Tanto se fala em usabilidade na internet, mais às vezes achamos que para deixar nosso blog ou site com uma boa usabilidade devemos mexer em muitos códigos, até mesmo pagar mais por um layout e ter que contratar um outro Web Design.

O Breadcrumb é um plugin que mostra uma hierarquia, caso o visitante queira voltar para a categoria daquele artigo, em apenas um clique ele poderá ver mais artigos na mesma categoria, isso facilita muito a vida do visitante, consequentemente melhora a usabilidade do site.

Breadcrumb e SEO

Além de acessibilidade ser algo do SEO, o plugin pode ser usado como otimização on-page, pelo fato dele criar link para a index do blog, categoria(s) do artigo. Vejamos como o próprio Google utiliza essa funcionalidade.

Google Breadcrumb

E quando vemos alguns sites com o link “diferente aparecendo no Google”, por exemplo, quando aparece na pesquisa Site.com > Categoria ao invés do link que apareceria normalmente, é pelo fato do site utilizar BreadCrumb.

Google SEO BreadCrumb

Como instalar e Utilizar o Breadcrumb NavXT

Para utilizar o plugin Breadcrumb NavXT o primeiro passo é instalá-lo. Esse processo é automatizado e não vou explicar sobre ele. Se tiver dúvidas em como instalar um plugin no wordpress leia o artigo “Como instalar um plugin no wordpress”.

Depois de instalado, o plugin no WordPress, deve adicionar o código abaixo no lugar de seu Theme que queira que apareça a navegação, colocando no Single.php e Page.php, na página principal (index.php) não é necessário a utilização.

<div class="breadcrumbs">
    <?php if(function_exists('bcn_display'))
    {
        bcn_display();
    }?>
</div>

O plugin pode ser encontrado no seguinte link: http://wordpress.org/extend/plugins/breadcrumb-navxt/

Participe da conversa

3 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Olá Claudio,
      Eu utilizo esse plugin faz muito tempo, a mais de 1 ano. Eu não fiz a medição da influência desse plugin, mais algumas pessoas dizem que ele acelera a indexação também.