Existem diversas ferramentas para calcular diversos aspectos em um blog, e a ferramenta que vou apresentar a seguir vai calcular o marketing do seu blog.

Primeiro vamos à definição do que é marketing:

Em Gestão, Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. (Wikipédia)

Em um blog a definição ficaria:

Marketing é o processo usado para determinar que assuntos poderão interessar os internautas, assim como a estratégia que se irá utilizar na divulgação do blog (redes sociais, publicidade impressa). A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no leitor, gerindo relacionamentos para ambas as partes.

Marketing Grader QCB

A ferramenta que apresento é o Marketing Grader. Ela é uma ferramenta para sites/blogs, e seu objetivo é determinar diversos aspectos da divulgação desse site/blog, como utilização de redes sociais e SEO.

O funcionamento é bem simples, basta colocar a url do seu blog e depois esperar o cálculo. Após isso seu site/blog terá uma nota, que fica entre 0 e 100. No cálculo existem três grupos principais: Top of the Funnel (ToFu), Middle of the Funnel (MoFu) e Analytics.

Cada grupo avalia coisas diferentes e também tem coisas diferentes para se fazer. E ao navegar pela página você pode ver esses aspectos e o que falta fazer.

No Top of the Funnel (Topo do funil) temos avaliado a criação, otimização e promoção do conteúdo.

O Middle of the Funnel (Meio do funil) é tudo sobre a conversão do seu tráfego em visitantes fiéis.

Analytics (Analítica) é a parte sobre os visitantes do seu site.

Alguns dados são analisados pelo site Compete, e todos os resultados analisados com dados desse site não funcionam para a maioria dos sites/blogs brasileiros, mas isso não impossibilita o uso da ferramenta.

Essa é uma boa ferramenta para analisar diversos aspectos do seu blog, e que pode te ajudar a melhorar muitas coisas, e entender quais passos faltam para o sucesso.

Caso você tenha twitter, eles também têm uma ferramenta simples para ver a qualidade do seu Twitter, chamada Twitter Grader.

Luciano Junior

Estudante, nerd e apaixonado pelas mídias sociais. Começou na blogosfera só como passa tempo, hoje dedica boa parte do seu tempo ao seu blog O Minuto do Saber.

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo o seu artigo esta ótimo parabéns, o marketing grader é uma ferramenta ótima e que inclusive já me mostrou alguns retoques que eu preciso fazer no meu blog.

    Um grande abraço

  2. Muito bom esse artigo, já fui la e fiz a avaliação do meu blog e ganhei uma nota 71 ,nada mal para um blog que nasceu a quase um mês e tendo como base de comparações dois blogs de peso.Deu para achar quase todos os meus erros que eu já imaginava que existiam,muito obrigado pela dica.
    Parabéns

    1. Caramba só para acrescentar que é bem completo o site.. e também dá dicas e informações de várias outras coisas para o blog o que vai me ajudar bastante… pois as vezes não sei bem por onde começar para melhorar algo 😉

  3. Valeu por me lembrar dessa ferramente realmente útil, eu já conhecia e tinha usado para analizar os meus sites porém tinha esquecido completamente, agora vou aproveitar e analizar o blog também.

  4. Luciano,
    já conhecia mas reconheço que escreveu um belo artigo e bem detalhado mesmo. No GF Soluções já escrevi sobre a ferramenta deles para o Twitter, que é bem interessante também.
    Abraço.