Agora é oficial: Google vai penalizar páginas com muitos anúncios antes do conteúdo

Em novembro escrevi um artigo no GF Soluções comentando uma declaração de Matt Cutts (Chefe da equipe de Web Spam do Google) na Pubcon.

Na declaração ele dizia que os sites e blogs que não priorizam o conteúdo antes da dobra, podem ter problemas com as pesquisas no Google.

No artigo eu expliquei melhor a situação,

Isso quer dizer, se você aproveita o espaço antes da dobra (parte da página que é mostrada quando se abre um blog, sem necessidade de rolar a página) para colocar somente anúncios, deixando dessa maneira seu visitante confuso e gerando cliques sem necessidade, você pode ser penalizado no mecanismo de pesquisa. Suas visitas irão cair. E isso não tem nada a ver com o Google Panda. Fonte: GF Soluções.

No artigo Google Adsense está alterando as regras do jogo, atenção! ainda faço outros comentários, principalmente sobre a mudança da página que orienta sobre os melhores locais para se colocar os anúncios do Google Adsense em uma página, que foi alterada, já enfatizando as novas regras. Falei também em um Livestream sobre a situação, confira no artigo Mudanças que estão acontecendo no Google Adsense.

O interessante é que quando levantei a questão, algumas pessoas não acreditaram e até mesmo tive um caso de uma pessoa que foi muito arrogante, mesmo sem saber o conhecimento que tenho sobre o assunto. Mas a informação oficial do Google vem provar que eu estava falando de algo que entendia, e não fazendo uma especulação qualquer.

Não quero ser punido pelo Google, o que fazer?

O algoritmo do Google foi alterado, segundo o comunicado oficial de Matt Cutts, no dia 19 de janeiro, mas o comunicado, em inglês, não informa se essa atualização está liberada também para o português, mas informa que atingirá cerca de 1% dos resultados. Informa também que outras 500 melhorias serão feitas ainda esse ano no algoritmo.

Para evitar ser punido, ou para reverter uma punição nesse sentido, o próprio Google criou algumas ferramentas interessantes para que você possa verificar como o seu visitante vê a sua página e se o conteúdo está aparecendo antes da dobra. Aqui já vai uma dica, se você utiliza 2 blocos de anúncio abaixo do título, pode ter certeza que terá problemas com essa atualização no algoritmo do Google.

  • Browser Size – Uma ferramenta disponível no Google Labs. Para utilizar acesse http://browsersize.googlelabs.com/ e digite a url de seu blog e clique em Go. Verifique se o conteúdo está aparecendo antes da dobra. Clique em um artigo e faça a mesma verificação.
  • Window Resizer – Extensão para o Google Chrome, entre no seu blog em um artigo e escolha na extensão o tamanho de tela que deseja visualizar seu conteúdo e saberá se ele está, ou não, dentro das novas regras. Baixe a extensão em https://chrome.google.com/webstore/detail/kkelicaakdanhinjdeammmilcgefonfh.
  • Above the Fold – Aplicativo que lhe mostra o posicionamento de seus artigos antes da dobra. Basta acessar http://as-abovethefold.appspot.com/ e colocar o link de seu blog, clicar em Go e aguardar o carregamento. O ideal é que você coloque a url de um artigo para ter certeza se está ou não correto.

Conclusão

A orientação do Google continua a mesma,  pense na experiência do visitante com o seu conteúdo. Eu não gosto de entrar em uma página em busca de informações e só encontrar, antes da dobra, propagandas. Se você pensar na experiência do seu visitante, não terá problemas com o Google e certamente conseguirá ter retorno de visitas, o que gerará ganhos financeiros, certamente.

E você, o que achou das mudanças anunciadas pelo Google? Acredita que seu blog está a salvo dessa atualização? Deixe sua opinião nos comentários.

Rate this post

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias e sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

14 Comentários

  1. Mais uma preocupação pra cabeça. Mas é sim uma melhoria e é bem-vinda. Muitas blog são tão poluídos que não tem condição . kkk

    • Stanley,
      o pensamento tem que ser esse, é pra melhorar. Temos que pensar também como leitores, afinal somos mesmo leitores.
      Abraço.

  2. Ok, Gustavo. Já estou divulgando. Agora, o Browser Size acusou erro no servidor. Deve ser problema no site deles, né?

  3. Olá Gustavo, tudo bem?

    Já estava com saudades de comentar suas postagens, rsrsr. Grande notícia esta hein? já fiz um teste e tomei zero, rsrsrs.

    Tenho que me ajustar a estas regras o mais rápido possível.

    Muito obrigado pelas dicas.

    Jan Carle

    • Jan, se adeque mesmo, sempre é mais difícil acertar depois de uma punição,
      Abraço.

  4. Muitas vezes do meio de tanta publicidade é difícil detetar o que é conteúdo de publicidade mesmo.

  5. Deixa eu ver se entendi, em usei o “ABOVETHEFOLD” e coloquei um link com um post meu e obtive a mensagem “Everithing above this is known as ‘above the fold'”. Quer dizer que todos meus anuncios que estão acima da barra terão que ser retirados?

    Abraços!!!

    • O que ele disse é que tudo que está acima da linha é considerado “acima da dobra”. Não tem que retirar os anúncios, o que você tem que julgar é se o conteúdo está visível.

  6. Olá,

    Agradeço pelas dicas, vou verificar isso agora mesmo em meus sites.

    Sucesso.

  7. Tenho preocupação, coloquei dois anuncios logo abaixo do título é preocupante ou não

  8. E se os anúncios forem do próprio Google? Aí tá liberado? rsrsrsr É como ele quer e não ao contrário!

    Excelente artigo!

Deixe uma resposta