Para quem não sabe, o WordPress.org é uma plataforma de blogs gratuita e de código aberto, mas diferente do seu principal concorrente, o Blogger. Alem do serviço de hospedagem de blogs da Google não ter um código aberto para todos, o Blogger funciona 100% de graça, enquanto para se utilizar o WordPress.org é necessário que você pague uma hospedagem de sites.

Mas ambas as plataformas tem suas vantagens e desvantagens, e hoje quero mostrar nesse artigo as vantagens de você utilizar a plataforma de blogs WordPress.org.

1º Motivo: Hospedagem

Como já disse antes, para que você possa utilizar o WordPress.org é necessário que você pague uma empresa de hospedagem de sites. Mas para quem utiliza o Blogger, a hospedagem do blog é feita nos servidores do Google.

Mas qual é a diferença entre uma hospedagem de sites que eu contratei e a do Google?

A diferença é que quando você utiliza a hospedagem do Google, você está limitado a ela, ou seja se qualquer coisa acontecer com o seu blog o prejuízo será todo seu! Alem disso existem limitações de espaço em disco para imagens, não possui acesso FTP ou SVN e não existe nenhuma garantia que o seu blog vai ficar on-line ou que não vai ser excluído dos servidores!

2º Motivo: Os códigos do Blogger são complicados

No WordPress.org você conta com um suporte de desenvolvedores e um fórum de ajuda, mas no Blogger não existe exatamente o mesmo tipo de suporte ao usuário.

Alem disso o WordPress.org utiliza o PHP como linguagem de programação dos plugin, templates e da plataforma, mas o Blogger além de não ter o seu código aberto utiliza um XML modificado para rodar no sistema.

wordpress, stats, estatisticas, logo

Para um usuário que está começando a utilizar um blog e quer conhecer mais sobre códigos, o WordPress.org tem uma estrutura de programação bem mais simples! Já o Blogger tem um código XML tão complexo e restrito que até os mais especialistas da plataforma tem dificuldades de criar templates e widgets para o serviço.

3º Motivo: Tudo é do jeito do Blogger

Quando você tem um blog usando o WordPress.org existem milhares de coisas que você pode colocar na plataforma para que ela fique do seu jeito, você pode utilizar desde templates até plugins! Mas com o Blogger você fica restrito ao que a equipe deles quer que tenha ou não tenha no sistema, alem de possuir limitações de widgets, autores, templates e etc.

4º Motivo: O blog com WordPress.org é seu!

Se você vai usar um blog com o WordPress.org a sua liberdade é total, não existe nada que pode lhe impedir de usar a plataforma. Você pode fazer o que quiser e quando quiser, colocar o template ou plugin que deseja ou então modificar tudo e deixar ao seu gosto pessoal!

Por fim, quero dizer que ambas as plataformas tem suas vantagens e desvantagens, aquela que melhor se enquadra as suas necessidades é a melhor para você.

Crédito da imagem: WordPress.com

Gustavo Soares

Um blogueiro de 14 anos que tem como meta ser uma referência em ajuda para webmasters e blogueiros. Está sempre de olho nas principais tecnologias e redes sociais.

Participe da conversa

11 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. WordPress é o melhor sistema que existe, não só para Blogs, mas também para agir como CMS e até E-Commerce. Já fiz de tudo que é possível com o WP e fica cada dia mais abrangente. Adoro mesmo esta plataforma!

  2. A parte que diz que no Blogger o usuário está preso a alguns elementos não procede, pois por mais que seja imposto nos modelos padrões de template e Widgets, com conhecimento das linguagens HTML, CSS e Javascript, é possível criar templates, Widgets e manipular todos os elementos para deixar da maneira que quiser.

  3. Os códigos do blogger não são tão complexos quantos os do wordpress. O Blogger utiliza HTML e CSS, muito mais simples do que o PHP do WordPress. Apesar do blogger não ter os plugins do wordpress é muito mais simples criar um blog no blogger do que no wordpress, é criar e já tá pronto para uso, não precisa entender de códigos, Interface muito mais objetiva. Não tem dor de cabeça com hospedagem, já que o blog tá num dos melhores servidores do mundo, que é o da google.

    1. O Blogger pode ser mais fácil para os usuários leigos, que só utilizam um template básico (do próprio Blogger) e painel. Mas na minha opinião os códigos do Blogger são muito complicados e quase sem suporte para eles, ao contrario do WordPress.org que usa PHP e tem fóruns e milhares de tópicos e usuários que querem lhe ajudar!

        1. Já à mais de 1 ano que me dedico a um Blog no Blogger e tenho tido muitas dores de cabeça por motivo dos códigos XML. NÃO HÁ E NUNCA EXISTIRÁ OUTRA PLATAFORMA MELHOR QUE O WordPress. Recentemente estou trabalhando em um Site na Plataforma WordPress e todo este ANO que passei me dedicando ao blogger, tentando conseguir um template personalizado e sem defeitos para meus visitantes, No WordPress consegui ISSO em apenas alguns dias.

          Tudo muito claro, fácil e rápido, sou TOTALMENTE de acordo com o Gustavo.

          Gustavo vê se edita este post e aumenta aí dos “4 motivos para usar o WordPress” e renomeia assim: “Os mais de 1000 motivos para usar o WordPress”.

          Valeu, continue com Deus.

  4. Olá, Gustavo.

    Confesso que fiquei com medo que um destes motivos fosse aquele blá blá blá que ele tem plugins e outros. Sim, tudo bem, é uma vantagem, mas tem pessoas que tiram proveito, tipo: Enquanto fulano tal usuário do Blogger precisa ir e deduzir todo o HTML para colocar widget TAL, o usuário fulano usuário do WordPress faz isso em apenas um clique.

    Isto é bom, mas foi o Blogger que me fez “atacar” de cara o HTML, não importava o meu conhecimento, era “na raça”.
    Nunca testei o WordPress, mas vejo que muitos usam este modo mais acessível (plugins) para viverem na moleza.

    Obrigado pela paciência.