUE NA PÁGINA CRIADA COMO VC ENSINA E NÃO NA PRIMEIRA PÁGINA.???

  15. CARO AMIGO FIZ COMO ENSINA.
    MANDO PUBLICAR O TEXTO, SÓ QUE AÍ ELE FICA PUBLICADO NÁ PÁGINA PRINCIPAL E TAMBÉM NA OUTRA PÁGINA CRIADA. QUERO SABER COMO FAÇO PARA TIRAR A PUBLICAÇÃO CA PRIMEIRA PÁGINA.

  16. @Admin,
    No blogger não tem como você colocar uma página como inicial (padrão), o sistema dele é de data de postagem, espero que tenha entendido sua pergunta,
    um abraço.

  17. Mas Gustavo, só queria saber como eu crio uma página inicial para o blog, sem ser as ultimas postagens vc sabe? 🙂

  18. Obrigada pela dica,fiz e deu certinho,estava tendo um trabalhão para montar páginas em HTML e hospedar em outro site,agora ficou simples,rápido e fácil.

    Este Blog é simplesmente o máximo,obrigada,beijinhos….

  19. @Wilamis R.: Siga os procedimentos abaxo:

    – Acesse a área de edição da postagem;
    – Clique em Opções de postagem;
    – Coloque uma data retroativa, preferencialmente, uma que seja perto da do início do blog.

    Muito obrigado pela participação, qualquer dúvida, pode nos contactar por meio dos comentários.

    Abraços!

  20. Bom dia Gustavo!
    Você tinha pedido pra eu fazer a pergunta no artigo, então aqui estou. Minha pergunta é:
    Quando eu crio uma nova postagem, ela vai para a pagina inicial no blog, meu blog é de downloads, então criei uma pagina de filmes, outra de jogos e etc, porém todas vão para a "home", tem como eu tirar essas postagens da pagina inicial e deixa somente na parte lateral como Páginas, como você ensina acima?

    Desde já agradeço!
    Mex Downloads – Um site com conteúdo!
    http://www.mexdownloads.blogspot.com

  21. Olá,
    Não sei se vc poderá me ajudar. Sem querer ao refazero meu blog, cliquei em bloquear foto dos meus seguidores e agora não sei como desfazer essa besteira.Será q vc poderia me orientar para q apareça d novoa foto deles. Obrigada

  22. @Lucy,
    se fosse no wordpress saberia como fazer isso, mas no blogger não. assim que tiver um tempo posso pesquisar e se achar algo escrevo aqui,
    um abraço.

  23. Olá Gustavo, mais uma vez muito obrigada pela atenção em me responder. Aproveito para fazer outra pergunta, e faço por aqui pois não encontrei no blog um post mais adequado para esta minha dúvida. É o seguinte: eu ja vi em alguns blogs, que justamente nestas páginas estáticas (Sobre, Quem Sou, Contato, Politica de privacidade, etc), aparecem somente um ou outro gadegt/widget. E eu gostaria de saber, como faço para eliminar alguns gadgets nestas páginas estáticas que eu criar? será que vc me entendeu? e que assim aparecesse somente nas demais páginas, normalmente. Ja vi em outros blogs mas não faço a mínima idéia de como fazer isto. Desde já, mais uma vez te agradeço, independete da resposta à minha dúvida. Abraços,

    Lucy

  24. @Lucy,
    sinceramente não sei te informar, mas acho que não pois os feeds, principalmente se forem gerenciados pelo Feedburner, levam em conta a data para envio.
    um abraço.

  25. Olá Gustavo,
    muito boa sua dica, adorei, porque é de uma maneira fácil. Mas , desculpe a minha ignorância, porém queria saber algo: se quando eu publicar esta página criada por exemplo “política de privacidade” ou qualquer outra, mesmo que seja com data retroativa, por acaso os leitores de meu blog que assinam o meu Feeds vão receber esta minha atualização? Porque eu não quero que recebam isto pelo Feed, me entende?
    Enfim, aguardo um retorno teu. Desde já muito obrigada,

    beijos,

    Lucy

  26. OLá Pessoal da GF. Eu gostaria de saber como faço pra criar uma pagina inicial do meu blog. Sem postagem nenhuma, apenas uma apresentação, e aí as postagens ficarem apenas nos links ao lado (como ja estão). Agradeço desde já a ajuda!

  27. Nunca tinha pensado nisso. Coloquei no meu blog o formulario de de contato e uma pagina de about. Obrigado pela ajuda!

  28. @Factual,
    o objetivo do QCB é justamente auxiliar os blogueiros a melhorar seus blogs e quem sabe ganhar dinheiro com eles,
    um abraço.

  29. MUITO BOM MESMO!!!
    Esse foi o melhor blog que eu encontrei pra explicar de uma maneira facil como “adicionar links” no meu Blog.