5 dicas importantes para planejar antes de criar seu blog

Querer criar um blog depende de vários fatores importantes antes de começar a blogar, necessariamente em tudo que pretendemos criar temos que planejar antes. Para criar um blog não deixa de ser diferente neste artigo vou citar cinco fatores que vão ser de grande ajuda para você que está pretendendo criar seu blog e não sabe por onde começar, vamos lá.

1 – Escolha um Nicho

Determinar o nicho que você quer blogar é extremamente importante para o bom início com seu blog. Você precisa seguir um conceito antes de começar a postar sobre o assunto, de modo que possa ter plena segurança no nicho escolhido. Seu blog pode sofrer as consequências da escolha de nicho incorreto, assim podendo não corresponder suas expectativas.

2 – Escolha do nome do Blog

Querer criar um blog não depende apenas de escolha de um nicho para iniciar, também temos que pensar em um nome atrativo que possa futuramente se tornar uma marca registrada de seu blog. O nome do seu blog é muito importante para primeira impressão que o mesmo pode causar a ser acessado pela primeira vez, um nome de impacto e bem elaborado pode ser um grande começo no caminho que você e seu blog terão que percorrer nesta grande blogosfera.

3 – Escolha uma plataforma de blog

Tente considerar sua necessidade e seu orçamento quando for escolher uma plataforma para criar um blog. Algumas plataformas de blogs como o Blogger são gratuitas e de baixo custo para iniciar, tendo outras que tem um custo inicial maior, mais oferecem mais vantagens e ferramentas como o WordPress, que é gratuito mais te cobra um maior conhecimento sobre o mesmo. Levando em consideração os critérios acima defina o seu objetivo e faça sua opção pela que mais te agradar e corresponder suas necessidades.

4 – Encontre um template flexível

Não só você precisa encontrar um template de design flexível e agradável, mas você necessariamente teria que encontrar um que tivesse  uma fácil edição, isso se optar pro um template gratuito que pode ser encontrado em vários sites na internet tanto para Blogger como para WordPress. Mas para começar de uma forma mais apresentável seria mais apropriado claro, se tiver conhecimento em web design, você mesmo criar seu próprio template ou contratar um profissional da area para desenvolver para você.

5 – Faça o seu primeiro post

Deixe os leitores saber que seu blog vai ser tudo o que eles esperavam, postando conteúdo de qualidade e proporcionando uma grande experiência para seus leitores, deixando aquela vontade de querer voltar.

Conclusão

Você quer criar um blog? É aquela questão, se for fazer faça com dedicação, profissionalismo e amor pelo que faz.

Agora que você já sabe os passos básicos para planejar seu blog compartilhe sua experiência deixando sua opinião nos comentários.

Cansado de procurar por nichos pra ganhar dinheiro?

Thiago Reis

Sou estudante de design estou terminando meu curso de web developer tenho muito interesse em tudo que é relacionado a criação e manutenção de blogs, sites e tecnologia, sou músico gosto de cantar e tocar e nos momentos vagos sair com a família e amigos.

Website: http://querocriarumblog.com.br

4 Comentários

  1. Derek Santos

    Uma outra dica seria criar um blog teste antes de fazer um oficial.

  2. Derek Santos

    Gostei muito desse artigo Thiago Reis, estou planejando criar um blog de notícias, mas voltado para reportagens, o que é um grande desafio diga-se de passagem. E é exatamente o nicho do meu blog que me deixa indeciso, como fazer um blog de notícias em que eu não copie o texto dos outros, mas também tenha conteúdo bom o bastante para competir com outros Blogs mais experientes? Abraços e parabéns pelo artigo me ajudou um pouco mais!

  3. Olá Thiago,

    Criar um blog exige muita coisa, somente a vontade de ter um não consegue suprir as necessidades dos leitores. Eu criaria mais uma dica, a sexta, que é o investimento no blog, apesar de muitos virarem a cara para isso, mas é um fato que um website precisa de um investimento para que tenha consistência ao longo do tempo.

    Abraços
    Antonio Alves Jr. publicou o artigo O que é o Meu Dinheiro em Casa?

    • Olá Antonio,
      Concordo com sua ponderação o investimento é um ponto importante para planejar antes de criar um blog, mas creio que muito blogueiros iniciantes pensam neste ponto, porém na maioria dos casos não dispõem do mesmo. Obrigado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *