As 5 otimizações de SEO on-page mais importantes

Esse é um Guest Post escrito por Guilherme Cherman do Como Fazer, um site com guias e tutoriais sobre tecnologia, saúde, família e outros assuntos. Se você também quer ter um Guest Post publicado no QCB, confira nesse link como é fácil.

Hoje em dia, com tanta informação sobre SEO na internet, esquecemos frequentemente das coisas básicas que as páginas dos nossos sites devem ter para obterem um bom ranking no Google. Neste artigo, reúno as cinco principais.

1. Título entre tags <h1>

Uma das primeiras coisas que o bot do Google vê é se ele tem tags <h1>, que devem conter o título da página em questão. Tome cuidado para não deixar a imagem do seu logo entre tags <h1>, um erro muito comum.

2. Tags <title> boas e clicáveis

As tags title indicam o texto que irá aparecer identificando o seu site no Google. É muito comum que ela seja a mesma do titulo, mas caso o seu título for muito longo ou só conter palavras-chaves importantes no fim, uma modificação é recomendado. Por exemplo, um bom “title” para esse artigo seria “SEO: 7 otimizações que toda página deve ter”.

3. Conteúdo em HTML

Se o seu conteúdo for em Flash, imagem ou outra tecnologia desse tipo, pode esquecer: o Google não consegue ler essas informações, então seu site não terá sucesso no buscador. Uma otimização essencial, portanto, é migrar do Flash e das fotos para o HTML.

4. Palavras-chaves ao longo do texto

Você deve usar as palavras principais do título diversas vezes ao longo do texto, para deixar claro ao Google sobre o que ele é. Novamente dando como exemplo esse artigo, observe que utilizei “SEO” e “otimização” (e suas variações) algumas vezes.

5. Links internos

Caso você escreva sobre uma coisa que comentou em outro artigo, coloque um link para essa outra página. Além de ajudar o leitor a encontrar informação, vai facilitar o trabalho do Google na indexação do seu site.

Essas são as mais importantes otimizações “on-page” que todo dono de site pode e deve fazer. Elas podem parecer simples, mas por essa razão mesmo muitas vezes são ignoradas e esquecidas.

Comece AGORA a Ganhar Dinheiro com E-mail Marketing

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Website: http://querocriarumblog.com.br

9 Comentários

  1. Olá boa tarde amigo!!
    Parabéns pelas dicas , muito boas .Todos esses cuidados fazem toda a diferença na qualidade de um blog e o leitor merece, pois , sem ele o que seria do nosso trabalho?
    Suas dicas são simples e fáceis de se colocarem em prática , obrigado por compartilhar conosco, um abraço, Luciano!
    Luciano Cordeiro de mello publicou o artigo Dormir bem é essencial para viver mais e com saúde

  2. Olá Guilherme,

    Dica muito pertinentes, também me agrada muito a parte do cabeçalho H1, onde tento valorizar bastante, além de trazer um grande impacto para um determinado termo de pesquisa.

    As demais dicas também andam de mãos dadas com todo o processo da otimização.

    Abração!
    Bruno Simomura publicou o artigo Os plugins ativos no Metablog

  3. Ola! Guilherme valeu pelas dicas.

    Eu gostaria de saber que peso tem o uso de title=”titulo” e o uso de alt=”trexo a descrever imagen” em imagens e links, se poder me ajdar fico grato.

    Um forte abrasso…

  4. Stenio Ribeiro

    Seriamente temos que aplicar as dicas aqui citadas para podermos obter um maior destaque com nossos projetos. E sem dúvida que o leitor também ganhará muito se o texto for bem redigido.
    Abraço!

  5. Oi Guilherme,

    Entra ai também, como SEO In-page, a limpeza do código fonte para deixá-lo o mais claro possível, a melhora do desempenho do site, a navegabilidade, a quantidade de anúncios AdSense, a boa utilização de links externos (com ou sem nofollow), a linkagem para sites de renome, etc. Tudo isso, entra no SEO In-page. Acredito que depois do panda o cuidado com essas coisas é ainda mais importante do que o que já conhecemos. Um detalhe é esse último. Muitas pessoas, inclusive o pessoal da SEOMoz, discutem a relevância que tem linkar para outros sites relevantes. De acordo com eles essa é uma das melhores técnicas de otimização.

    Abraço e parabéns pelo post.

    Anderson Chipak

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *