A principal característica do WordPress é a infinidade de plugins que existem para personalizarmos os nossos blogs e fazer deles o que bem entendermos ou desejarmos. E uma das possibilidades do WordPress é a opção de criarmos uma loja virtual facilmente usando apenas plugins específicos. Conhecido como e-commerce, as lojas virtuais vem se tornando comum e bem aceitas por internautas que fazem compras pela Internet.

Esse artigo foi publicado originalmente em 12 de setembro de 2012.

Se você tem algum projeto ou pensa em criar uma loja virtual futuramente, poderá utilizar a plataforma do WordPress para gerenciar a mesma. Com isso, você vai necessitar de alguns plugins, os quais você vai conhecer aqui no Quero Criar um Blog. Abaixo, listei 5 plugins para fazer do WordPress um e-commerce.

1 – WooCommerce

É um plugin excelente para você começar a criar sua e-commerce. Além de oferecer diversas formas de pagamentos, organizações diversificadas de produtos e uma forma de feedback, onde você poderá analisar as opiniões dos clientes e as estatísticas da loja, oferece também temas específicos para lojas virtuais que podem ser adquiridas e combinadas junto ao plugin.

2 – WP e-Commerce

Um plugin simples e que oferece diversas opções para quem deseja criar uma loja virtual ou um blog de downloads. WP e-commerce é gratuito e possui alguns recursos adicionais que são pagos. Mas, para quem deseja utilizá-lo, ficará satisfeito com a versão gratuita que oferece uma forma de configurar o SEO, integrações com serviços do Google, Feed RSS, alterações em HTML e CSS e vários outros recursos.

3 – eShop

Plugin totalmente gratuito que oferece formas de pagamentos diversos, tais como: Paypal, via dinheiro (boleta), cheque e vários outros. Além disso, oferece um sistema de descontos, frete (transporte) e produtos com listagem múltiplas.

4 – Cart66

Cart66 é um plugin premium. Aceita pagamentos via Paypal, compatível com qualquer tema WordPress e oferece um fórum, que integra ao blog e ajuda muito no contato com os seus clientes.

5 – Jigoshop

Totalmente gratuito, o Jigoshop é uma das melhores opções para quem está iniciando em e-commerce e deseja começar com mais calma. Permite que você desenvolve sua loja rapidamente, organize seus produtos facilmente, navegação simples e monitoramento de dados de sua loja.

Participe da conversa

10 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. eu gostaria de algumas dicas em relação ao woocommerc, ele gera a configuração da loja e eu não consigo configurar depois que é gerada. Eu gosto de trabalhar com o elementor. Como faço por exemplo, incluir cabeçalho, rodape, configurar todos widgets da tela do produto único, cor no manual, posiçao da logo…..Enfim, poder editar .

    Segue a tela no url:
    http://www.fatiaimagem.com.br/img/F3C5645E/index.html

    Aguardo ajuda de algum abençoado

  2. Ola boa tarde gostaria de tira a seguinte duvida tem como os clientes se cadastrarem no woocommerce? Se a resposta for sim como configurar pois no meu site não estar dando certo.

  3. Ola, boa noite, Gostaria de parabenizar o Gustavo pelo artigo, muito interessante, concordo com ele sobre os plugins, e concordo ainda mais com o Woocommerce, que trata-se de uma ferramenta muito poderosa para e-commerce, sem conta que é compatível com vários temas diferentes, e fica com uma aparência muito profissional,
    Ja usei o Woocommerce para alguns sites, e realmente recomendo muito.

  4. Estou a pensar num dos meus Blogs incluir um Comércio Electrónico e sendo assim vou experimentar estas soluções.
    Dos 5 apresentados, na vossa opinião qual a solução mais flexível? Mais costumizável ao n´vel de artigos com atributos, cores, tamanhos?

    João Tiago Ogando

  5. Muito interessante usar o WordPress para comércio eletrônico. Vou ver se encontro alguma solução para integrar o Magento. Se tiver alguma dica passe pra gente.

    Ótimo artigo Felipe.

  6. Olá,
    Gostei do seu post, muito bom essas informações pra quem quer começar a montar uma loja virtual. Eu recomendo o WooCommerce, ele é muito completo e fácil de usar. Em minha loja virtual vendemos diversos plugins para o WooCommerce, como para os correios e pagamento via pagseguro.