Esse artigo foi motivado pela leitura do texto “Faça isto por mim: Faça algo de positivo” escrito pelo Hugo Costa no Sites e Blogs.

No artigo o Hugo Costa propõe a todos que escrevam um artigo com “algo de positivo” e após ler o texto já estava inclinado a escrever o artigo, faltando apenas o tempo se encaixar, o que aconteceu.

Não vou aqui entrar em maiores detalhes sobre o texto e a proposta do Hugo Costa, pois recomendo a todos que cliquem no link acima e leiam o artigo, não irão perder o tempo e ainda terão um motivo para participar, pois é por uma boa causa.

Quem é Arthurius Maximus

arthurius maximus

O blogueiro que escolhi para falar foi o Arthurius Maximus, que talvez muitos aqui não conheçam, mas é um exemplo de pessoa (antes do exemplo de blogueiro) que precisamos exaltar em nossa sociedade.

Arthurius Maximus é um pseudônimo. Abaixo deixo um resumo de seu perfil, por ele mesmo.

“…Nasceu no Rio de Janeiro, é casado e tem três filhos. Ex-fuzileiro naval deixou a caserna para dedicar-se aos estudos. Paradoxalmente, abandonou a faculdade de letras na UERJ para trabalhar com informática. Iniciou a vida profissional nessa área e após vinte anos de serviços prestados e várias promoções, atingindo um excelente patamar salarial e de respeitabilidade, viu-se acometido por uma doença grave, causada pelo excesso de trabalho e pelo descaso da empresa com as normas de segurança laborativa. Foi condenado pelos médicos e impedido de continuar sua ascensão profissional. A partir deste episódio, conheceu o lado negro das corporações e iniciou uma grande luta para expô-lo e para ajudar aos que se encontravam na mesma situação.

Devido a grande perseguição que sofre por parte da empresa em que trabalhou, protege a sua identidade por trás de um pseudônimo. Hoje, aposentado por invalidez, usa o computador como arma nessa luta e para expressar suas ideias através dos blogs que edita. Tem três livros em produção que planeja publicar em breve… Fonte: http://www.arthuriusmaximus.com.br/.

O Arthurius Maximus foi um dos primeiros blogueiros profissionais que comecei a acompanhar, ainda em 2008, logo que comecei a blogar com o GF Soluções. Apesar dele não ser um “metablogger” eu aprendi muito com ele durante os primeiros anos e, por vezes, pensei “quando eu crescer quero ser um blogueiro como ele”.

Visão Panorâmica

Seu blog principal, o Visão Panorâmica, é um blog que presta um serviço de cidadania, pois aborda temas relacionados a política, com textos opinativos e que nos leva a colocar a mão na consciência todas as vezes que lemos algum deles e pensar, eu também faço parte desse país e dessa “democracia”. Agora então que está chegando o momento das eleições municipais, é o momento de, os que ainda não conhecem, acessar os artigos do Arthurius e ficar bem atento para não cometer os mesmos erros de outras eleições.

Alguns artigos recentes que recomendo:

Você deve ter reparado nos títulos dos dois últimos artigos. Esse é um ponto que sempre me deixa fascinado nos artigos do Arthurius, essa capacidade de criar um título único, diferente e ao mesmo tempo fantástico. Já tentei criar títulos assim, mas confesso que não consegui. Nesse artigo, em homenagem a seu estilo, tentei novamente, mas tenho certeza que ele tem um título melhor para ele Alegre .

Conclusão

O objetivo era falar bem de um blogueiro, para ir de encontro a ideia lançada pelo Hugo Costa e buscar harmonia na blogosfera. Se o objetivo era falar de apenas um blogueiro por artigo (pelo menos entendi assim) não poderia deixar de escrever sobre o Arthurius, que desde o começo me foi como modelo, primeiro de blogueiro profissional e para sempre como um cidadão que busca muito mais do que leitores para seus textos, busca formar cidadãos que saibam julgar o que é certo e errado. Parabéns!

E você, já conhecia o Arthurius Maximus? E a proposta do Hugo Costa? Deixe seu comentário.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

13 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Infelizmente eu não conhecia este blogueiro, mas a partir de hoje visitarei o blog dele e procurarei saber um pouco mais sobre este gênio.
    Aliás, a Blogosfera está crescendo cada dia mais e se tornando um gigante e devido a isso deveremos ampliar nossos conhecimentos, independente do assunto ou tema abordado.
    Parabéns pelo post e pelo blog, continue assim.

  2. Me identifiquei muito ao ler a história do Arthurius Maximus (blogueiro que ainda não conhecia, mas passarei a acompanhar) pois o meu pai quando mais novo trabalhou bastante, participou de várias lutas politicas no país, além de ser um excelente pai para mim e minhas irmãs, mas depois de anos de trabalho e muito estresse, foi aposentado e ainda perdeu 40% do seu salário, se não me engano, por causa desses novos planos de aposentadoria, ele era funcionário público…

    No Brasil e vários outros lugares do mundo, muitas vezes as pessoas passam uma vida dando duro por suas famílias e pelo país e não tem um minimo de reconhecimento, quando adoecem são descartadas como lixo.

    Uma das grandes vantagens de ser um blogueiro, é justamente o fato de poder ganhar dinheiro sem se matar por uma empresa, pelo governo e ainda divulgar suas idéias, ensinar as pessoas, gerar discussões de forma saudável.

    Pessoas inteligentes como o Arthurius Maximus, Gustavo Freitas e até mesmo meu querido pai, que sempre lutou por bons ideiais, é que deveriam estar em Brasília e não as pessoas que sabemos que estão e brincam com a nossa cara. Por consequência de boas pessoas no governo, as empresas não poderiam fazer algumas sacanagens com os trabalhadores, pois leis verdadeiramente voltadas para o povo, não permitiriam. Um sonho. Uma utopia, mas não custa nada sonhar com um futuro melhor!

    Parabéns pelo artigo Gustavo.

    Abraços e desculpem-me pelo desabafo!

    1. Rafael,
      entendo perfeitamente seu desabafo. Fui funcionário público por 17 anos e graças a Deus consegui me desvencilhar no ano passado para me dedicar a meus blogs.
      Sucesso.

  3. Conheço o Arthurius da época do diHITT, e alinho com seu pensamento politico, hoje, por falta de tempo, não acompanho seu blog como antes, mas sempre que sobra um tempinho eu leio e faço comentários esporádicos..

    Abraço

  4. Muito bom Gustavo !

    Eu confesso que não conhecia o trabalho do Arthurius Maximus mas já tinha ouvido falar sobre ele nos blogs que eu visito periodicamente sempre nas madrugadas.
    Achei muito interessante o resumo(Eu acho)da história dele e vi que esse cara realmente é um divisor de águas na blogosfera pelo pouco que conheci agora com esse artigo brilhantemente escrito por você que também ao meu ver, é um exemplo para muitos blogueiros iniciantes como eu.

    Parabéns Gustavo pelo artigo e parabéns ao Hugo por essa brilhante ideia.
    Abraço e sucesso sempre…

    1. Maurício,
      muitos blogueiros, principalmente do nicho “metablog” não conhecem mesmo o trabalho do Arthurius, já que ele fala (em seu blog mais conhecido) sobre política e assuntos relacionados.
      Agradeço pelo comentário e sucesso com o Perfil do Blog.
      Abraço.

  5. Fiquei surpreso e emocionado com as palavras, caro Gustavo. O seu texto da a dimensão do que acontece quando nos propomos a fazer um trabalho pensando apenas em nos dedicarmos a ele e não em finanças, respeitabilidade ou honrarias. Jamais imaginaria (ou sequer tive a pretensão) de influenciar alguém. Mas, como você disse, um trabalho feito com carinho e afinco adquire vida própria e vai além de seu autor.

    Só posso agradecer e ficar orgulhoso de ter alguém como você, competente e sério, acompanhando meu trabalho.

    Da mesma forma que ajudei; fui ajudado e este é o círculo virtuoso que devemos procurar manter e fomentar.

    Mais uma vez obrigado e um forte abraço.

  6. Olá Gustavo,

    Mais uma vez agradeço a sua grande disponibilidade por participar em mais um desafio (como eu gosto de chamar).

    Vou ser sincero, nâo conhecia o Maximus, mas vou aproveitar este fim de semana para dar uma olhada no blog dele.

    A ideia é realmente escolher um único blogueiro. Aquele que realmente nos inspira. Não por nos ensinar técnicas de SEO. Mas por despertar em nós emoções. Aquele que nos faz “querer ser como ele quando formos grandes.

    Excelente artigo.

    Abraços

    1. Hugo,
      como já disse, você me inspira a escrever e participar desse tipo de desafio, parabéns!
      Quanto ao Arthurius, leia mesmo alguns artigos dele, você irá se surpreender.
      Abraço.