São inúmeras plataformas disponiveis para você criar um blog. Dentre essas plataformas disponiveis, cada uma tem suas caracteristicas e vantagens, assim como desvantagens. Nenhuma é igual e cada uma é útil para projetos diferentes. Por Exemplo, se você deseja utilizar a plataforma Tumblr para criar um blog profissional, dificilmente seu blog terá retornos, pois não é uma plataforma adequada.

Para você conhecer um pouco melhor cada plataforma, e definir qual delas é a melhor para o seus projetos, resolvi criar este artigo, listando algumas qualidades e defeitos de cada uma dessas plataformas. Vejam:

Qual a melhor plataforma para seu blog

Tumblr (www.tumblr.com)

O Tumblr é uma plataforma que vem em grande ascensão e muito utilizada para criar blogs pessoais, onde você escreve seus textos, opiniões, frases, imagens etc. É um serviço muito qualificado, útil apenas para você criar blogs pessoais, pensando apenas em escrever e divulgar. Se você gostaria de criar um blog mais complexo e começar utilizando o WordPress, deverá terminar de ler este artigo.

Caracteristicas boas:

• Gratuito

• Simples e fácil de usar

• Templates grátis de qualidade

• Opção de seguir outros blogs/usuários

Características ruins:

Limitado

• Sem comentários

• Somente em inglês

WordPress (Free) (www.wordpress.com)

A versão totalmente gratuita do WordPress é boa, também, para criar blogs pessoais. Por ser gratuito, é limitado, o que não nos permite ter um blog de acordo que desejamos, com template próprio, alterações, e diversos outros.

Características boas:

• Grátis

• Qualificado

• Simples

• Fácil de usar

• Ótimo editor de texto

Caracteristicas ruins:

• Limitado

• Templates ruins

Blogger (www.blogger.com)

O Blogger é a plataforma mais utilizada em nosso país. Criar um blog no Blogger é bastante simples, fácil de mexer e com muitas outras opções qualificadas. Como as outras citadas acima, o Blogger é gratuito e limitado, mas é bastante melhor, pois é possivel você criar um blog como desejar e qualificado. Além de ter a possibilidade de criar um blog profissional.

• E-book: Como trasnformar seu blogspot em um blog profissional

Características boas:

• Gratuito

• Inúmeros templates de qualidade para download espalhados pela web

• Fácil acesso com outros serviços do Google, como o AdSense e Analyctis

• Opção para criar blog em equipe

Características ruins:

• Editor de texto fraco

• Serviço limitado

• Domínio longo

• Sistema de comentários ruim

WordPress (.org) (www.wordpress.org)

A melhor plataforma que existe para criar blogs, na minha opinião, é o WordPress. Se você desejar ter um blog profissional e bastante complexo, basta utilizar o WordPress. São inúmeras caracteristicas boas e elogios, mas tem algumas desvantagens.

Características boas:

• Templates qualificados

• Complexo. Permite criar qualquer tipo de site.

• Inúmeros plugins para seus blogs

• Editor de texto qualificado e completo.

Caracteristicas ruins:

É necessário domínio e hospedagem

• Difícil para configurar na linguagem (PHP)

 

São plataformas diferentes, mas que são excelentes. Algumas são dificeis e complicadas para gerenciar um blog complexo, no caso do Tumblr e WordPress (Free). Já o Blogger nos dá uma pequena possibilidade de ter um blog profissional e qualificados, da maneira que desejarmos, é claro, realizando algumas mudanças. O WordPress é excelente, gosto muito e, custei para achar essas duas características ruins. Se você desejar criar um blog pessoal, recomendo que utilize as duas primeiras plataformas citadas, e também o Blogger. Se deseja entrar na área profissional de blogs, recomendo  WordPress. Se não puder investir no início, em um plano de hospedagem e dominio, poderá começar no Blogger que, na minha visão, precisa de um domínio exclusivo para começar se transformar em um blog profissional.

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Pra mim que estou começando, tudo parece muito connfuso…

    quero começar um blog, de forma profissional, mas diante de todas as opções, vou escolher o wordpress, pois acredito que vale a pena o esforço de aprender na plataforma correta e fazer
    um trabalho profissional.

    Obrigado a todos por todas as dicas!!!

    1. RIMEN, agradeço seu comentário.

      Quando conheci a blogosfera, criação de blogs, monetização, etc, era tudo confuso. Então, resolvi procurar mais pelo assunto e estudar o mesmo, hoje não sou Expert, mas tenho um conhecimento básico em algumas plataformas e gerenciamento de blogs. Por isso, se for uma coisa que você deseja para sua vida, leve a sério, estude mais, para que, num futuro próximo, você possa se destacar e ter um blog de qualidade.

      O WordPress realmente é a melhor plataforma. Fácil e competente.

      Abraços, Felipe Santos.

  2. Olá Felipe

    Acredito que não sobrou caracteríscas ruins no WordPress:

    1 – A Internet está repleta de apostilas, videoaulas, etc sobre PHP;

    2 – Possuir domínio próprio e hospedagem é otimo considerando os benefícios tais como: suporte, velocidade de conexão , espaço disponível, etc.

    Um grande abraço

    1. Olá Bruno, obrigado pelo comentário.

      Eu não iria postar nenhuma característica ruim, mesmo eu não conhecendo a linguagem PHP, mas acredito que, para quem está iniciando na blogosfera e não tem investimento, os dois sejam características ruins. Mas entendo sua opinião e concordo com a mesma.

      Abraços.

  3. Na minha opinião o Blogspot é o mais equilibrado. Não exige muito conhecimento pra ter um blog bonito.
    O WordPress é ótimo, porém mais complicado. Exige um pouco mais de conhecimento.
    E o Tumblr é bonito, não exige conhecimento, mas realmente não passa profissionalismo.
    E quanto ao sistema de comentários, em todas as plataformas (eu acho) você podem utilizar o Disqus, e para o Blogspot e WordPress tem o Intensedebate.
    Tenho um blog na plataforma Blogger. Se eu não fosse preguiçoso eu usaria WordPress. Pretendo migrar quando aprender a usar os códigos necessários.

  4. “Difícil para configurar na linguagem (PHP)”?

    Não entendi esta dificuldade.

    PHP que é uma linguagem Open Source (código aberto), que é possível ser aprendida em qualquer lugar da web…
    Além do codex do WordPress onde é possível aprender exatamente tudo que é necessário para desenvolver na ferramenta.

    Enquanto que no Blogger você encontra uma linguagem de código próprio da ferramenta. O Blogger não disponibiliza nenhum endereço de documentação nada que ajude o usuário a desenvolver no Blogger.

    1. Obrigado pelo comentário.

      Concordo com o que você disse, mas coloquei esta características mais para os iniciantes – até coloquei na categoria iniciantes. Mas, nos dias de hoje, qualquer um pode aprender sobre PHP e outra linguagem na web facilmente.

      Tenho vontade de aprender, mas tenho um pouco dificuldades. HUSHAUas’ Faltei especificar mais essa característica. Abraços.