5 passos para escolher um bom template

A escolha de um template é fundamental para o sucesso de seu blog. Todos concordam que um blog com um bom template ajuda e muito, desde cativar os leitores até aumentar a rentabilização. Ter bom conteúdo é algo imprescindível, mas ter um blog com um visual elegante e bonito é um diferencial.

Mas escolher um bom template não é algo fácil, ou pelo menos não devia ser. Além do visual em si, você deve seguir alguns passos para que você não tenha problemas no futuro, pois mudar de template constantemente fará com que seu projeto perca a sua identidade e faça com que o visitante tenha surpresas, e isso ele não gosta muito. Hoje trago alguns passos para que você escolha um bom template.

Compatibilidade com todos os navegadores

Antes mesmo de pensar em instalar um template, acesse a demonstração que geralmente o desenvolvedor do template disponibiliza, teste em todos os navegadores possíveis, sobretudo nas versões mais antigas do Internet Explorer, as versões 6 e 7 são as mais problemáticas, e os leitores, dependendo do nicho em que você trabalha, podem usá-los bastante. Alguns templates simplesmente não funcionam muito bem pois utilizam algumas definições CSS e Javascript que esses navegadores não conseguem interpretar, fazendo com que o template fique quebrado.

Suporte a Widgets

Sem dúvidas a barra lateral de um blog é um lugar que é muito importante. Lá colocamos inúmeras informações para os nossos leitores, desde links para perfis nas redes sociais, links relacionados, caixa para assinantes de feed, além é claro de belas publicidades para ajudar na monetização de nosso projeto. Mas alguns templates simplesmente não possuem suporte a widgets que são o método mais comum e fácil de adicionar estas funcionalidades. Nestes templates, caso você deseje incluir algumas informações em sua barra lateral, você terá que recorrer ao editor do wordpress, que não é nada amigável, mesmo para mim que sou desenvolvedor. Isso fará que tarefas fáceis se tornem um tanto quanto complicadas.

Tempo de carregamento

Esse é um fator que afetará e muito o desempenho de seu blog. Um template que demora muito a carregar, que possui pesadas imagens sendo carregadas através de CSS, ficará muito mais lento quando suas imagens, as que estão dentro de seus artigos forem colocadas. Mais uma vez recorra a página de demonstração do desenvolvedor do template e use alguma ferramenta para verificar o tempo de carregamento da página, caso deseje listei algumas ferramentas neste artigo: As 5 melhores ferramentas para testar a velocidade de seu site.

HTML 5

Ser em HTML 5, não é uma obrigatoriedade, mas uma recomendação. Estudos comprovam que os mecanismos de busca adoram sites que utilizam HTML 5, isso porque nesta versão do HTML é possível aplicar tags específicas para artigos, cabeçalhos, rodapés, isso faz com que estes mesmos mecanismos de buscas achem as informações que realmente importam com mais facilidade. Além é claro de ser uma tecnologia que ainda irá evoluir muito, fazendo com que seu blog não seja obsoleto por mais tempo.

Teste antes de aplicar

Depois de passar por estes quatro quesitos, você deve estar pensando em instalar o template em seu blog né? Nem pensar, antes de instalar o template em seu blog de fato. Crie um ambiente de testes, caso não tenha, para que você aplique primeiramente lá o template. Já passei por algumas situações nada legais em que no ato da instalação do template, o mesmo rodava códigos maliciosos em que deletava algumas propriedades da minha instalação WordPress. Além é claro de ser uma prática de segurança, ver que o template realmente se comporta como está no site do desenvolvedor.

E você segue estes passos antes de trocar ou instalar um template?

16 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge