Em novembro escrevi um artigo no GF Soluções comentando uma declaração de Matt Cutts (Chefe da equipe de Web Spam do Google) na Pubcon.

Na declaração ele dizia que os sites e blogs que não priorizam o conteúdo antes da dobra, podem ter problemas com as pesquisas no Google.

No artigo eu expliquei melhor a situação,

Isso quer dizer, se você aproveita o espaço antes da dobra (parte da página que é mostrada quando se abre um blog, sem necessidade de rolar a página) para colocar somente anúncios, deixando dessa maneira seu visitante confuso e gerando cliques sem necessidade, você pode ser penalizado no mecanismo de pesquisa. Suas visitas irão cair. E isso não tem nada a ver com o Google Panda. Fonte: GF Soluções.

No artigo Google Adsense está alterando as regras do jogo, atenção! ainda faço outros comentários, principalmente sobre a mudança da página que orienta sobre os melhores locais para se colocar os anúncios do Google Adsense em uma página, que foi alterada, já enfatizando as novas regras. Falei também em um Livestream sobre a situação, confira no artigo Mudanças que estão acontecendo no Google Adsense.

O interessante é que quando levantei a questão, algumas pessoas não acreditaram e até mesmo tive um caso de uma pessoa que foi muito arrogante, mesmo sem saber o conhecimento que tenho sobre o assunto. Mas a informação oficial do Google vem provar que eu estava falando de algo que entendia, e não fazendo uma especulação qualquer.

Não quero ser punido pelo Google, o que fazer?

O algoritmo do Google foi alterado, segundo o comunicado oficial de Matt Cutts, no dia 19 de janeiro, mas o comunicado, em inglês, não informa se essa atualização está liberada também para o português, mas informa que atingirá cerca de 1% dos resultados. Informa também que outras 500 melhorias serão feitas ainda esse ano no algoritmo.

Para evitar ser punido, ou para reverter uma punição nesse sentido, o próprio Google criou algumas ferramentas interessantes para que você possa verificar como o seu visitante vê a sua página e se o conteúdo está aparecendo antes da dobra. Aqui já vai uma dica, se você utiliza 2 blocos de anúncio abaixo do título, pode ter certeza que terá problemas com essa atualização no algoritmo do Google.

  • Browser Size – Uma ferramenta disponível no Google Labs. Para utilizar acesse http://browsersize.googlelabs.com/ e digite a url de seu blog e clique em Go. Verifique se o conteúdo está aparecendo antes da dobra. Clique em um artigo e faça a mesma verificação.
  • Window Resizer – Extensão para o Google Chrome, entre no seu blog em um artigo e escolha na extensão o tamanho de tela que deseja visualizar seu conteúdo e saberá se ele está, ou não, dentro das novas regras. Baixe a extensão em https://chrome.google.com/webstore/detail/kkelicaakdanhinjdeammmilcgefonfh.
  • Above the Fold – Aplicativo que lhe mostra o posicionamento de seus artigos antes da dobra. Basta acessar http://as-abovethefold.appspot.com/ e colocar o link de seu blog, clicar em Go e aguardar o carregamento. O ideal é que você coloque a url de um artigo para ter certeza se está ou não correto.

Conclusão

A orientação do Google continua a mesma,  pense na experiência do visitante com o seu conteúdo. Eu não gosto de entrar em uma página em busca de informações e só encontrar, antes da dobra, propagandas. Se você pensar na experiência do seu visitante, não terá problemas com o Google e certamente conseguirá ter retorno de visitas, o que gerará ganhos financeiros, certamente.

E você, o que achou das mudanças anunciadas pelo Google? Acredita que seu blog está a salvo dessa atualização? Deixe sua opinião nos comentários.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

14 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Deixa eu ver se entendi, em usei o “ABOVETHEFOLD” e coloquei um link com um post meu e obtive a mensagem “Everithing above this is known as ‘above the fold'”. Quer dizer que todos meus anuncios que estão acima da barra terão que ser retirados?

    Abraços!!!

    1. O que ele disse é que tudo que está acima da linha é considerado “acima da dobra”. Não tem que retirar os anúncios, o que você tem que julgar é se o conteúdo está visível.

  2. Olá Gustavo, tudo bem?

    Já estava com saudades de comentar suas postagens, rsrsr. Grande notícia esta hein? já fiz um teste e tomei zero, rsrsrs.

    Tenho que me ajustar a estas regras o mais rápido possível.

    Muito obrigado pelas dicas.

    Jan Carle