Criar um blog envolve muitas coisas, como configuração do blog e do design, perfis nas redes sociais, instalação de plugins e widgets e diversos outros itens essenciais para qualquer blog que deseja ter muito visitante. Alguns desses itens influência bastante na hora de conseguir mais visitantes, mantê-los em seu blog e ter um blog de qualidade. Alguns blogueiros se esquecem de muitas coisas, na maioria das vezes, devido à ansiedade de lançar o blog. Esquecer de alguns desses itens que vou citar, pode ser prejudicial para seu blog, independente da plataforma que você utiliza.

Listei algumas coisas que considero de suma importância para qualquer blog e que, às vezes, você pode ter se esquecido de colocar em seu blog. São itens muito simples e que fazem uma grande diferença, caso não sejam inseridas.

1- Artigos relacionados: Instalar um widget ou plugin que mostra artigos relacionados com outros de seu blog, é essencial para você segurar um visitante em seu blog por determinado tempo. Não deixe de usar os Artigos Relacionados, a não ser que você não quer ter visitas em seu blog.

Como exibir artigos relacionados com imagens

Artigos relacionados sem plugins

2- Artigos populares: Outro que pode adicionado através de widget/plugin e é de extrema importância para seu blog, para atrair visitantes. Com este widget/plugin os artigos com mais comentários e/ou visualizações apareceram em sua barra lateral, chamando a atenção do leitor para conhecer esses artigos. É um fator importante e que não pode faltar em seu blog.

3Últimos comentários/Top comentadores: Uma forma de incentivar comentários é utilizando a opção de Últimos comentários ou leitores que mais comentaram. Pode ser inserido em seu blog através de widgets.

4- Feed RSS: Deixar de oferecer Feed em seu blog é muito prejudicial. Se você deseja manter seus leitores informados, com novidades e artigos do seu blog, ofereça um serviço Feed. O serviço mais popular  e qualificado para Feeds, é o Feedburner, da Google.

Apresentando os feed para seus leitores

Como colocar Feeds por e-mail em seu blog

O que fazer quando se perde assinantes Feed

5- Páginas Sobre e Contato: Informações de quem escreve, os objetivos, informações e uma pequena introdução sobre você e seu blog é obrigatório para quem deseja ter um blog de qualidade e bem visitado. Além disso, é de suma importância oferecer formas de contato, seja através de e-mail, redes sociais, entre outros. São duas páginas que fazem a diferença em seu blog, portanto, não deixe de usá-las.

Siga o Quero Criar um Blog no Twiiter, assine nosso Feed, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações.

Participe da conversa

5 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Na minha opinião, o item “Últimos comentários/Top comentadores” não é necessário e ocupa um espaço que poderia ser usado para fins mais úteis como publicidade, destacar postagens ou links externos.
    Abraço!