O que um blogueiro pode aprender indo ao dentista

Você acha que é possível aprender algo indo ao dentista? É claro que sim e nesse artigo vou lhe mostrar o que aprendi indo ao dentista (ou estou tentando aprender).

Não conheço uma pessoa sequer que goste realmente de ir ao dentista. O que conheço são pessoas que evitam ao máximo ir ao dentista até que não conseguem mais suportar a dor ou outro incômodo e precisam ir ao consultório e sentar na cadeira do “terror” Alegre . Estou no meio de um tratamento dentário longo e todas as vezes que vou ao consultório penso seriamente em vários pontos negativos que encontro em meus blogs e também em inúmeros blogs que visito. Então pensei em criar esse artigo, vamos então as considerações.

O que um blogueiro pode aprender indo ao dentista

Sou daqueles que acredita que em qualquer lugar, em qualquer momento, podemos tirar algo que nos motive ou inspire a escrever em nossos blogs. Veja o que ando pensando com relação a minhas visitas ao dentista.

A recepção

Quando chego ao consultório sento na recepção para aguardar meu horário. Ao olhar ao redor sempre vejo o mesmo ambiente, preparado pra ser agradável com tanto esmero que acaba se tornando sufocante. Tudo o que quero é que o tempo passe logo e chegue minha vez. Talvez por isso se chame sala de espera. Ficamos ali esperando um tempo que parece que não quer chegar.

Como anda a recepção de seu blog? Você se preocupa com seus visitantes, tanto os que chegam pela página principal como os que chegam pelas redes sociais, e-mail marketing e feeds? Você tem algo preparado para eles ou é somente mais uma recepção de consultório preparada para ser agradável?

Procure chegar ao seu blog de todos os métodos possíveis e seja sincero consigo mesmo. Você está se sentindo agradável? Alguns blogs que chego, principalmente pelo Twitter e Facebook não consigo nem encontrar uma caixa de assinantes de feeds para continuar acompanhando os próximos artigos. Em outros nem consigo ler o conteúdo perdido em meio a várias imagens e propagandas.

O consultório

Ao chegar ao consultório a tensão aumenta e o cheiro típico começa a fazer a sua parte no folclore do atendimento odontológico. O que penso é que em breve poderei ir embora e continuar a vida. Estou ali por que preciso, não por que gosto daquele ambiente e daquele cheiro característico.

Como anda a média de visitantes por página em seu blog? E o tempo médio de permanência? Preste atenção nesses números, pois eles podem mostrar se as pessoas estão no seu blog por que gostam ou por que precisam muito da informação ali contida. Se for pela informação, amanhã vários outros blogs podem ter a mesma informação e você perderá seu atrativo.

Em alguns blogs que entro através do Google prefiro voltar e fazer a pesquisa novamente e só volto aquele se não tiver como. Pense nisso, faça os testes e mude o que for preciso.

A cadeira

o que um blogueiro pode aprender no dentista

Chegou o momento de sentar na cadeira e abrir a boca. Vai começar! Agora é pedir muito a Deus e fechar os olhos Alegre .

Você procura visitar o seu blog? Costuma ler alguns artigos antigos e analisar se teria como melhorá-los? Você se sente desconfortável e frágil ao reler artigos antigos de seu blog? Pense como o seu visitante pode estar se sentindo, totalmente desconfortável e perdido, querendo muito sair dali o mais rápido possível. Pense nisso!

Sente na cadeira de quando em vez e seja o paciente em vez do dentista e analise o que pode melhorar. É a velha expressão “pensar fora da caixa”.

O pagamento

Talvez essa seja a pior parte, ainda. Além de tudo relatado acima você ainda precisa pagar (e um tratamento dentário “moderno” não é nada barato) para aumentar o sofrimento.

O que o seu visitante está tendo que fazer pra ler o seu conteúdo? Assinar os feeds do blog? Curtir a fã page no Facebook? Seguir no Twitter? Circular no Google+? Clicar em publicidade?

Outro dia pra ler um conteúdo a única opção era assistir, primeiro, um vídeo de mais de 3 minutos, somente depois o conteúdo fica acessível e se desse um F5 na página, lá estava o vídeo novamente, mesmo já tendo assistido há alguns minutos. Minha opção foi enviar uma mensagem para o blogueiro informando o que estava acontecendo e ele retirou a popup, mas será que todos enviam uma mensagem? Seu conteúdo é assim tão importante e único?

Novos tratamentos

Ao terminar esse tratamento já fui avisado que tenho outros “serviços” que precisam ser feitos. Já decidi que farei com o mesmo dentista, já que o conheço e trabalho com ele há algum tempo. O atendimento, o local e a simpatia do profissional foram levados em conta na decisão.

Seus visitantes estão retornando ao seu blog? Estão assinando seus feeds, curtindo sua página no Facebook ou seguindo no Twitter? Estão retornando e interagindo com você nos comentários? Você faria isso se o blog não fosse seu? Analise os fatores e faça as mudanças que achar necessárias.

Conclusão

Essas observações não estão “acabadas”, são mais um apanhado de pensamentos que tenho, muito provavelmente aguçadas pela anestesia Alegre. Quem sabe possamos compartilhar experiências vividas no consultório dentário e terminar o artigo com a sua contribuição acrescentada nos comentários?

Crédito da imagem: http://www.sxc.hu/photo/37982

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

19 Comentários

  1. Grande Matéria, já me ajudou bastante e vou colocar em prática em meu blog! Parabéns Gustavo!

  2. Olá Gustavo, tudo bem meu amigo? Adorei a forma como você relacionou a ida ao dentista ao blog, simplesmente sensacional. Demonstrando que podemos e devemos buscar inspiração em qualquer momento e criar um conteúdo maravilhoso como esse.

    Toda relação que colocou com o blog em minha opinião é obrigação de todo blogueiro que deseja chegar em algum lugar com o seu blog, particularmente eu odeio pop-ups e quando me deparo com uma que contenha um vídeo atualizando toda hora eu simplesmente saio do blog e nunca mais retorno.

    Inclusive recentemente publiquei um artigo sobre as pop-ups que a maioria dos blogueiros descorda, mas como eu sempre digo cada um tenha uma maneira única de pensar e blogar.

    Abraço.

    • Jordão,
      a inspiração está lá fora…rs
      As pop-us são mesmo irritantes, mas uma estratégia de marketing também, se utilizadas corretamente. Acredito que precisa haver bom senso, colocá-las para abrir num espaço de tempo grande, fácil visualização do botão (X), entre outros.

      Li seu artigo e o divulguei nas redes sociais.

      Abraço.

  3. Caro colega Dr.Gustavo Freitas,
    Parabéns pelo texto.Realmente, é Universal.O comportamento humano frente ao desconhecido….

    Abraços e parabéns pelo Blog

  4. Como prometido li todo o artigo Gustavo. Penso que tua idéia foi mostrar que podemos pensar em algo para nossos blogs quando temos tempo e sobretudo avaliar nossos visitantes e artigos. Continue assim, aqui no Quero Criar um blog. Muito bom o artigo, abraço.

  5. JCM

    Parabens pelo artigo isso me fez refletir bastante, eu particulamente me sinto bem em visitar meu blog, mas não sei se os outros tbm se sentem igual a mim. Irei tentar ao maximo agradar meus visitantes, obrigado pelo artigo.

    Ps. Se vc puder visitar meu blog e dar alguma opniao ou critica ficarei grato.

    • JCM,
      obrigado por compartilhar sua opinião sobre o assunto.
      Quanto a seu blog, o que posso lhe dizer é que saia o mais rápido possível desse nicho, isso é contra a lei e pode lhe trazer problemas sérios.
      Abraço.

      • JCM

        Blz, mas e sobre o ambiente vc gostou? precisa melhorar em algo?

  6. Indo ao dentista so lembro de uma coisa a dor no dente e o barulho daquela máquina zunindo na boca passei por isso semana passada.

  7. Olá Gustavo,

    mas que excelente artigo!!!!!!!

    Eu não gosto de deixar comentários assim curtos, sem valor acrescentado… mas desta vez nem sei o que dizer! 🙂

    Bem, este vai para a minha barra dos favoritos! Porque artigos desta qualidade não aparecem todos os dias.

    Não que os seus artigo não sejam bons, pelo contrário… mas volte rapidamente ao dentista que depois da consulta fica um regalo para os nossos olhos 😉

    Abraços

    • Hugo,
      tenho mesmo que voltar todas as semanas ao dentista, e quem sabe outros artigos serão desenvolvidos a partir dessa “obrigação”? 🙂
      Abraço amigo.

  8. Realmente, isso acontece muito comigo. Acho que a forma correta de fidelização seria através de um bom conteúdo. Deixe-me explicar, se o seu conteúdo for bom, você não precisa encher seu site de coisas para que ele possa assinar, o próprio assinante vai procurar isso no blog. Claro, devemos deixar a vista, mas não precisamos encher o site. Detesto lixo visual.
    Procuro deixar o meu blog mais clean possível.
    Abraços…

    • Thaynner,
      obrigado por compartilhar sua opinião sobre o assunto.
      Agora preciso fazer uma ressalva, nem todos os usuários de internet são avançados e sabem como procurar no blog para assinar e acompanhar o conteúdo, dependendo do público alvo de seu blog é necessário sim colocar uma caixa de assinantes de feeds.
      Concordo com você, quanto menos lixo visual, melhor.
      Abraço.

      • Concordo com você Gustavo, inclusive eu coloquei a caixinha no meu blog. O problema é que tem blogueiro que coloca pop-up, caixa e ainda coloca no final do artigo, ai é mendigagem já rsrs…
        Nesse artigo aqui que ta marcado no meu comentário eu falo sobre isso…

        • Thaynner,
          visitei o artigo logo quando fez o primeiro comentário, e até divulguei nas redes sociais.
          Abraço.

Deixe uma resposta