Como analisar o SEO de seu blog? Confira no artigo.

SEO é uma das técnicas mais importantes atualmente pra quem quer ter um blog de sucesso. Se você quer ter muitas visitas em seu blog, terá que utilizar, de maneira correta, técnicas de SEO para se posicionar melhor perante os mecanismos de pesquisa.

Terá também que conseguir backlinks, ou seja, links de outros sites ou blogs que indiquem seu conteúdo e mostrem aos buscadores que seu blog e seu conteúdo são relevantes. Isso não é uma tarefa simples.

Pra quem já conseguiu chegar lá, ou seja, já fez essa parte de produzir conteúdo de qualidade, trabalhar as técnicas de SEO e maneira correta e ainda conseguir backlinks, agora o momento é de analisar o que já foi feito.

Pra isso você pode utilizar a ferramenta Open Site Explorer, que é desenvolvida e mantida pela SEOMOZ. Nessa ferramenta você terá um relatório com dados sobre os links que você recebeu, a autoridade de seu domínio e páginas e também dos links recebidos.

como analisar o seo de seu blog

Como analisar o SEO de seu blog no Open Site Explorer

Siga os passos:

  1. Acesse http://www.opensiteexplorer.org/
  2. Digite a url de seu blog e clique em “Search”
  3. Agora é só analisar os resultados

Relatório do Open Site Explorer

Na versão gratuita, sem a necessidade de registro, você tem direito a 3 relatórios por dia e alguns dados interessantes como:

  • Domain authority – Vai de 0 a 100 e é um cálculo feito levando em conta os demais resultados em outras métricas do teste. É um indicativo do potencial de rankeamento de um domínio nos mecanismos de pesquisa.
  • Page authority – O mesmo do anterior, mas em vez de levar em conta o domínio completo, leva em conta a página que está sendo analisada.
  • Linking root domains – Mostra o número de domínios que enviam links para essa página analisada.
  • Total links – Mostra o total de links, podendo se repetir no mesmo domínio várias vezes.

O relatório ainda traz uma relação dos links recebidos e as respectivas autoridades das páginas e domínios que enviaram o link, inclusive mostrando se algum dos links é nofollow (uma boa pra conferir se aquele parceiro que combinou trocar links dofollow está mesmo fazendo a parte dele).

Você ainda pode comparar seus números com o de outros blogs, de preferência do mesmo nicho, pra saber se está indo no caminho certo, ou não. Confira a comparação que fiz abaixo.

Os resultados do Quero Criar um Blog foram Domain Authority (40) e Page Authority (47).

E você, já conhecia o Open Site Explorer? Faça seu teste e deixe seu comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

9 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Bem legal a ferramenta, testei agora com um blog novo com 2 meses, os resultados foram Domain Authority 17 e Page Authority 30. Não sei bem se está ao menos regular ou bom para o tempo do blog.

    Alguém poderia me esclarecer?