Aqueles que me acompanham na blogosfera sabem que possuo blogs na plataforma Blogger e no WordPress.org, por isso me sinto capacitado a levantar aqui essa discussão.

Conto com o apoio dos amigos blogueiros para conduzirmos a discussão de maneira que o blogueiro iniciante, ou aquele que ainda nem criou um blog, mas está pensando nisso, possa se decidir pela melhor plataforma.

Cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens, e cada uma irá se adequar melhor que outra em determinadas situações. Nesse artigo tentarei trazer essas vantagens e desvantagens e espero que me ajudem a destacá-las.

blogger, blogspot, wordpress

Principais vantagens do Blogger:

  • Não precisa contratar hospedagem
  • Não precisa registrar um domínio
  • Você cria um blog em apenas 3 passos e já pode começar a escrever, não leva mais que 5 minutos
  • Não precisa se preocupar com quantidade de banda de internet que está consumindo
  • Não precisa entender de códigos (mas sempre se aprende muito)
  • Milhares de templates gratuitos, é só baixar e colocar no blog
  • Você pode fazer seu próprio layout de maneira simples pelo painel de controle
  • Existem milhares de blogs com dicas de como utilizar a plataforma, tanto para iniciantes como para usuários avançados
  • As atualização e manutenção da plataforma é feita gratuitamente pelo Google

Principais vantagens do WordPress.org:

  • Você tem controle sobre seus arquivos e banco de dados
  • Atualizações de segurança e melhorias constantes no código do CMS
  • Infinitas possibilidades com instalação de plugins
  • URLs amigáveis facilmente configuráveis
  • Otimização (SEO) de maneira simples com plugins
  • Divisão dos artigos em categorias e utilização de tags
  • Criação de quantas páginas forem necessárias (no Blogger o máximo são 10)
  • Possui código aberto
  • Grande comunidade de desenvolvedores em torno do projeto
  • Permite alteração na URL do artigo
  • Integração com Gravatar

Principais desvantagens do Blogger:

  • Não permite alteração da URL do artigo
  • Difícil indexação pelos mecanismos de busca (principalmente devido as limitações na URL do artigo pela quantidade de caracteres e por não possibilitar a utilização de uma descrição e de um número de palavras-chave única para cada artigo)
  • Não dá acesso ao banco de dados e uploads para o servidor
  • Editor de artigos muito limitado (pode ser contornado com a utilização do Windows Live Writer)
  • Má reputação, pela utilização por spammers e blogs de pirataria
  • Divide os artigos em labels (no wordpress são as tags) e não em categorias

Principais desvantagens do WordPress.org:

  • É necessário pagar a hospedagem (não dá pra levar a sério blogs em wordpress.org em servidores gratuitos, desculpe!)
  • Precisa registrar um domínio
  • Precisa “estudar” um pouco a ferramenta antes de sair por aí escrevendo artigos
  • Necessário entender um pouco de css e php para alguns procedimentos
  • Você tem que gerenciar seu FTP, ou seja, se fizer o upload de um arquivo para o lugar errado, o blog pode parar de funcionar
  • Toda a manutenção do blog e de seus arquivos é de sua responsabilidade, então se não fizer backup sempre, um dia pode se arrepender e não terá ninguém para colocar a culpa

Nota: Aqui listei apenas algumas vantagens e desvantagens das plataformas, claro que existem muitas outras, mas essas foram levantadas segundo minha experiência com as ferramentas, se você tem outras, liste nos comentários.

Blogger x WordPress.org: Qual a melhor plataforma para criar um blog?

Bom, então qual a melhor plataforma para se criar um blog?

Para chegar a essa conclusão, é necessário colocar mais uma variável, o autor do blog. Qual o seu objetivo ao criar um blog? Qual o conhecimento que tem de programação e administração de sites? Qual o conhecimento que pretende ter? Quer investir dinheiro num blog, mesmo que seja algo em torno de R$20,00 por mês?

Responda a essas e outras perguntas que somente você conhece a resposta, pese as vantagens e desvantagens de cada plataforma e se decida pelo que melhor se adequa a sua situação. Não deixe ninguém dizer para você o que é melhor ou pior, leia a respeito e faça suas próprias escolhas.

O meu pensamento, pela experiência que tenho com as duas plataformas é a seguinte. Vai começar a blogar hoje? Fuja do WordPress.org, crie seu blog no Blogger, passe pelos primeiros 3 meses (poucos blogs passam por essa fase) e aprenda tudo o que puder sobre a plataforma. Quer experimentar o WordPress.org (só tem como julgar qual é melhor para você conhecendo os dois)? Então crie um blog (não largue seu blog na plataforma Blogger) e trabalhe nele por 3 meses, ao final desse prazo você poderá se decidir qual é a melhor plataforma para manter seus blogs, ou quem sabe você fará como eu e terá blogs nas duas plataformas?

E você, o que acha dessa discussão? Acredita que pode haver uma plataforma superior a outra em todos os casos, sem exceção? Deixe sua opinião nos comentários.

Crédito da imagem: Friends

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

49 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Se vocês forem criar sites para algum cliente ou até para vocês mesmo, não criem sites no word press, porque o wp o teu site fica muito vulnerável nele porque ele não tem contato de suporte para te reclamar na empresa word press ou alguma empresa que esteja representando ela, o wp não tem o próprio dono dele para representar essa plataforma se caso o teu site sair do ar, dé algum problema, e quem representa o word press são comunidades de usuários,se caso o teu site der algum problema, e outro problema do word press também é que a plataforma dele está sempre mudando de configuração a todo momento os usuários estão mudando, e a empresa não te avisa por email que ela está atualizando a plataforma dela.

    O outro problema também, é que os plugins todo tempo se desatualiza, ou seja, se você instala um plugin do nada ele começa a te avisar que esta
    desatualizado, ai tu tem que ficar todo o tempo atualizando desnecessariamente, e os plugins mesmo assim não são muito confiáveis
    porque geralmente esse plugins são feito por pessoas que nem sempre tem conhecimento de programação para manter a segurança do site, mesmo ela tendo conhecimento, mas a maioria desses usuários não são confiáveis.

    E mesmo assim todas as plataformas são sujeitas a serem invadidas por
    hackers devido essas mudanças de configuração que o word press tem e
    mesmo as outras plataformas não sofrendo essas mudanças de configuração, e isso é ruim para o rankeamento do teu site no google, principalmente no word press, porque por mais que o teu site seja aceito pelo google, o google vai perceber essas falhas no wp e não vai rankear o wp na sua plataforma porque a velocidade de rankeamento do word press vai ficando fraca com o tempo pela forma como ele é configurada dentro de sua plataforma.

    Eu sei que a maioria usa o word press pelas facilidades, Layouts
    prontos, mas o word press pela experiencia que eu tive mesmo pagando
    hospedagem com base no estudo que eu fiz na plataforma dele, porque eu ja tive site no word press, foi uma decepção! É muito melhor voce
    escolher criar site em outras plataformas confiáveis e que você tenha
    menos problemas e não esses problemas que citei. Eu sugiro que vocês não criem sites usando a plataforma do word press para seus clientes ou pra vocês, o Word Press não é uma plataforma confiável para se criar sites ou blogs, escolham outras plataformas.

    O WordPress é uma plataforma interessante, além dela ser aberta, de ser de código aberto. É mesmo que você entrar na casa da mãe joana, porque os usuários que representam e que comandam essa plataforma e que cuidam da parte da configuração do wp, eles podem colocar o vírus que eles quiserem, os plugins que eles quiserem, o programa que eles quiserem, deitar e rolar sem nenhuma fiscalização nessas configurações que eles fazem no site, isso nos deixa inseguro e até mesmo quem tá ganhando dinheiro com ele vão se sentir inseguros com os seus site no wp e isso nos compromete de uma forma não muito legal.

    Eu já tive um site hospedado no wp, eu pagava a melhor hospedagem do mundo que é a host gator pra manter a segurança do meu site. Claro com uma hospedagem paga no teu site você pagando o domínio e subdomínio por mês e por ano tu pode fazer mais coisas no teu site com uma hospedagem paga, pode colocar uma configuração melhor, o site fica com uma imagem e aparência melhor, eu configurei legal o site e os plugins com uma hospedagem paga, não tenho problema em pagar hospedagem, mesmo assim não adiantou porque ela só fazia tornar meu site mais instável e as configurações do meu site também instável por mais que eu tenha o meu próprio site e que ele seja completamente meu, não se trata do site ser de propriedade minha ou não. Claro que as mudanças nas configurações do site tem que ter, mas tem que ser de uma forma estável e não de uma forma instável como é o WordPress.

    Os plugins e outras configurações do wp são exemplos disso, são extremamente instáveis para manter a segurança do site no ar e online tb. Tem mudanças que fazemos na configuração de uma plataforma onde você tem um site que ela deixa o teu site seguro com as configurações estáveis e tem aquela mudança que fazemos na configuração de uma outra plataforma onde você tem um site que ela deixa o teu site instável e inseguro sem nenhuma consistência para manter a segurança do teu site como é o caso do wp. Por isso que o wp é muito instável devido essa vulnerabilidade que ele tem.

  2. Olá, Gustavo! O seu artigo é de três anos atrás, mas mesmo assim quero comentar: foi muito esclarecedor pra mim. Estou querendo começar um blog sobre análise de temas culturais (em especial, teatro, literatura e cinema) e estava na dúvida sobre como e em que site começar.

    Como não tenho ainda muito conhecimento em informática (estou aprendendo, mas até chegar em design e programação, vai levar pelo menos de dois a três anos), acho que o ideal para mim por enquanto seria usar o Blogger.

    Como vi em suas respostas para alguns comentários que há jeito de migrar para o WordPress sem perda de conteúdo, então quando o meu blog crescer ou por questões de mais melhorias, eu achar necessário migrar, solicitarei ajuda técnica (talvez até a sua se vc ainda estiver no ramo).

    De qualquer jeito, obrigada pelo esclarecimento.

  3. primeiramente adoro suas materias.
    bom eu tenho um blog a 5 anos no blogger e sempre que precisei consegui resolver tudo e molda-lo como quiz, porem tenho reparado que os blog maiores e mais conhecidos estão no wp são raros os que estão no blogger.
    outro ponto é os comentarios no wp tem o gravatar e um jeito muito mais simples para o leitor o que é bom, isso esta me fazendo pensar e muito em migrar.
    então acho que vou fazer um no wp e estuda-lo so ai migrar
    acredito tbm que td pessoa que se propõe a fazer algo tem que entender o minimo para realizar quer ser blogueira precisa entender como funciona a plataforma e não simplismente escrever e postar, a gente acaba aprendendo na pratica.

    beijos

  4. Gostaria se possível da opinião e sugestão sobre a minha intenção de abrir um blog para divulgar o meu trabalho , que é comercio de antiguidades . Preciso de uma plataforma que possibilite organizar as mercadorias por categorias . Tipo bicicletas , rádios , móveis enfim… Agradeço antecipadamente sua opinião . Obrigado !

    1. Paulo,
      se você pretende vender pela internet o correto é criar uma loja online e um blog. No blog você cria artigos mais relacionados as antiguidades, sem pensar em vender, e discretamente você direciona seu público para a loja online.

  5. Gustavo, tenho um blog baseado no blogger. Mas como conseguir visitas, se o mesmo não permite a inserção de palavras chaves para mecanismos de busca?
    obrigado!

  6. Ja tive varios blogs, sempre usei o blogger pela simplicidade, inclusive com dominio pago, tentei o wp mas nao gostei pela dificuldade e preço, se quiser algo bom tem que pagar.
    Blogger sempre

  7. Acho que depende do objetivo de cada um. Tenho blogger e pretendo experimentar wordpress. Eu nao queria pagar e nao precisava, o blog esta crescendo e agora quero muda-lo e ja possopagar.

  8. Eu acho que a melhor coisa é aprender html, css e o básico de php e criar seu blog do zero, demora lá uns 3 meses pra aprender tudo, mas você tem controle total e tem muitas hospedagens gratuitas de boa qualidade pra quem não quer investir

  9. Ótimo artigo Gustavo! As explicações são muito boas, mas realmente essa continua sendo uma grande dúvida para os blogueiros. No meu caso eu tenho três sites com o blogger, mas em um particularmente já sinto a necessidade de migrar para o wordpress. Meu único receio é a dificuldade quanto a isso.

      1. Eu tenho meu blog no Blogger e fiz o backup de tudo e passei para o WordPress, que eu tinha a conta já há um tempo, mas estava parado.
        O problema, no meu caso, é que eu comecei este blog como hobby e, mesmo sem divulgação, ele tem mais de 140 mil acessos. Como sou jornalista e pretendo investir num negócio online, que eu amo!… , a dúvida que eu tive foi sair do Blogger, onde já tenho esta quantidade de acessos, e começar do zero no WordPress. Valeria a pena?

      2. Olá Gustavo, primeiramente parabéns pelo seu artigo. Muito esclarecedor em vários aspectos. Objetivo e preciso. Isso é muito importante.
        Segundo, será que você pode me indicar o nome e contato de alguém que faça essa migração do blogger pra wordpress? Tenho um blog no blogger mas quero migrar pra o wp mas não quero quebrar a cabeça. Agradeço.

  10. wp é melhor no sentido de ter mais funcionalidades, mas com mais obstáculos, mais complicado para trabalhar, nada pratico,acaba-se por gastar mais dinheiro com ele , fica-se na mão ,sem apoio nenhum…. No final , não é tão bom assim quanto dizem ser. Você resumiu tudo perfeitamente, bom post

  11. Olá, já tive uns 5 blogs, o ultimo fez até um número muito razoável (cerca de 10 online sempre). Uso Blogger, mas tenho medo de migrar pro WordPress, pagar muita grana (mais ou menso 300 reais por ano numa hospedagem boa) e acabar não tendo um faturamento de volta, ou nem chegar a ser famoso. O que eu faço?

    1. Mateus,
      aconselho que continue no Blogger enquanto ele for o suficiente para você, se algum dia achar que tem que migrar, ai sim o faça. Você pode ter sucesso na própria plataforma blogger e temos muitos exemplos por aí, o que sempre gosto de citar é o do Adelson do Gerenciando Blog.
      abraço.

  12. Acho que você resumiu tudo perfeitamente e minha humilde opinião é que cada uma dessas plataformas tem suas vantagens e desvantagens.Gosto muito do Blogger,porém da para notar perfeitamente que o Google não nem aí para ele.Mas compreendo que para se ter sucesso de verdade em qualquer um dos dois,é preciso investir bem em seus artigos e na customização de todo o processo.Obrigado.

  13. Muito bacana esse artigo = )

    Bom, apesar ser totalmente leiga na parte técnica [linguagem html], gostaria de deixar minha opinião = )
    Quando fui criar um blog em 2008, testei as 2 plataformas. Optei pelo Blogger, por ser mais fácil de mexer, fácil de experimentar… [ facilidade de “linkar” coisas, facilidade em inserir imagens].
    Para quem não tem familiaridade com códigos e edição html, acredito que seja a melhor opção. E não penso que por não ter a necessidade de registrar um domínio passa a imagem de falta de seriedade ou falta de compromisso, acho que isso é muito relativo.

    E como disse a Ana Karenina, se o serviço atende as expectativas do usuário e se o conteúdo é bom, tá valendo, rsrs

    Abraços

  14. Olá Gustavo td bem?
    Este post trata de um assunto até que um pouco polêmico, você citou pontos interessantes e verdadeiros, mas tem umas algumas coisas que me incomoda de certa forma e gostaria de esclarecer.

    1º – Vejo muitos blogueiros intitularem o WordPress como wordpress.org, e isso é errado. O nome da plataforma da qual vocês falam é simplesmente WordPress. WordPress.org, seria meio que a comunidade oficial do wp, onde vc obtem noticias, as versões para download, forum de ajuda, etc.

    2º – Essa comparação injusta de WP vs Blogger, da qual se trata de coisas distintas que fazem a mesma coisa. O wp é uma plataforma Open-Source onde você pode baixar, instalar e editar do jeito que vc bem entender(respeitando a licença é claro).
    Agora o Blogger é um serviço do qual o Google te dá acesso ao que eles quiserem. Uma comparação justa por exemplo, seria Blogger x WordPress.Com x UolBlog.

    Bom, espero que meu comentário não pareça “hostil”,
    Abraços.
    Ramon Almeida.

    1. Ramon, de maneira alguma seu comentário será considerado hostil, é um assunto polêmico mesmo, então várias opiniões irão surgir.
      Sempre quando se fala em wordpress é necessário fazer a diferenciação entre wordpress.com (plataforma muito parecida com o blogger, mas bem limitada) e wordpress.org (conhecida no meio dos que a utilizam dessa maneira com o software open source).
      De resto sua opinião é muito válida, por que o intuito do artigo é justamente esse, levantar a questão e ver o que os blogueiros pensam a respeito,
      grande abraço.

    1. Emerson,
      o WordPress.org dá uma maior liberdade (e com essa liberdade surgem responsabilidades, como por exemplo ter um domínio e hospedagem próprios e resolver seus problemas), pra mim esse é o grande diferencial.
      abraço.

  15. acho o blogger melhor pelo seguinte, é muito mais fácil de criar, postar, sem necessariamente entender de codigos, existem vários templates pelo web, que podem facilmente ser instalado no blogger, existem tambem varios metabloggers ensinando a usar o blogger, por isso que eu acho o blogger o melhor!!!!!!!!!

  16. Gostei muito do artigo.
    Encontrei essa página agora, pois estou pensando em criar um blog… creio que visitarei sempre!

    Muito proveitoso!

    Nilbe 🙂

  17. Excelente post Gustavo.
    Estou buscando informações sobre criação de blogs e vi seu artigo, muito oportuno!
    Parabéns!

    Regina Celia

  18. Eu ainda prefiro o Blogger, apesar de que desde de ontem a equipe de manutenção do Blogger "tá pisando na bola". Tenho uma blog na plataforma Blogger e estou criando o segundo que quero ativar até a metade desse ano. Também tenho um registro no WordPress, mas desanimei um pouco quando vi que, como você mesmo disse, "não dá pra levar a sério blogs em wordpress.org em servidores gratuitos". O correto mesmo é pagar uma hospedagem e se dedicar a plataforma integralmente. Como não quero ter qualquer custo, vou ficando com o blogger mesmo. Mas puxa vida! Quanda dá uma falha lá, é um "Deus nos acuda". Ficamos na dependência da boa vontade dos responsáveis pelo suporte. Estou com problema em dois layouts, preciso arrumar e estou de mãos atadas por causa se uma maudito bug que ninguém explica. Já para que tem um WordPress é publicador e mantedor. E como você mesmo disse e faço das suas palavras as minhas novamente, o usuário do WordPress "não terá ninguém para colocar a culpa".

  19. Tá iniciando, usa o Blogger.
    Tá ganhando só com adsense, continua no Blogger.
    Tá famoso e ganhando de várias formas, usa o WordPress.

    Este é o caminho da maioria dos blogueiros!

    Water

  20. Quando iniciei na blogosfera já foi no WordPress, pois, já possuía um domínio registrado e não achei nada de outro mundo, precisou somente de um pouco de dedicação para estudá-lo, mas o resultado foi bastante positivo, pude aprender bastante.
    já no Blogger, vejo que os blogs mais populares são normalmente metablogs, por justamente atingirem uma grande massa de usuários.

    Abraços!

  21. Ana Karenina,
    sempre com comentários bem fundamentados e sensatos, obrigado por compartilhar seu pensamento, e concordo plenamente com a questão de fanatismo, em nada na vida isso é saudável,
    abraço.

  22. Vandenei Dogado,
    creio que entendeu errado, a comparação não é entre o wordpress.com e o Blogger e sim entre o WordPress.org e o Blogger,
    abraço.

    1. Prezado Gustavo Freitas
      Não entendi erradamente, pois quem entende não tem possibilidade de ser erradamente, ou entendeu ou não. Entendi exatamente o que diz em seu post, sei que é uma analogia entre Blogger e WordPress.org. O que ficou subentendido em meu comentário e o senhor não compreendeu é que entre wordpress.com e blogger, o blogger é melhor. Entre wordpress.org e blogger, o wordpress leva uma pequena vantagem, mas como eu não estou afim de pagar, já que o wordpress.org é pago, prefiro ficar com o serviço do blogger que é gratuito, fui isto que afirmei, mas hoje creio que já não há mais vantagem do worpress.org sobre o blogger.

  23. Olá Gustavo

    Eu não posso dizer qual é a melhor porque não conheço o wordpress, conheço apenas o blogger e mesmo assim uso apenas as funções básicas, porque não sou boa em html e CSS.

    Como usuária acredito que um serviço é bom quando ele atende as suas expectativas, necessidades e objetivos com relação ao que irá fazer com ele, o blogger pode ser bom para usuários que fazem da arte de blogar um hobby e o wordpress pode ser bom pra quem quer ganhar dinheiro com ele e ser profissional da área, cada um vai escolher o que atende mais ao seu uso e o que tem maior facilidade de utilização.

    Só não curto muito os fanatismos de alguns usuários que acham que um blog só é bom quando tem a plataforma X ou Y, discordo disso porque o mais importante de um blog é o conteúdo e o blogueiro, são estes os maiores fatores de sucesso de um blog, um leitor ou um cliente não se interessa pela plataforma que você blogueiro utiliza, ele quer ler seus conteúdos, contratar seus serviços se eles forem realmente bons.

    O que me incomoda no wordpress enquanto leitora é que ele sempre demora muito mais pra carregar do que os do blogger, só isso que me incomoda até o momento, de resto não faz muita diferença.

    É isso, um abraço

    @anakint

    1. Como blogueira, seus comentários me deixaram muito feliz!!! rsrs E, como leitora, concordo com você. O que realmente importa é o conteúdo.
      Mas, para o blogueiro, é importante conhecer as ferramentas e ficar atualizado, né? Por isso acho super importante esse trabalho do Gustavo.
      Um abraço!

  24. Leonardo,
    falando em profissionalização, não somente do blog, mais do autor também, ai tem mesmo que partir para o wordpress.org, e temos vários casos aqui no Brasil, como a Nospheratt e, mais recentemente, o Marcos Lemos do Ferramentas Blog.
    Acredito que um blog no blogger possa dar certo, mas o trabalho que gera é imenso se comparado ao WordPress.org.
    abraço e vamos continuar a discussão.

  25. Belo post Gustavo,

    Sinceramente sou um defensor do WordPress.
    E um dos principais motivos está nas vantagens e desvantagens mencionadas por você: O Blogger da para ser gratuito, já o WordPress (desculpe os que acham que dá) não dá!
    E isso para mim já demonstra, que quem quer ser profissional, usa WordPress.
    Para mim não há muito o que fazer, são raros os blogs que dão certo via Blogger. E quem deu certo já está vendo que é bem melhor o WordPress e está migrando.
    Bom é isso que acho….
    Grande Abraço!

  26. Muito Interessante. Concordo Plenamente. Eu também possuo os dois, mas no meu caso que não pretendo pagar, o Blogger é melhor.Tenho o wordpress.com; porém possui muito poucos recursos, não se pode utilizar os plugins, por isso fico com o serviço do Google. http://pergunteaocoruja.wordpress.com
    Prof.ºVandi