Estou trabalhando em dois novos projetos em WordPress e surgiu a necessidade de criar uma página inicial para todos que chegassem ao site do projeto, mas sem me impedir de continuar trabalhando e desenvolvendo o template e só mostrá-lo para os visitantes quando realmente estiver pronto.

Foi quando tive contato com o plugin WordPress Ultimate Coming Soon Page e fui testá-lo. Achei o plugin interessante mais duas coisas nele me incomodaram muito, primeiro, ele não tinha tradução para o português do Brasil e segundo, uma das funções mais interessantes dele (a possibilidade do visitante se cadastrar nos feeds por e-mail do blog) não estava funcionando corretamente. Nesse artigo vou relatar como utilizar o plugin para evitar o erro e no final vou disponibilizar a tradução que eu fiz para o plugin.

Como configurar o plugin WordPress Ultimate Coming Soon Page

O primeiro passo para que o plugin funcione corretamente é já ter os feeds por e-mail configurados no Feedburner. Não ative o plugin antes de realizar esse passo!

Após ativar os feeds por e-mail instale o plugin pelo painel do WordPress.Vou fazer a configuração do plugin levando em conta a instalação com a tradução em português, então após a instalação do plugin e a ativação baixe o arquivo abaixo, descompacte-o e envie, via FTP, para a pasta /wp-content/plugins/ultimate-coming-soon-page/languages e pronto seu plugin estará traduzido para o português do Brasil. Entrei em contato com o desenvolvedor do plugin e ofereci o arquivo traduzido para que ele coloque para download junto com o plugin, ele já me respondeu afirmativamente, então nos próximos dias pode não ser mais necessário fazer esse passo.

Agora que seu plugin já está traduzido, vamos as configurações:

  1. No menu configurações procure por Em Breve! e clique nele
  2. Em Ativar marque Sim
  3. Em imagem, se desejar, escolha uma imagem para aparecer
  4. Em Manchete coloque a manchete de sua página
  5. Em Descrição coloque uma pequena descrição do projeto em que está trabalhando, para chamar a atenção do visitante para assinar os feeds por e-mail
  6. Em Endereço do Feedburner, deixe em branco
  7. Em Html personalizado, copie o código gerado pelo Feedburner para o formulário de assinantes por e-mail e cole ai
  8. Clique em Salvar configurações

Agora quando alguém entrar em seu projeto, em vez de visualizar o template que está construindo, ele verá uma página como a mostrada abaixo.

gustavo freitas, site, novo projeto
página inicial de meu novo projeto o GustavoFreitas.Net

E você quando entrar logado no WordPress, verá o template que está construindo. Se fizer logoff, verá a mesma página que seus visitantes. Quando terminar o template e for liberar o projeto, basta desativar o plugin e começar a escrever os artigos que os visitantes que se cadastraram começaram a receber os artigos por e-mail.

E ai, gostou do plugin? Teve alguma ideia de utilização dele? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

2 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.