Olá, antes de tudo primeiramente devo me apresentar: Sou o Felix, e atualmente estou participando da 4ª edição do DesafioMestreSEO com um site criado especialmente para isso: Katipsoi Zunontee e me auto-convidei a escrever um artigo aqui para o QCB em uma conversa com o Gustavo Freitas.

Mas afinal, o que tem há ver o título deste artigo com esse termo esquisito “Katipsoi Zunontee” – que até há alguns dias ninguém havia visto em lugar nenhum?

Pois bem, o termo katipsoi zunontee foi inventado justamente para este desafio. Para quem não sabe SEO é o acrônimo para o termo original em inglês: “Search Engine Optimization“, ou em bom português: “otimização para mecanismos de busca“, que bem resumidamente seria o emprego de técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de pesquisa.

Usando o katipsoi zunontee como exemplo

O objetivo do 4º Desafio MestreSEO é que no dia 15 de fevereiro deste ano, ao se fazer uma busca no Google (em modo anônimo, para não influenciar os resultados), o site ou artigo que estiver em primeiro lugar é o vencedor.

O termo foi inventado exclusivamente para o desafio para ter-se certeza de que todos (ou ao menos 99%) os resultados fossem de participantes do desafio, basicamente não há regras, pode-se criar dominios novos, escrever apenas um artigo em um blog ou site, o que o participante quiser, afinal o objetivo é um só, chegar em primeiro lugar no Google.

No momento em que escrevo este artigo, meu site que está participando do desafio, o http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com está na 5ª posição dos resultados; obviamente isso pode mudar muito até o final do desafio, tanto subindo posições quanto descendo, tudo depende do meu trabalho de SEO e de meus concorrentes. Veja a imagem:

katipsoi-zunontee.png  on Aviary

Como aprender SEO com o katipsoi zunontee?

Há diversas técnicas de SEO que podem e devem ser aplicadas no trabalho de SEO, desde o trabalho on-page, que trata-se de toda a estrutura interna do site, com senântica, uso correto das tags html e conteúdo, principalmente conteúdo.

Quanto ao conteúdo, o termo katispoi zunontee foi cunhado baseado na história dos maias, seu calendário e o suposto fim do mundo em 2012. Baseado nisso, todos os concorrentes estão criando histórias baseadas neste tema.

Em meu caso, estou escrevendo uma web-série de um cidadão comum, descendente dos maias que não acredita no fim do mundo e que luta para sobreviver, inclusive até resolveu trabalhar com e-commerce e criou sua loja virtual onde vende camisetas katipsoi zunontee (Ps.: sim, as camisetas estão a venda de verdade).

Um dos princípios de SEO é sempre priorizar o usuário, ou seja, o internauta que acessa o seu site, pensando nisso, nunca, mas nunca mesmo copie conteúdo de outros blogs, sites; se por acaso isto for inevitável não faça apenas um Ctrl + C / Ctrl + V; acrescente sua opinião, dê maiores informações, e claro, sempre dê os créditos ao autor do artigo original.

camiseta catipsoi zunontee - frente camiseta catipsoi zunontee - costas

Por que todo este trabalho? Simples: o seu site tem que ter um bom conteúdo e atrair visitantes, se a informação que você disponibiliza não passa de uma cópia, o que atrairia alguém a visitar seu site? Pense bem.

Além do trabalho on-page temos também o trabalho off-page, que consiste inclusive no chamado LinkBuilding – sim, este artigo que você está lendo, na forma de um guest-post é uma das estratégias de link building.

Outro trabalho de SEO, que particularmente está muito divertido neste desafio é a análise da concorrência, ou seja, ver o que seus competidores estão fazendo e a partir daí fazer melhor do que eles, sem contar o networking que só é possível em situações assim, é possível conhecer profissionais incríveis.

Para quem quer criar um blog, é recomendadíssimo que se aprenda SEO, afinal, se escrevemos algo, o objetivo é que as pessoas leiam, para isso elas têm que encontrar nosso conteúdo, e os mecanismos de busca são as principais fontes obviamente, então é necessário ter destaque nos mesmos e lembre-se de que não existe apenas o Google, há também o Yahoo, Bing, Ask… e muito mais. O próprio Google, disponibiliza suas diretrizes para webmasters, é um bom começo para quem deseja aprender.

E claro, o Desafio Mestre SEO é uma ótima ocasião para colocar seus conhecimentos em prática, se você ainda não está participando, tente, coloque em prática seus conhecimentos e veja até onde chega. Mesmo quem não ganha o desafio em si já termina ganhando uma boa base de conhecimento.

Ok, espero que tenham gostado do artigo. Novamente agradeço ao Gustavo pela oportunidade de divulgar aqui o meu trabalho e apresentar-me à comunidade de leitores do Quero Criar um Blog e fico a disposição de quem quiser contatar-me para falar de SEO, basta me seguir e perguntar lá pelo Twitter:

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

4 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.